A PETRONAS Lubricants International (PLI) divulgou os resultados de um estudo recente que realizou a nível europeu e revela lacunas entre o conhecimento e a ação dos consumidores quando se trata de tornar os seus veículos mais sustentáveis. Entre as principais conclusões, destaca-se que cerca de 80% dos inquiridos quer contribuir para uma indústria automóvel mais ecológica, mas mais de um terço (38%) não estaria disposto a pagar mais por produtos alternativos.
O aumento do custo de vida e dos preços da energia estão a levar os consumidores em todos os países a “apertar os cordões à bolsa”, dificultando que optem por soluções mais sustentáveis.
A investigação da PLI a 7.000 consumidores em seis países descobriu que há algumas diferenças geracionais – por exemplo, 46% dos inquiridos da Geração Z está disposto a pagar entre 11 a 20% mais por produtos mais ‘verdes’, mas para a maioria (62%) dos inquiridos com idade superior a 55 anos os preços destes produtos não deveriam ser superiores. Isto reflete os rendimentos e as pressões das diferentes fases da vida, como pagamentos de hipotecas, pensões e propriedade de veículos, e também reforça as disparidades geracionais existentes no que toca a uma visão mais ampla sobre a sustentabilidade.
Como aumentar a sustentabilidade do setor?
O estudo também revelou que há um certo nível de entendimento dos principais fatores que podem afetar a pegada de carbono de um veículo; no entanto, há risco de que alguns deles sejam negligenciados para economizar dinheiro a curto prazo. Os cinco principais fatores de impacto são:
- Utilizar o combustível certo (77%)
- A idade do veículo (75%)
- Os hábitos de condução (73%)
- A manutenção do veículo (72%)
- O lubrificante escolhido (71%).
A PLI descobriu ainda uma lacuna na compreensão do que fazer mais para contribuir para a sustentabilidade: em média, 12% dos europeus não sabe o que poderia ser feito para reduzir a pegada de carbono do seu veículo. Isto poderá ser uma oportunidade para os líderes do setor definirem um “roteiro” claro para que os condutores façam escolhas mais informadas.
Não se trata apenas do combustível que colocamos nos nossos carros; outros elementos devem ser considerados, como a escolha dos lubrificantes adequados. Os melhores fluidos podem levar a economias de combustível na ordem dos 3% e otimizar a eficiência térmica, contribuindo para a poupança geral e um melhor desempenho do veículo. Até a embalagem dos produtos, como as bag-in-box ou de plástico reciclado, podem fazer a diferença para a sustentabilidade.
Finalmente, 40% dos inquiridos acredita que a indústria automóvel poderia fazer mais para tornar os veículos mais sustentáveis. Esta é uma área-alvo para muitos países para poderem reduzir as suas emissões de carbono, mas 83% dos participantes neste estudo deseja que as empresas também se comprometam a fazer mais.
“O aumento do custo de vida é algo que estamos a enfrentar em todos os cantos do mundo. Neste momento, o setor automóvel está a pressionar mais, e a inovar ainda mais, para fazer a transição para soluções que melhoram o nosso planeta. Cabe a empresas como a nossa mostrar aos condutores que existem soluções e passos económicos ao nosso alcance, como a manutenção regular dos veículos, escolher fluidos e lubrificantes que economizam combustível e melhoram o desempenho de carros ‘tradicionais’, híbridos e VEs, ou escolher embalagens feitas de feitas de plástico reciclado,” comentou Domenico Ciaglia, Managing Director EMEA da PETRONAS Lubricants International. “Na PLI dedicamo-nos a ajudar os nossos clientes a entender que cuidar do seu veículo não precisa de ser uma tarefa difícil ou assustadora. Queremos mudar a mentalidade dos consumidores e ajudá-los a fazer a melhor escolha para os seus veículos, mostrando que é possível conseguir mudanças positivas na indústria automóvel.”
Para mais informação sobre como os lubrificantes podem melhorar o desempenho e a eficiência dos veículos, visite www.explore-cool.com. Para mais informações sobre como a PETRONAS Lubricants International está a impulsionar uma indústria automóvel mais sustentável, por favor visite www.pli-petronas.com/sustainability.
Metodologia
Inquérito conduzido pela Censuswide em novembro de 2022 a 7.000 consumidores na Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Reino Unido. Os resultados completes estão disponíveis a pedido.