• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»Prestígio das marcas por si só já não atrai talento
Estudo

Prestígio das marcas por si só já não atrai talento

Estudo da Michael Page revela que os empregadores se apoiam demasiado na sua marca para atrair e reter talento
23 de Setembro, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O prestígio das marcas desaparece dos atrativos mais importantes para o acesso ao talento nas empresas portuguesas. Em vez disso, surgem fatores relacionados com o bem-estar pessoal no desenvolvimento da atividade profissional, revela o estudo Talent Trends 2023 da Michael Page. Esta realidade permite que organizações menos estabelecidas (como start-ups) possam concorrer mais eficazmente contra marcas bem conhecidas do setor, na corrida ao melhor talento.

A análise que inclui Portugal e outros países europeus, revela que o reconhecimento e o prestígio das marcas deixam de ser fatores cruciais para a retenção do talento, destacando outras prioridades para os trabalhadores. Esta é uma das principais conclusões do estudo Talent Trends 2023 da Michael Page, que aponta para uma total revolução cultural no trabalho, a par com tendências de mudança nas dinâmicas do poder, com os trabalhadores a ganharem maior controlo e a lealdade a deixar de ser um apelo.

Com a quase totalidade dos trabalhadores portugueses (97%) aberto a novas oportunidades de trabalho, e a cultura do serviço de longo prazo a uma única empresa a tornar-se um conceito obsoleto, as marcas deixam de ser um fator crucial, sendo substituídas por outros critérios como a satisfação no trabalho (51%) e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (58%). Além destes fatores surgem outras questões como o relacionamento com os colegas (38%), e a progressão na carreira (36%).

Segundo as conclusões do estudo, em Portugal, os empregadores sobrevalorizam demasiado a marca da sua empresa, nuns impressionantes 457%. Comparativamente com outros países europeus, Portugal está em 4º lugar relativamente à perceção do empregador sobre a importância da marca da empresa na atração de talento e em 9º lugar no ranking da importância da marca da empresa na perceção dos trabalhadores.

Álvaro Fernández, Diretor Geral da Michael Page Portugal, refere: “Atualmente, as pessoas estão muito menos motivadas para escolher uma empresa pela sua marca externa (para o cliente). Pelo contrário, em linha com o seu foco no crescimento na carreira, estão muito mais interessadas na função propriamente dita e nas oportunidades únicas de crescimento que pode oferecer”.

O estudo revela ainda que a informação está a impulsionar a mobilidade dos trabalhadores. É muito mais fácil para os profissionais da atualidade manterem-se informados sobre oportunidades de trabalho em tempo real através de notificações de apps, alertas de e-mail, ou apps de mensagens.

A proliferação dos modelos de trabalho remoto a tempo inteiro e flexível/híbrido (59%) significa que as pessoas têm maior facilidade em procurar emprego – e em ser contactadas por recrutadores – enquanto desempenham as suas tarefas na privacidade das suas casas.

Com o trabalho flexível e híbrido a tornar-se a norma para a maioria das pessoas (50%), mesmo os profissionais que estejam à procura de trabalho de forma descomprometida podem aproveitar a oportunidade certa quando ela surge – uma realidade nova e significativa que vai continuar a perpetuar a mobilidade do mercado de trabalho.

O estudo conclui ainda que há uma nova reavaliação do papel do trabalho na vida das pessoas. Mais profissionais têm vindo a adotar uma abordagem transacional ao trabalho, encarando o emprego como um meio para um fim em vez de uma fonte de realização pessoal. Estão a trocar os benefícios emocionais de paixão, pertença e propósito que muitos obtinham do emprego por substitutos mais adaptados à sua vida, como a família, os amigos e a comunidade. Apenas 8% dão um grande nível de importância a um “maior sentimento de propósito” ao considerar um novo emprego, dando prioridade a um melhor salário.

“Esta redefinição da equação de valor vida-trabalho tem consequências significativas. Com o grande decréscimo do valor emocional que antes as pessoas obtinham do emprego, este está a resumir-se cada vez mais a uma troca transacional do tempo e conhecimento do trabalhador por uma remuneração justa. Atrair e reter os melhores talentos será extremamente desafiante para as empresas, enquanto tentam aumentar o valor dos pacotes de condições com substitutos não monetários”, conclui Álvaro Fernández, Diretor Geral da Michael Page Portugal.

 

Talent Trends 2023

O estudo foi realizado em 167 países, incluindo Portugal (1717 participantes), entre novembro de 2022 e meados de janeiro de 2023, e contou com as respostas de mais de 69.532 clientes e candidatos, dos quais 28.009 são europeus. Em Portugal, 39% dos participantes têm 40 anos e 25% 30 anos, são empregados a tempo inteiro (68%) e desempenham funções de gestão de nível intermédio (36%), 26% funções de nível inferior e 30% sem responsabilidades de gestão. Apenas 8% dos inquiridos corresponde a gestão de topo (por exemplo CEO e CFO).

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSymington promete “malandrice da boa” com novo vinho
Próximo Chalet Ficalho, em Cascais, é o vencedor do Prémio Vilalva

Relacionados

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

18 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Restaurante

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

O BALCONY, restaurante do cinco estrelas Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel,…

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.