Adolfo Domínguez gerou no primeiro trimestre (1T) do exercício 2025/26 (março-maio de 2025) 42,6% das suas vendas fora de Espanha, o valor mais elevado da série dos últimos 10 anos. A internacionalização da empresa situou os seus rendimentos no trimestre em 24,1 milhões de euros, igualando as vendas do mesmo período do ano anterior, que foi o valor mais alto dos últimos 5 anos. O grupo faturou 136,5 milhões no último exercício completo.
O impulso das vendas internacionais e também o aumento das vendas em lojas comparáveis em Espanha (+3%) permitiram melhorar a rentabilidade operacional e o resultado líquido. A empresa comunica hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) os seus resultados do primeiro trimestre, bem como os acordos da sua assembleia de acionistas realizada ontem em Ourense.
Os dados de março a maio de 2025 apresentam um aumento da margem bruta de 1,5%, situando-se em 67,6%. O EBITDA ajustado contabiliza 2,1 milhões de euros, 2,4% a mais que no primeiro trimestre do ano anterior. O resultado líquido melhora 6,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024, registrando 1,8 milhões negativos. O período de março a maio reflete a sazonalidade da indústria da moda e o trimestre do exercício com o nível mais baixo de vendas do setor.
Vendas em lojas e online
A marca de moda de autor encerrou o mês de maio com uma rede de 366 pontos de venda em 49 países. O avanço das vendas em lojas comparáveis (vendas que não levam em conta aberturas nem reformas durante o trimestre) é de 3% em Espanha e de 49,4% no resto do mundo (América, Ásia e África, excluindo Japão e México). A empresa abriu em junho, pouco depois do final do trimestre, uma nova loja em Istambul.
O crescimento das vendas totais fora de Espanha é especialmente significativo em mercados como o Médio Oriente (+41%), Colômbia (+25%) ou França (+18%).
As vendas do canal online continuam a crescer a um bom ritmo, registando um aumento de 19,4% em relação ao ano anterior.
Os acionistas apoiam a gestão
A assembleia geral de acionistas da Adolfo Domínguez e o seu conselho de administração, reunidos durante todo o dia de ontem na sede da empresa em San Cibrao das Viñas (Ourense), apoiaram a gestão da empresa. 93% dos acionistas apoiaram o relatório de gestão apresentado pela presidente executiva, Adriana Domínguez.
A assembleia de acionistas aprovou a renovação dos cargos e a nova política de remuneração para 2025-28. O conselho de administração aprovou a reeleição dos conselheiros Adriana
Domínguez (presidente executiva e diretora delegada), Diana Morato, José Luis Sainz e Rafael Prieto. Álvaro Alonso Cristobo foi eleito novo conselheiro independente.
Rubén Martín, diretor financeiro corporativo da Adolfo Domínguez, destaca a prioridade da rentabilidade. «Trabalhamos para continuar a conectar-nos com os nossos clientes nos diferentes mercados em que operamos, com especial foco em continuar a aumentar a rentabilidade», afirma Martín.
“Após alguns anos intensos de transformação, sem capital externo, mas com o apoio dos nossos acionistas, fizemos a empresa crescer e a colocamos no azul nos dois últimos exercícios”, explica Adriana Domínguez. “Agora trabalhamos para tornar a empresa mais rentável, mais internacionalizada e menos dependente do mercado espanhol. Em 2019, 36% das nossas vendas eram fora de Espanha; hoje, estamos em quase 43%», sublinha a presidente executiva.
