A JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico está a comemorar o seu 35º aniversário. São 35 anos a formar novas gerações de empreendedores, a desenvolver mais de 50 projetos de inovação tecnológica e a acelerar startups. Agora, ao atingir este importante marco na sua história, a júnior empresa garante que tem os olhos postos no futuro, reafirmando os valores que tem por base desde a sua data de fundação: aprender, inovar e empreender.
Carlos Rebelo, Presidente da Junitec, afirma que: “o empreendedorismo, a inovação e a valorização do estudante universitário sempre fizeram parte da história da Junitec. Alcançar este marco é, para nós, a reafirmação dos nossos valores e uma oportunidade para fortalecer a proximidade com o meio empresarial, alinhando a nossa proposta com a próxima era da inovação tecnológica.”
Foi no ano de 1990 que um grupo de estudantes empreendedores estabeleceu a ponte entre a comunidade estudantil do Instituto Superior Técnico (IST) e do meio empresarial português. Assim foi fundada a Junitec, a júnior empresa mais antiga de Portugal, que se tornou numa referência no empreendedorismo jovem.
Desde então, a júnior empresa tem construído um percurso pautado pela aprendizagem, inovação e empreendedorismo. Ao serem colocados num ambiente real de trabalho, em que podem aplicar os conhecimentos adquiridos no IST para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras – a partir de Inteligência Artificial (IA), machine learning, análise de dados, web development ou modelação e impressão 3D –, os membros da Junitec saem da universidade com um espírito empreendedor muito desenvolvido e completamente preparados para ingressar no mercado de trabalho.
Ao longo destes 35 anos de história, a Junitec tem trabalhado em áreas distintas como a banca, a mobilidade ou a arte com empresas como a Thales, a Fundação Calouste Gulbenkian, o CEiiA e a Unbabel.
O resultado está à vista, são muitos os projetos projetos que desenvolve e que geram um impacto muito positivo na sociedade como a Oficina dos Sons, que pretende ajudar crianças a adquirir consciência linguística de uma forma lúdica; a Unbabel 3.0, uma tecnologia que ajuda pessoas com condições de mobilidade reduzida a comunicar de forma simples e sem necessidade de falar; e a Pulseira Inteligente, um dispositivo que monitoriza o estado de cada paciente nas urgências, enquanto transmite dados para uma Web App disponível aos profissionais de saúde.
E como o pioneirismo está na sua génese, a Junitec, que trouxe o conceito do movimento júnior para Portugal, foi também a primeira – e, até à data, a única na Europa – a apresentar um relatório ESG – Environmental, Social, and Governance, onde dá a conhecer as iniciativas, os progressos alcançados e o papel da inovação para a criação de um mundo melhor.
Com provas dadas na área da inovação e da tecnologia, a Junitec soma já um total de 27 prémios nacionais e internacionais, como o de Júnior Empresa do Ano, atribuído pela Junior Enterprises Portugal, durante três anos consecutivos, de 2022 a 2024, e o prémio de Júnior Empresa do Ano na Europa, em 2023 – um reconhecimento que atesta a qualidade das soluções inovadoras que desenvolve e do serviço de consultoria tecnológica prestado por esta júnior empresa, que concorre a par das restantes consultoras tecnológicas do mercado.
De futuro, o caminho passa por continuar a desenvolver projetos de inovação tecnológica e por robustecer uma marca que cause um impacto positivo na comunidade estudantil e no meio empresarial.