Terminada a época festiva com a celebração do Dia dos Reis, a Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), divulga os dados globais das vendas online, que chegaram a um recorde máximo de 1,2 biliões (do inglês trillion).
Os dados agora apresentados indicam que a época de compras de natal decorreu melhor do que o esperado e previsto, impulsionada por um crescimento significativo nas compras mobile e pelas redes sociais, juntamente com o aumento do gasto dos consumidores, após meses de poupança no primeiro semestre de 2024. No entanto, há que pesar as trocas e os consumidores já devolveram 122 mil milhões de dólares em mercadorias e produtos. A temporada de Natal 24/25 fica ainda marcada pela utilização da IA e dos agentes, tanto pelos consumidores como pelas marcas de retalho, para melhorar as experiências de compras de fim de ano através de recomendações de produtos e apoio personalizado às encomendas. A IA influenciou 229 mil milhões de dólares – ou 19% – de todas as encomendas online.
“As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação”, explica Caila Schwartz, Diretora de Consumer Insights da Salesforce. “Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no novo ano, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores.”
Os dados da Salesforce, baseados numa análise de 1,5 mil milhões de consumidores e 1,6 biliões (do inglês trillion) de visualizações de páginas na Plataforma Salesforce, destacam tendências que moldaram a época das festas de fim de ano, incluindo:
As vendas online e o crescimento das encomendas atingiram novos picos:
- As vendas online atingiram 1,2 biliões de dólares em todo o mundo e 282 mil milhões de dólares nos EUA.
- Isto representa um aumento global de 3% face ao ano passado (YoY), um aumento de 4% nos EUA.
- As vendas online também cresceram 1% face ao ano passado na União Europeia (UE).
Retalhistas aproveitam o valor da IA e dos agentes:
- 229 mil milhões de dólares em vendas online globais foram influenciados pela IA e pelos agentes, sob a forma de recomendações de produtos, ofertas direcionadas e apoio de atendimento ao cliente por conversação.
- 19% das compras de fim de ano foram influenciadas pelo envolvimento dos consumidores com a IA e os agentes, um aumento de 6% em relação a 2023.
- A utilização no retalho de recursos generativos de IA, como agentes, aumentou 25% durante a época festiva em comparação com setembro e outubro de 2024.
- Os compradores utilizaram o chat com IA e agentes para atendimento ao cliente 42% mais do que durante a época das festas de fim de ano de 2023.
O comércio em redes sociais aumenta, tal como a conversão em dispositivos móveis:
- Marcas com estratégias em redes sociais obtiveram 20% das vendas globais de fim de ano através de plataformas como a TikTok Shop e o Instagram.
- As redes sociais como canal de referência de tráfego também cresceram 8% face ao ano passado, direcionando 14% de todo o tráfego para sites de ecommerce durante a época.
- Embora a quota do tráfego móvel global se tenha mantido a mesma em relação ao ano anterior (79%), a percentagem de encomendas efetuadas cresceu para quase 70%, acima dos 67% em 2023.
- Os pedidos mobile atingiram o seu nível mais elevado no dia de Natal, representando 79% de todos os pedidos, acima dos 77% de 2023.
- No geral, 842 mil milhões de dólares em vendas globais e 195 mil milhões de dólares em vendas nos EUA foram iniciadas por dispositivos móveis.
Marcas apresentam descontos mais modestos:
As taxas médias de desconto para toda a época festiva de 2024 atingiram 23% nos EUA (aumento de 1% em relação ao ano anterior) e 22% a nível global (aumento de 2% em relação ao ano anterior).
Os verticais com as taxas de desconto globais mais elevadas foram:
- Maquilhagem (36%)
- Vestuário geral (30%)
- Cuidados para a pele (28%)
Embora os descontos possam ter sido fracos para os consumidores nesta época festiva, os programas de fidelização estão a revelar-se promissores para a retenção de clientes. Quase três quartos (72%) dos compradores norte-americanos inquiridos pela Salesforce afirmam que os programas de fidelização aumentam a probabilidade de continuarem a fazer negócios com marcas.
Metodologia de insights e previsões de férias da Salesforce para 2024
Desenvolvido pela Agentforce, Commerce Cloud, Marketing Cloud e Service Cloud, a Salesforce analisou dados agregados para produzir insights de férias a partir da atividade de mais de 1,5 mil milhões de compradores globais em mais de 89 países, incluindo Portugal. O foco esteve em 18 mercados principais como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Países Baixos, Austrália, Nova Zelândia, Ásia-Pacífico (excluindo Japão, Austrália e Nova Zelândia), Suíça, América Latina (LAM), Médio Oriente e África (MEA), Europa de Leste, Bélgica e países nórdicos. Este conjunto de benchmarks fornece uma visão aprofundada dos últimos nove trimestres e do estado atual do comércio digital. Vários fatores são aplicados para extrapolar os números macroeconómicos para o setor do retalho em geral. Estes e outros resultados não são indicativos do desempenho do Salesforce.
Os dados de previsão apresentados são de inquéritos proprietários da Salesforce. Os cálculos utilizados combinam dados próprios e de terceiros, bem como vários pressupostos de mercado.