Num setor historicamente marcado por uma significativa desigualdade de género, a Rauva, a primeira plataforma portuguesa de gestão financeira integrada para pequenas e médias empresas, anuncia que atingiu a paridade na equipa. Composta por 100 profissionais de 11 nacionalidades diferentes, a fintech não só se diferencia pelo rápido crescimento no mercado, como também pelo compromisso com a igualdade e a promoção da diversidade.
De acordo com o Eurostat, a percentagem de mulheres que trabalham como especialistas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) situou-se em 19,4% em 2023. No entanto, a Rauva mais do que duplica estas estatísticas, com 46% das posições nas suas áreas estratégicas, como desenvolvimento de software, gestão de produto e operações, a ser ocupadas por mulheres.
“Na Rauva, acreditamos que a diversidade de género e o multiculturalismo são essenciais para o nosso crescimento e inovação. Temos orgulho em, menos de dois anos após o nosso lançamento no mercado, atingirmos o marco da paridade de género, e estamos determinados a continuar a fomentar um ambiente onde todos possam prosperar”, reforça Cláudia Menezes, responsável pela área de People da Rauva. “Queremos inspirar outras tecnológicas a trabalharem ativamente rumo à igualdade nas empresas e em todo o tipo de funções, demonstrando que não só é possível, como é desejável trazer diversidade para construir e desenvolver projetos de sucesso”.
Joana Gomes, Product Manager da Rauva, que regressou recentemente a Portugal após oito anos a trabalhar no estrangeiro em grandes empresas tecnológicas, partilha a sua perspetiva: “Voltar ao país que me viu crescer sempre fez parte dos meus planos, mas encontrar uma empresa como a Rauva foi uma surpresa positiva. A representatividade praticamente igualitária das mulheres nas principais áreas de negócio é um bom indicador de que a Rauva está empenhada na igualdade de género. É estimulante fazer parte de uma empresa que está a preparar o caminho para um futuro mais equitativo na tecnologia”.
A Rauva, que duplicou a equipa desde o início do ano, está sediada em Lisboa, na The Fintech House, com uma presença crescente no Porto e noutras regiões de Portugal.