Formação executiva para decisores políticos é a mais recente aposta da Instituição, que continua a investir na temática da felicidade
Num contexto global marcado pelo agravamento da saúde mental, o aumento dos desequilíbrios sociais e pela urgência climática, a Atlântica – Instituto Universitário apresenta a Formação Executiva em Liderança Política para a Felicidade e Bem-estar. Com um programa que visa capacitar líderes políticos, gestores públicos e outros decisores para uma governação mais centrada nas pessoas, a Atlântica reforça o seu compromisso com a promoção de felicidade e bem-estar, alinhando a sua oferta formativa às exigências crescentes do cenário político atual. As inscrições para o curso encontram-se abertas até 24 de fevereiro. O início das aulas está agendado para março.
Uma visão nacional e global do bem-estar e as suas aplicações práticas
Apesar do crescente interesse pela temática da “felicidade e do bem-estar”, ainda existem lacunas na formação dos líderes políticos para a aplicação destes conceitos na avaliação e gestão do progresso nacional. É precisamente com o objetivo de colmatar esta lacuna que a Atlântica lança este curso que integra uma visão humanista e estratégica da liderança, garantindo resultados positivos para a sociedade.
Com base em conhecimento cientificamente validado, esta formação oferece ferramentas práticas para medir o progresso social para além do PIB, pretendendo capacitar os participantes na implementação de modelos de desenvolvimento sustentável, criar Happy Cities e aplicar normas de bem-estar organizacional, com destaque para a Norma portuguesa NP4590:2023 – Sistema de Gestão de Bem-Estar e Felicidade Organizacional.
“Esta formação reflete o compromisso da Atlântica com uma liderança política mais preparada para responder aos desafios sociais contemporâneos, promovendo uma abordagem mais informada e estratégica, onde o bem-estar assume um papel estruturante na tomada de decisão pública”, afirma Jorge Humberto Dias, coordenador da formação. O docente da Atlântica acrescenta ainda que “a estrutura intensiva e a sólida componente prática do curso, visa capacitar os alunos para uma aplicação objetiva e imediata dos conhecimentos à realidade da governação”.
Atlântica reforça liderança na área da felicidade e bem-estar
A Formação Executiva em Liderança Política para a Felicidade e Bem-estar apresenta uma estrutura inovadora. Em regime online pós-laboral, com uma forte componente prática, o curso tem a duração de um mês.
Com uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional, uma Microcredencial em conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal, o curso de formação para professores “Happy Schools” – um programa da UNESCO, realizado em parceria com a DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar) – e três cursos “Happy Universities” no Centro de Excelência em Inovação Pedagógica (PEDAGOGIA XXI)”, a Atlântica reforça a sua oferta formativa e o seu posicionamento de referência em temáticas de felicidade e bem-estar.
As candidaturas já se encontram abertas e podem ser submetidas através da plataforma de candidaturas da instituição. Mais informações sobre esta e outras formações podem ser consultadas no site www.uatlatica.pt.
