Elaine Serra é independente, determinada e sempre em busca de novos voos, Elaine Serra construiu um percurso profissional intenso, da imprensa ao marketing digital. Jornalista de origem, apaixonada pela internet desde os primórdios, transformou desafios em oportunidades, conciliando a vida de mãe solteira com a gestão da sua empresa e projetos literários. Transparente, honesta e resiliente, continua a inspirar com a sua coragem e vontade de fazer mais.
Quem é a Elaine Serra?
A Elaine Serra é hoje uma mulher independente, cheia de ideias e muita vontade de vencer. Ela ama o que conquistou e se organiza para voos mais altos.
Como caracteriza o seu percurso profissional?
Caracterizo como intenso e rico porque todos os lugares por onde passei ensinaram-me algo e moldaram-me para ser a pessoa que sou hoje, blindando meus valores profissionais e familiares.
Como é que uma jornalista se torna gestora de redes sociais?
A jornalista neste caso foi visionária e sempre amou a internet. A chegada do mirc, icq, photolog, orkut e facebook sempre foi uma paixão na minha vida e sempre me perguntei se haveria um dia em que poderíamos ganhar dinheiro com isto. Com a pandemia, o que eram projetos pilotos na empresa onde eu trabalhava tornaram-se em funções de marketing digital. Nesta altura desenvolvi funções de social media, inicialmente para a Wish e depois para a Calvin Klein e Tommy Hilfiger.
O que mais valorizou e retirou de cada uma das etapas da sua carreira?
O estar com pessoas. Todas as minhas ações sempre levam-me às pessoas. Valorizo as boas condutas e os objetivos de ajuda mutua, ainda podemos acreditar na humanidade. O que retirei foram os maus comportamentos de alguns é mesmo preciso afastar-nos de algumas pessoas.
O que sente que a diferencia?
Minha transparência e honestidade em tudo o que faço. Reputação é algo muito sério.
Que desafios tem a nível profissional no seu dia a dia?
Gerir o tempo. Ganhei de uma amiga um link de uma plataforma que nos ajuda a gerir melhor o tempo. Aquilo é fantástico!
Ser mãe solteira, que desafios trouxe na sua vida?
Olhando pra trás, para a Elaine de 10 anos atrás, já nem considero desafios, mas sim desenvolvedor de habilidades lol Graças a tudo o que passei sozinha com os meninos é que desenvolvi habilidades de gestão de conflitos por exemplo.
As mulheres ocupam cada vez mais posições de relevo. Isso deve-se a quê?
Deve-se as mudanças comportamentais da sociedade. Hoje temos liberdade para ser quem somos. Antigamente a mulher que trabalhava fora, por exemplo, era mal vista. Atualmente é vista como guerreira e forte.
Quais são as suas fontes de auto motivação e inspiração?
Definitivamente os meus filhos e a vontade de chegar a minha meta pessoal. Tenho alguns projetos em andamento além da minha empresa e do ebook Anos de Coragem. E penso que nunca vou deixar de ter metas, eu tenho mesmo muita vontade de fazer muitas coisas e de ajudar as pessoas a crescerem.
Como faz para se manter atualizada?
Como todo jornalista eu vejo mesmo muitas notícias online, hoje em dia está tudo a tempo real então é como se estivéssemos nos lugares onde a notícia acontece. Passeio pelo Expresso, a revista Sábado, a Bola, The New York Times (EUA), Le Monde (França), The Guardian (Inglaterra), El País (Espanha) e o Jerusalém Post por exemplo. Não vejo todos de uma vez porque o meu tempo tem sido mesmo pouco mas, mantenho-me informada sim.
Qual a sua meta pessoal?
Chegar a um ponto da vida em que eu possa fazer o que quiser sem me preocupar com nada.
Projetos futuros?
Outro ebook em estilo romance/história e ampliar a operação da Serra Media.
De que valor humano não abdica?
Respeito, dignidade, os meus valores
Algo que a marcou?
Poder gerar um ser humano
Um desejo. Uma ambição?
Poder partilhar mais das minhas vivências
Um livro…
Anos de Coragem
Uma música…
Ironic de Alanis Morissette
Tem alguma mensagem que queira partilhar?
Parar de pensar muito no futuro, o presente é o tempo mais precioso que temos. Para de sofrer por antecipação, isto não ajuda em nada, nada mesmo.
Livro disponível em: https://bit.ly/AnosdeCoragem
Instagram: elaineserrra
Facebook: serelaine
