- Em 2024, o Grupo Renault vendeu 2.264.815 veículos (+1,3% em relação a 2023) em todo o mundo
- Renault: 1.577.351 veículos (+1,8% em relação a 2023)
- Dacia: 676.340 veículos (+2,7% em relação a 2023)
- Alpine: 4.585 veículos (+5,9% em relação a 2023)
- Na Europa[1] , o Grupo progrediu duas vezes mais do que o mercado, com um aumento de 3,5% nas vendas. Com 1.599.051 veículos vendidos, o Grupo Renault está no pódio dos construtores automóveis, sendo o Sandero o automóvel mais vendido em todos os
- Fora da Europa, com o seu International Game Plan, a marca Renault viu as suas vendas aumentarem no Brasil (+10,3%) graças ao Kardian e na Coreia do Sul (+80,6%), graças ao lançamento do Grand Koleos, o primeiro automóvel da nova entidade Renault Coreia.
- O Grupo mantém uma política comercial orientada para o valor
- As vendas a clientes retalhistas na Europa representam mais de 63% das vendas do Grupo (+21 pontos em relação à média do mercado) com 4 modelos[2] no top 10 desta categoria.
- As vendas nos segmentos C e superiores na Europa representam 30% das vendas do Grupo. A marca Renault lançou este ano o Scenic E-Tech elétrico, o Symbioz e o Rafale, enquanto a Dacia revelou o Bigster, que estará disponível nos concessionários na primavera de 2025.
- O Grupo Renault prossegue a sua ofensiva de eletrificação, com 34,7%[3] das suas vendas na Europa são eletrificadas (+4,3 pontos em relação a 2023).
- As vendas de automóveis híbridos aumentaram 45%, representando agora 25,5% das vendas do Grupo (+7,5 pontos em relação a 2023). A marca Renault reforça o seu segundo lugar na Europa com 40% das suas vendas de ICE a serem automóveis híbridos.
- Os automóveis elétricos representam 9,0% das vendas do Grupo Renault, num ano de transição em termos de plano de produtos. Este facto começa a refletir-se no mix do 4º trimestre, que ascende a mais de 12%, quase 5 pontos mais do que no resto do ano. Para a marca Renault, 13,0% das suas vendas são automóveis elétricos. Comercializado desde outubro em França, o Renault 5 E-Tech elétrico foi o automóvel elétrico mais vendido em novembro e dezembro.
- No final de dezembro de 2024, a carteira de encomendas do Grupo na Europa representa cerca de 2 meses de vendas previstas.
- Em 2025, o Grupo lançará 7 automóveis. [4]
- Para apoiar a ofensiva de eletrificação na Europa, com, entre outros: o Renault 4 E-Tech elétrico, o Dacia Bigster, o Alpine A390 e o Mobilize Duo & Bento.
- Em conformidade com o Plano Internacional delineado, ganhar quota de mercado nas suas regiões estratégicas
[1] Âmbito europeu da ACEA
[2] Sandero, Duster, Clio e Captur
[3] Dados provisórios no final de dezembro com base numa parte dos mercados europeus: França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Roménia, Eslovénia e Suíça.
[4] Sem contar com 2 facelifts
Marca Renault
Marca francesa mais vendida no mundo, em 2024, a Renault registou 1.577.351 vendas (VP+VCL) e continua a crescer (+1,8% face a 2023). Na Europa, a Renault cresceu 3,3%, num mercado em alta de +1,7%, para atingir 1.009.672 automóveis vendidos, impulsionada pela França (+0,4%), Espanha (+10,8%), Reino Unido (+ 21,4%) e Itália (+6,7%). A marca prossegue a sua estratégia apoiando-se, por um lado, numa oferta híbrida reconhecida (40% das suas vendas de ICE) e, por outro lado, numa oferta 100% elétrica recompensada com dois prémios consecutivos de Carro do Ano (Scenic E-Tech elétrico, COTY 2024, e Renault 5 E-Tech elétrico, COTY 2025, o automóvel elétrico mais vendido em França em novembro e dezembro). No mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros, a marca é líder[1] na Europa com 310.458 matrículas (+4,6% face a 2023). Fora da Europa, a Renault registou um crescimento nos mercados onde foram lançados novos modelos. Graças ao Kardian, a marca registou um aumento de 10,3% no Brasil e de 7,2% em Marrocos. O Grand Koleos, o primeiro automóvel da nova entidade Renault Coreia, permitiu um crescimento de 80,6% na Coreia do Sul.
Prosseguindo a sua estratégia orientada para o valor, a Renault prosseguiu a sua ofensiva nos segmentos C e superiores, lançando o Scenic E-Tech elétrico, o Symbioz e o Rafale. Além disso, as vendas a retalho representaram mais de uma venda em cada duas da marca.
Em 2025, a Renault prosseguirá a sua ofensiva de eletrificação com o lançamento comercial do Renault 4 E-Tech elétrico e a extensão do Renault 5 E-Tech elétrico nos seus diferentes mercados, reforçado por uma nova versão com uma bateria de 40 KWh.
Marca Dacia
A marca Dacia registou 676.340 vendas em todo o mundo em 2024 (+2,7% em relação a 2023) e atingiu quotas de mercado recorde, especialmente em Itália (+13,1%), em Marrocos (+16,3%), em Espanha (+12,4%), na Bélgica e no Luxemburgo (+15,4%). Este resultado é impulsionado por um forte plano de produtos baseado em 4 modelos pilar: Sandero, Duster, Jogger e Spring. Esta dinâmica continuará em 2025 com a chegada do Bigster, cujas encomendas foram abertas no início de janeiro e que estará disponível nos concessionários na primavera de 2025. A Dacia também consolidou a sua posição no pódio das marcas mais vendidas aos clientes retalhistas, a sua principal clientela. O Dacia Sandero é, mais uma vez desde 2017, o automóvel mais vendido entre os clientes particulares, mas também, em 2024, o automóvel mais vendido em todos os canais combinados.
Em 2025, a marca pretende continuar a sua estratégia baseada no essencial, alargando-a ao segmento C com o Bigster, e aposta também na eletrificação, com 3 modelos agora disponíveis com um grupo motopropulsor híbrido (Jogger, Duster e Bigster).
Marca Alpine
Pelo quarto ano consecutivo, a Alpine registou um aumento das suas vendas (+5,9% face a 2023) com 4.585 automóveis vendidos. Itália (+37,5%), Reino Unido (+24,9%), Espanha (+19,3%) e Alemanha (+10,6%) foram os mercados que impulsionaram o crescimento da marca. O ano de 2024 marcou um ponto de viragem com o lançamento da ofensiva elétrica da Alpine com o A290, o seu primeiro hot hatch totalmente elétrico, também ele premiado com galardão de Carro do Ano 2025.
Em 2025, a marca acrescentará o A390, um fastback desportivo totalmente elétrico, à sua Dream Garage e prosseguirá a sua expansão internacional, nomeadamente na Irlanda e nos países nórdicos (Noruega, Finlândia e Dinamarca).
Marca Mobilize
Desde outubro de 2024, a Mobilize abriu encomendas para o Duo, nas versões com e sem carta de condução. Empenhada em oferecer soluções de carregamento simples e acessíveis aos condutores de automóveis elétricos, a marca também enriqueceu a sua oferta com o Mobilize Power, o seu serviço de carregamento doméstico bidirecional disponível atualmente com o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290. A Mobilize continua também a expandir a sua rede Mobilize Fast Charge em França, bem como em Itália, na sequência do acordo assinado com a Autostrade per l’Italia.
VENDAS GLOBAIS DO GRUPO RENAULT POR MARCA
OS QUINZE PRINCIPAIS MERCADOS DO GRUPO RENAULT EM 2024
[1] Excluindo as recolhas
Volumes 2024 | ∆ % vs. 2023 | |
Renault | 1,577,351 | +1.8 |
VP | 1,174,380 | +1.5 |
VU | 402,971 | +2.8 |
Dacia | 676,340 | +2.7 |
VP | 670,136 | +2.7 |
VU | 6,204 | +6.6 |
Renault Korea Motors | 6,539 | -70.3 |
Alpino | 4,585 | +5.9 |
Grupo Renault | 2,264,815 | +1.3 |
Volumes | Quotas de mercado (%) | ||
1 | FRANÇA | 541,795 | 25.8 |
2 | ITÁLIA | 205,423 | 11.7 |
3 | TURQUIA | 167,262 | 13.5 |
4 | ESPANHA | 149,697 | 12.7 |
5 | ALEMANHA | 144,586 | 4.7 |
6 | BRASIL | 139,214 | 5.6 |
7 | REINO UNIDO | 121,711 | 5.3 |
8 | MARROCOS | 67,686 | 38.4 |
9 | BÉLGICA+LUXEMBURGO | 64,925 | 11.5 |
10 | ROMÉNIA | 61,217 | 35.5 |
11 | POLÓNIA | 54,785 | 8.8 |
12 | PAÍSES BAIXOS | 49,851 | 9.8 |
13 | ÍNDIA | 41,729 | 0.9 |
14 | COREIA DO SUL | 39,826 | 2.5 |
15 | PORTUGAL | 36,164 | 14.9 |