O Grupo LEGO lançou hoje uma nova campanha, She Built That. Juntamente com uma equipa global de meninas, reinventaram a pioneira faixa de hip-hop “It’s Like That” dos RUN DMC numa celebração vibrante da criatividade das meninas. Os fãs podem ver o videoclipe de “She Built That” aqui.
Num mundo onde o “construir” ainda é visto através de uma lente de género, o hino revisitado, lançado pela primeira vez em 1983 pelos RUN DMC, constrói uma nova narrativa. Com o título “She Built That”, a letra atualizada e o videoclipe têm como objetivo inspirar a sociedade e as meninas em todo o mundo a olharem para si próprias como construtoras, criadoras e inovadoras que são motivo de inspiração. A nova versão do êxito reúne estrelas de destaque da Geração Z e da Geração Alfa, mostrando como as meninas estão já a moldar o mundo ao seu redor de maneiras incríveis.
Considerado um hino pioneiro na sua época, “It’s Like That” revolucionou o hip-hop, misturando realidades de rua com uma mensagem de esperança. A versão reinventada do Grupo LEGO honra o passado e abre caminho para um futuro onde todas as meninas possam declarar com toda a confiança:“She built that!” (“Ela construiu aquilo!”)
Joseph “Rev Run” Simmons e Darryl “DMC” McDaniels disseram: «Os Run DMC sempre defenderam quebrar barreiras e inspirar mudanças. Estamos entusiasmados por ver o nosso hino clássico reinventado como “She Built That”, celebrando a criatividade e inovação das meninas em todo o lado. Tal como pusemos à prova os limites do hip-hop, queremos inspirar um mundo onde cada menina reconheça o seu poder de construção.»
A campanha surge numa altura em que a visão da sociedade sobre os construtores ainda é fortemente influenciada por estereótipos de género. Apesar dos progressos, uma nova pesquisa global encomendada pelo Grupo LEGO revela que quando as crianças ouvem a palavra “construtor”, “um homem nas obras” (39%) e um “menino a brincar com blocos de construção” (36%) estão no cimo da lista*.
A pesquisa, que inquiriu 32 605 pais e crianças*** em 21 países, concluiu que 80% dos adultos entrevistados acreditam que a sociedade ainda vê os meninos como naturalmente melhores construtores do que as meninas. Como resultado, que não surpreende, as meninas e as mães muitas vezes subestimam as suas próprias capacidades de construção em comparação com os meninos e os pais****. O Grupo LEGO quer mudar isto.
A pesquisa revelou ainda uma lacuna de confiança nas crianças, com as meninas a classificaram-se menos capazes em competências de construção do que os meninos. 70% das meninas disseram que têm dificuldade em pensar em si próprias como alguém que é bom a construir coisas.
Felizmente, 81% dos pais acreditam que é hora de tornar a palavra “construir” mais inclusiva quanto ao género, e as crianças concordam — mais de 92% dizem que todos devem sentir-se capazes de construir, enquanto 86% acreditam que o apoio criativo precoce pode capacitá-las a mudar o mundo.
Lena Dixen, SVP, Product Group, Core Businesses do Grupo LEGO, disse: «Ser um construtor vai além de capacetes e martelos; trata-se de aproveitar o potencial criativo de cada jovem para construir sonhos, estabelecer ligações e moldar o futuro. Cada menina e mulher é uma construtora — seja a formar equipas, enfrentar desafios ou ultrapassar limites. Com “She Built That”, pretendemos capacitar a próxima geração de mulheres construtoras e ajudar a promover uma sociedade onde todas as crianças possam atingir todo o potencial criativo e receber o reconhecimento que merecem, independentemente do género.»
Comandada por DJ Livia, sensação do scratch de 17 anos natural de Chigago, e pela baterista e autora Nandi Bushell, de Ipswich, Suffolk, Inglaterra, a Global Girls Crew do Grupo LEGO é uma potência de jovens criadoras.
Reescrevendo as regras do que significa construir, “She Built That” também apresenta a pioneira do alt-pop Cacien (Shenzhen, China), a vocalista e produtora inspirada no hip-hop Pink Oculus (Amsterdão, Países Baixos) e a dupla de dança viral Brooke Blewitt and Jess Qualter (Blackpool, Reino Unido).
Nic Taylor, SVP do Grupo LEGO e Head de LEGO Agency, acrescenta: «Quando nos propusemos celebrar a incrível criatividade das construtoras, reaproveitar a música icónica dos RUN DMC foi uma escolha natural. “It’s Like That” sempre foi sobre desafiar normas e inspirar mudanças, e com “She Built That”, nós infundimos a essência do empoderamento e da inovação. Este hino reinventado é um movimento para redefinir o que significa ser um construtor. Queremos inspirar meninas em todos os lugares a olhar para si próprias como criadoras e pioneiras, capazes de moldar o seu mundo de maneiras extraordinárias.»
De pioneiras históricas a inovadoras contemporâneas, o videoclipe celebra também as incríveis contribuições das mulheres na formação do nosso mundo. Isto inclui uma homenagem a Dagny Holm, a primeira LEGO Master Builder e chief model designer do Grupo LEGO até 1986. Outras mulheres que aparecem no vídeo incluem Nancy Johnson (1843), a brilhante inventora por trás da sorveteira, Cindy Campbell (1982), que é reconhecida por conceber o primeiro cartaz para uma festa de hip-hop de bairro, e Hedy Lamarr (1941), a atriz de Hollywood e inventora da tecnologia de espectro de expansão de salto de frequência, abrindo caminho para o wi-fi moderno e revolucionando a comunicação.
As meninas que construíram isto
DJ Livia — nome verdadeiro Olivia Borjas — é a prova de que construir algo extraordinário começa com criatividade e crença. Nascida e criada em Chicago, gira decks desde os cinco anos. A sua grande oportunidade chegou quando tinha apenas 10 anos de idade, quando as Kardashians a contrataram para fazer uma festa de aniversário. Hoje, com 17 anos, já trabalhou com Snoop Dogg e Bad Bunny, conviveu com nomes como Christina Aguilera e conquistou mais de 1,2 milhões de seguidores no TikTok.
Mas o seu percurso não tem sido fácil. «Houve um tempo em que a minha família era sem-abrigo em Chicago», conta DJ Livia. «O que nos manteve foi recusarmo-nos a desistir. É isso que construir significa para mim — e o que “She Built That” representa. Trata-se de erguermo-nos e criar algo do nada.» O seu conselho? «És mais forte do que as tuas circunstâncias e tens tudo o que é preciso para construir o teu futuro.»
A história de DJ Livia mostra como a paixão abre caminho para o sucesso. A de Nandi Bushell é outra. Descobriu o talento para tocar bateria com apenas cinco anos de idade, depois de assistir a um vídeo dos Beatles em família. Como recompensa pelo trabalho árduo na escola, os pais compraram-lhe um kit de bateria — mal sabiam que mudaria a sua vida. Publicando covers de bateria online em sua casa em Ipswich, na Inglaterra, saltou para a fama, acumulando mais de 75 milhões de visualizações no YouTube. Rapidamente chamou a atenção de lendas do rock global, desencadeando um percurso extraordinário que a viu apresentar-se ao lado de Lenny Kravitz, competir com Dave Grohl numa sessão de bateria viral e participar do Jubileu de Platina da rainha Isabel II.
Atualmente, uma inspiração global, a música, cantora e autora britânica nascido na África do Sul disse: «É de loucos pensar que encontrei a minha paixão e propósito antes mesmo de sair da escola primária. Construí o meu sonho sem mais nada além de uma bateria, amor à música e uma crença de que tudo é possível. As meninas podem construir tudo o que imaginarem. A campanha “She Built That” é um convite às meninas de todo o mundo para recuperarem a palavra “construtora” e redefinirem o que hoje significa.»
Para ajudar a defender e celebrar a criatividade das meninas, o Grupo LEGO lançou a sua mais recente série de Workshops de Criatividade. Neste âmbito, está a oferecer um conjunto de workshops emocionantes para jovens criadores com idades entre os 6 e os 12 anos, disponíveis numa seleção de lojas LEGO e em LEGO.com. Concebidos para inspirar a liberdade criativa, estes workshops exploram temas como Amizade, Botânica e Diversão de Verão, e vão decorrer durante todo o ano. Além dos workshops em loja, há também Workshops de Criatividade em Casa, aos quais é possível assistir online e participar em qualquer lugar. O workshop sobre Amizade já está no disponível, por isso, não deixe de espreitar! Assista aos Workshops de Criatividade em Casa e inscreva-se nos workshops em loja agora em www.LEGO.com/CreativityWorkshops.
Para assinalar o lançamento de She Built That, o Grupo LEGO está também a lançar um novo jogo. Os jogadores poderão mover seu próprio avatar LEGO miniboneco e criar a sua própria versão do videoclipe, com muitos recursos especiais incluídos, como ângulos de câmara personalizáveis, fundos atrativos e missões secundárias emocionantes. O jogo será lançado em www.kids.lego.com/she-built-that hoje, 4 de junho.
O Grupo LEGO vai revelar a próxima fase da campanha She Built That ainda este ano, procurando capacitar ainda mais as meninas para construírem futuros inspiradores.
Notas:
Consegue encontrar as surpresas escondidas?
Enquanto assiste ao videoclipe de “She Built That”, fique atento a estas mulheres notáveis e às suas contribuições:
- Nancy Johnson (1843): A brilhante inventora por trás da primeira sorveteira.
- Cindy Campbell (1982): A força criativa reconhecida por projetar o primeiro cartaz para uma festa de hip-hop de bairro.
- Hedy Lamarr (1941): A atriz de Hollywood e inventora da tecnologia de espectro de difusão de salto de frequência, abrindo caminho para o wi-fi moderno e revolucionando a comunicação.
“She Built That” — Cena a cena
Inspirado no vídeo original dos RUN DMC, She Built That abre com a dupla de minifiguras LEGO Jazzy e Rocky a entrar numa academia com inegável estilo — Jazzy com uma boombox SBT construída com tijolos e Rocky com microfone na mão. Avistam as lendárias minifiguras dos RUN DMC. DMC começa o seu conhecido movimento.
Joseph “Rev Run” Simmons e Darryl “DMC” McDaniels emprestam as suas vozes inconfundíveis à cena. Run dá um toque a DMC — sinalizando que é hora de se preparar para uma batalha de rap. Assim que o sinal sonoro familiar soa, a cena muda para uma menina em pé num capô de um carro, megafone na mão, gritando: «GIIIIRRRLLLS! Hora de lhes mostrar o que queremos dizer!»
Jazzy e Rocky estão no topo de uma boombox do SBT em tamanho real e construída com tijolos. Jazzy acena para a batida: “E vai um bocadinho…” O baixo desparece, desencadeando uma onda de efeitos de clique com tijolos, à medida que a Girls Crew entra em ação.
O vídeo corta para DJ Livia atrás dos decks, ladeada por dois dálmatas LEGO. No vídeo de 2 min 50 s, uma das Girl Crew interpreta She Built That em língua gestual, enquanto Nandi Bushell dá um épico solo de bateria. As influenciadoras Brookie and Jessie fazem uma participação especial num televisor, enquanto Cacien arrasa ao fazer o movimento de dança exclusivo de She Built That numa sala de estar. A artista holandesa-surinamesa Pink Oculus tem a voz espalhada por toda a parte, com a bateria de Nandi em crescendo para um final épico enquanto as Girls Crew voam pelo ar.
Créditos do vídeo “She Built That”:
LEGO Global Girls Crew
- Voz: Pink Oculus
- Criadoras: Nandi Bushell, DJ Livia, Brookie and Jessie e Cacien
- Figuras LEGO: Glinda, Elphaba, Elsa, Ana, Olaf, Autumn, Aliya, Jazzy + Rocky
PAÍSES BAIXOS: Pink Oculus
O alter ego natural da artista e produtora holandesa-surinamesa Esperanza Denswil. A viver em Amesterdão, o seu som é difícil de definir — parte hip-hop, parte jazz, parte afrobeats e todas as vibrações. É conhecida pelas suas magnéticas atuações ao vivo e atitude destemida quanto a pôr à prova os limites musicais.
O seu conselho: «Para mim, ser uma construtora significa quebrar padrões e remisturá-los em algo que é verdadeiramente teu», diz Pink Oculus. «Essa é a energia que propomos. E foi assim que sempre vivi a minha vida.»
CHINA: Cacien
Cacien, de 25 anos, ícone do alt-pop e da moda — também conhecida como Garlica Princess — vive entre a China e os EUA. O seu álbum a solo de estreia, “Garlica Princess”, saiu em 2022 e rapidamente se tornou um momento de rutura, acumulando mais de 650 milhões de visualizações no Douyin — a versão chinesa do TikTok.
O seu conselho: «She Built That é sobre aparecer e criar espaço onde não existia», diz Cacien. «Não precisas de seguir as regras de ninguém, basta começar. Constrói o teu som, a tua voz, o teu futuro. É isso que estou a fazer.»
Reino Unido: Brookie and Jessie
Da sensação viral de Louis Theroux “Jiggle Jiggle” a “Made You Look”, de Meghan Trainor, Jess Qualter e Brooke Blewitt — @brookieandjessie — são a dupla por trás de algumas das danças mais populares do TikTok. Com mais de 4,6 milhões de seguidores, a dupla nascida em Lancashire transformou as suas rotinas coordenadas em tendências globais, tornando-se ícones de criatividade e diversão na plataforma.
«Sempre adorámos criar juntas e pôr algo fresco em cima da mesa.» Brookie
«É mais do que apenas dançar — é construir algo que ligue as pessoas, onde quer que estejam.» Jéssica
***Estudo realizado pela Edelman DXI para o Grupo LEGO, em 21 mercados, entre novembro de 2024 e dezembro de 2024. A amostra foi de 32 605 entrevistados, incluindo 21 257 pais com filhos de 1 a 15 anos e 11 348 crianças dos 5 aos 15 anos.
TOP 10 das palavras que as crianças associam ao termo “construtor”


**** Toda a gente constrói — mas nem toda a gente se sente confiante em fazê-lo. Enquanto quase todos os pais dizem que constroem na vida diária (97% dos pais e 96% das mães), apenas 57% das mães se consideram boas nisso, em comparação com 68% dos pais. A mesma diferença de confiança verifica-se nas crianças, com 79% das meninas a dizerem que são boas a construir, contra 86% dos meninos.