• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

3 de Outubro, 2025

Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

2 de Outubro, 2025

Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

1 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Mazda CX-30 e-Skyactiv-X: eficiência, estilo e prazer de condução num só SUV

    3 de Setembro, 2025

    Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

    3 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Maserati entrega a Módena um MCXtrema que passará a fazer parte de uma das mais prestigiadas coleções de automóveis do mundo

    1 de Outubro, 2025

    MAZDA reforça plano de ação para alcançar neutralidade carbónica

    30 de Setembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025

    Fintech portuguesa Rauva vai contratar 500 pessoas em toda a Europa até 2026

    22 de Julho, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025

    Mais de metade dos portugueses sente necessidade de proteger a sua habitação com um sistema de alarme

    26 de Agosto, 2025

    Mais de 70% das organizações já experimentaram IA generativa, indica estudo europeu

    11 de Agosto, 2025
  • DICAS

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025

    Este verão, saiba os 10 conselhos chave para proteger a sua casa antes de sair

    29 de Julho, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Preparação para o Dakar prosseguiu… em Portugal

    12 de Setembro, 2025

    Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

    2 de Outubro, 2025

    Porto anuncia vencedores BEST OF WINE TOURISM 2026

    25 de Setembro, 2025

    Dormir e acordar na Idade Média sem sair das muralhas do castelo

    16 de Setembro, 2025

    Programa de inovação da MC abre candidaturas à procura de ideias para o futuro do retalho

    16 de Setembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    ThreatCloud AI: a mente por trás da próxima geração de ciberataques

    25 de Agosto, 2025

    Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

    3 de Outubro, 2025

    Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

    2 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Danone inaugura Hub de Inovação, reforçando o seu compromisso com a ciência e sustentabilidade

    1 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»Factorial lança “Estudo de RH 2023”
Estudo

Factorial lança “Estudo de RH 2023”

O estudo anual da empresa revela as necessidades e os desafios dos profissionais de Recursos Humanos.
29 de Maio, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Atualmente, as organizações estão a investir cada vez mais recursos para melhorar a sua imagem e o compromisso dos profissionais com os seus valores corporativos. O “Estudo de RH 2023”, o mais recente estudo da Factorial, empresa de software para a gestão dos Recursos Humanos, concluiu que a maioria das empresas está a dar prioridade a estratégias de fidelização dos colaboradores, como o employer branding (35%), programas de formação (34%) e benefícios sociais (34%).

 

Avaliação e formação: a chave para este ano

A luta contra a rotatividade dos colaboradores está a tornar-se um dado adquirido nas organizações, pelo que os processos relacionados com o compromisso dos profissionais são uma prioridade para os líderes de Recursos Humanos.

Definir estratégias de formação e de acompanhamento será fundamental para os responsáveis pela gestão de colaboradores, que valorizam cada vez mais as ferramentas de fidelização como forma de compensar a falta de talento.

 

A rotatividade é uma preocupação e exige mudanças nos RH

A rotatividade do talento é um problema global e tem-se tornado uma realidade cada vez mais comum nas empresas – sobretudo para as de pequena e média dimensão, que são quem apresenta uma taxa de rotatividade mais elevada (35% e 40%, respetivamente).

Apesar de a taxa média de rotatividade ser de 36% entre todas as organizações, a maioria não está demasiado apreensiva com o facto: 32% estão “moderadamente preocupadas”, 17% estão “muito preocupadas” e outros 17% “extremamente preocupadas”.

Contudo, independentemente da sua taxa de rotatividade e do seu nível de preocupação, quase 2/3 das empresas inquiridas globalmente já tem um plano de ação para reduzir este problema, ou encontra-se a trabalhar nesse sentido. Os líderes de RH acreditam que promover o crescimento profissional e as promoções internas são indispensáveis para combater a rotatividade e ajudar, ao mesmo tempo, a preencher as lacunas de qualificações.

A par deste tema, podemos também mencionar que 71% das empresas estão preocupadas com a escassez de talento e outros 67% com a escassez de capacidades, que não permitem às equipas de RH encontrar os melhores profissionais para cobrir as suas necessidades.

 

O salário já não é tabu

O estudo da Factorial percebeu também que 54% das empresas inquiridas pretende aumentar os salários dos seus colaboradores nos próximos meses. A maioria acredita que as duas ferramentas mais eficientes na retenção de talento são a remuneração justa em função do desempenho e dar feedback aos colaboradores sobre o trabalho realizado – o que demonstra que a transparência traz sucesso.

O salário também já não é um assunto tabu na gestão dos colaboradores, nem tão-pouco o peso que tem na relação entre estes e a empresa. Por um lado, as legislações relacionadas com a equidade e a transparência salarial ajudaram a posicionar estes conceitos entre as prioridades das organizações; por outro, o acompanhamento das equipas é cada vez mais importante e uma remuneração equivalente ao desempenho demonstrado tornou-se quase uma exigência.

 

A digitalização já está estabelecida

De acordo com o relatório, quanto maior for uma organização, maior é a sua maturidade digital: 34% das empresas com mais de 500 colaboradores baseiam as suas decisões em dados. Contudo, 80% das empresas inquiridas ainda não possui as ferramentas necessárias para tomar decisões de RH baseadas em dados; e 10% sente-se cautelosa ou indiferente quanto à utilização destes – o que é especialmente notório nas empresas de pequena e média dimensão.

A maior barreira à utilização da chamada business intelligence é uma combinação perigosa de falta de capacidades, infraestruturas e orçamento.

Assim, nota-se um significativo atraso na utilização de ferramentas focadas no bem-estar dos profissionais, como as relacionadas com o crescimento ou a monitorização do ambiente de trabalho. Apesar disso, foi possível perceber que as empresas com uma maior maturidade digital são as latino-americanas, nomeadamente o Brasil (65%), contrastando com as europeias no geral – e sobretudo com França, onde 26% das empresas não confia nos dados, ou estes são-lhes indiferentes.

 

“Nos últimos anos, temos assistido ao aparecimento de novas ferramentas e necessidades no domínio da gestão de pessoas,” comenta Jordi Romero, CEO e Co-Founder da Factorial. “O debate sobre se a inovação e a eficiência são necessárias já foi esquecido; são-no, e muito. Agora estamos focados nas tarefas e nos processos a que devemos dar prioridade nesta área, para progredir da melhor forma tirando partido da digitalização e todas as portas que nos pode abrir.”

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorLLYC Venturing investe na Vottun, startup especializada em soluções Web3
Próximo MatosinhosHabit lança campanha para comparticipação de obras em mil casas do concelho

Relacionados

Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

19 de Setembro, 2025

Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

14 de Setembro, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

Novos PEUGEOT 308 e 308 SW: líder do segmento em Portugal já disponível para encomenda

3 de Outubro, 2025

Os novos PEUGEOT 308 e 308 SW são propostos em Portugal com quatro opções de…

Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro

2 de Outubro, 2025

Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

1 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.