• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

    29 de Outubro, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Estudo»New Times, New Rules: Os 10 desafios que as empresas devem de enfrentar para crescer
Estudo

New Times, New Rules: Os 10 desafios que as empresas devem de enfrentar para crescer

O posicionamento competitivo, a hiper-regulação, a fidelização do talento ou a relevância e influência são alguns dos desafios analisados no relatório elaborado pela LLYC
9 de Março, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

As empresas encontram-se num contexto global imprevisível que as obriga a navegar em águas inexploradas de forma cada vez mais habitual. Com um contexto económico complexo e sociedades polarizadas e exigentes, as empresas vivem entre várias tensões nem sempre complementares, tais como a necessidade de obter resultados mensuráveis no curto prazo, os processos de transformação necessários para a sustentabilidade do negócio ou a pressão reputacional do cliente em temas-chave como o ambiente, a diversidade ou o contributo social.

Neste contexto, a LLYC elaborou o relatório “New Times, New Rules: 10 desafios para tempos imprevisíveis” em que responde aos desafios que as empresas enfrentam para continuarem a crescer e a gerar valor: desde como aproveitar o momento para melhorar a posição competitiva ou ajustar a estratégia de marketing à forma mais adequada de lidar com a hiper-regulamentação e fidelizar o talento. O documento, desenvolvido por cerca de vinte profissionais da empresa de diferentes especialidades e geografias, oferece soluções e novas perspetivas para enfrentar o futuro com a ajuda da tecnologia, da criatividade e de um enfoque decidido nas pessoas.

“O mundo vive uma transformação constante. Os novos tempos trazem novos desafios que exigem que as empresas utilizem abordagens diferentes das utilizadas até agora, bem como ferramentas diferentes para os enfrentar, caso queiram permanecer competitivas. A velha maneira de fazer as coisas já não é válida e é necessário reimaginar soluções”, Luis Miguel Peña, sócio e CEO Europa da LLYC.

Por outro lado, David González Natal, sócio líder do projeto, destacou: “Os desafios a que nos referimos em New Times, New Rules são multidimensionais e afetam quase todos os setores. A tecnologia e a criatividade são elementos-chave para enfrentarmos com maior flexibilidade e eficiência a reformulação das soluções de que as empresas atualmente necessitam”.

 

Estes são os 10 desafios apresentados no relatório:

  • Como aproveitar momentos complexos para melhorar a posição competitiva: ser dona da própria imagem é um dos desafios mais difíceis que as marcas enfrentam. Por isso, é essencial que as empresas adotem soluções avançadas de “intelligence” para medir o debate e o impacto das suas ações. Só desta forma poderão adaptar as suas estratégias às exigências do mercado e ficar um passo à frente dos seus concorrentes.
  • Como ajustar a estratégia de marketing sem perder o impacto: em tempos de crise e incerteza, as empresas são mais propensas a reduzir os seus orçamentos de marketing. No entanto, a realidade é que as empresas que mantiveram ou aumentaram os seus investimentos tiveram um maior sucesso comercial. Em 2021, 97,7% das empresas do S&P 500 e 75% das empresas do Ibex 35 que em 2020 aumentaram o orçamento destinado ao marketing ultrapassaram as suas receitas de 2019.
  • Como enfrentar a hiper-regulação: a nível global, o setor empresarial encontrou o seu principal obstáculo nas leis que deveriam dar-lhe incentivos. A UE aprova uma média de 18 por dia e os CEOs da Améria Latina afirmam que a elevada regulamentação é a segunda maior ameaça ao crescimento das suas empresas, atrás apenas do populismo. Perante este cenário, as empresas devem dar um passo em frente no diálogo público-privado e reclamar que as instituições as escutem.
  • Que talento é necessário e como o fidelizar num momento de incerteza: o novo contexto na relação talento-empresa é marcado por fenómenos globais como a grande renúncia que aumentou os índices de rotatividade nas empresas para mais de 20%, segundo a Gartner. As empresas já não escolhem: são os candidatos que escolhem onde trabalhar. Estes são tempos de inovação, de repensar o que fazemos e de incorporar novas capacidades nas equipas de RH para abordar o futuro.
  • Como desenvolver líderes que façam a organização evoluir: os novos modelos de liderança baseados na escuta, que comunicam com a alma e que capacitam as equipas são os únicos capazes de enfrentar as necessidades mais exigentes do futuro. O líder tem de gerar uma cultura empresarial de humanização do trabalho em que todos se sintam participantes e responsáveis por um projeto comum, para inspirar e gerar um impacto real no ambiente.
  • Como proteger o negócio em setores altamente expostos: se aprendemos algo nos últimos anos, foi a aceitar a plausibilidade de cenários tão improváveis como uma pandemia global ou uma guerra de invasão na Europa seguida de uma crise energética de âmbito planetário. No atual contexto de permacrise, o desafio não consiste em antecipar acontecimentos de risco pensando apenas em como atenuar os impactos negativos a curto prazo, mas sim como convertê-los em positivos no médio prazo.
  • Como navegar no debate numa sociedade tão polarizada: hoje, uma em cada quatro pessoas está exposta à polarização extrema. Mantendo-se esta tendência em 2040, este número subirá para 2 em cada 4. Segundo o estudo The Hidden Drug elaborado pela LLYC em 2022, tal como no caso de outras drogas existentes, a polarização tem efeitos sobre o indivíduo e sobre a sociedade. Temos a responsabilidade de criar esses espaços de conciliação para encontrar uma saída para esta situação.
  • Como permanecer relevante e influente num contexto complexo: a incerteza, a volatilidade e o ceticismo são ingredientes incontornáveis na gestão empresarial. Se conseguirmos focalizar-nos nas questões relevantes para os nossos grupos de interesse, dar resposta às preocupações sociais e estabelecer relações e criar alianças com comunidades-chave, poderemos ser relevantes e influentes num contexto emaranhado e convulso, mas cada vez mais desafiador e transformador.
  • Como converter a transformação num ativo de reputação: a verdadeira transformação e a sua conversão num ativo reputacional só serão obtidas trabalhando com um objetivo comum. É fundamental a escuta ativa, o desenvolvimento de uma narrativa próxima, simples e credível, e também a criação do orgulho da coparticipação no sucesso. O contexto exige que as empresas invistam numa cultura de engagement para que os colaboradores possam sentir, todos os dias, que o que fazem tem sentido e que existe um objetivo que realmente importa. 
  • Como permanecer ligado aos clientes com menor poder de compra: com um consumidor nervoso, será fundamental gerar estratégias baseadas nos dados e abordar com criatividade os componentes do modelo de negócio, colocando o utilizador no centro de tudo. Evidentemente, contando com aliados (fornecedores) para nos facilitar este caminho, com uma proposta de valor específica e que nos ajude a implementar as soluções de uma forma mais concreta e eficaz.

Saiba mais sobre o projeto e aceda ao relatório aqui: “New Times, New Rules: 10 desafios para tempos imprevisíveis”. 

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorNTT DATA apresenta tendências tecnológicas
Próximo Kia antecipa em vídeo o novo EV9

Relacionados

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

18 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Notícias

Cegid nomeia Carmen Cerdan como Diretora de Recursos Humanos para a região ILA

29 de Outubro, 2025

A Cegid, líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas…

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.