O Grupo IPG Mediabrands acaba de lançar as conclusões do relatório de junho de 2024 com as previsões do investimento publicitário nos media para o mercado português e global, que revela um crescimento anual significativo em publicidade. O relatório é elaborado pela MAGNA, unidade de intelligence do Grupo IPG Mediabrands que fornece dados e análises que apoiam as estratégias de investimento das equipas das agências e clientes, que garantem uma vantagem competitiva no mercado.
De acordo com os resultados do estudo, o mercado publicitário português deverá aumentar cerca de 10%, em 2024 para 880 milhões de euros, semelhante ao comportamento registado em 2023 com um crescimento de 10%. Tendência positiva que acompanha as previsões do FMI, que estimam que a economia portuguesa cresça 1,7% este ano, crescimento acima da média europeia.
Para este desenvolvimento, destaca-se ainda a resiliência do mercado de trabalho. O emprego continuou a aumentar, sustentado pela elevada criação de novos empregos, e a taxa de desemprego manteve-se baixa, próxima dos níveis de 2019, assim como o número de agregados familiares com desempregados. Esta evolução, combinada com o crescimento dos salários reais, teve um impacto positivo na situação financeira das famílias, com ganhos no rendimento disponível real nos últimos três anos.
Neste contexto, as receitas publicitárias do digital deverão ter um crescimento de cerca de 20%. Nos vários segmentos de publicidade digital, as previsões apontam para um aumento no vídeo de 20%, enquanto o search deverá crescer mais de 15% e redes sociais cerca de 26%, impulsionando o Digital.
Em 2024, os outros meios também registarão crescimento de cerca de 5%, através do aumento das receitas publicitárias em televisão, cerca de 1.4%, e em rádio com subida a dois dígitos que permitirá recuperar a sua quota de mercado tradicional de 6%, que tinha descido em 2023. OOH continuará a mostrar o seu dinamismo, ainda que com taxas de crescimento mais baixas que as registadas nos 2 últimos anos, manterá um crescimento robusto. Os investimentos em Imprensa deverão manter-se estáveis e representar cerca de 2% do investimento total publicitário
Neste ambiente, e olhando para os diversos setores de atividade, os mercados Automóvel, Retalho, Telecomunicações, Banca, Indústria Farmacêutica e Viagens e Turismo são os principais motores de crescimento do mercado publicitário. Também as Apostas têm vindo a crescer desde 2022 e prevê-se que continuem a sua evolução positiva em 2024.
Relativamente às projeções para os próximos anos, a IPG Mediabrands prevê que o mercado publicitário português cresça cerca de 7%, acompanhando o crescimento do PIB de 2,1% e uma inflação de cerca de 3%. Até 2028, prevê-se que o crescimento do mercado estará essencialmente assente no Digital, que deverá representar cerca de metade do mercado publicitário, com Televisão a registar a maior quebra
De acordo com Natália Júlio, responsável da MAGNA, Grupo IPG Mediabrands, “…2024 será um ano com uma performance positiva, mantendo cada meio tendências semelhantes às registadas em 2023, com Digital e Out-of-Home a impulsionar o crescimento do mercado”.
Análise do mercado global publicitário 2024
Segundo as previsões da IPG Mediabrands, o mercado global publicitário em 2024 deverá registar um aumento de 10% relativamente a 2023, e atingir cerca de 927 mil milhões de dólares, impulsionado pela estabilidade da economia e o seu desenvolvimento mais forte em mercados como a Espanha (14%), Índia e Reino Unido (ambos com 12%), França e EUA (ambos com 11%). A Alemanha e a China enfrentam um abrandamento económico com impacto no ritmo de crescimento publicitário mais lento (8%).
O mercado publicitário dos EUA deverá crescer cerca de 10,7% este ano, para um máximo histórico de 374 mil milhões de dólares. Este aumento vai beneficiar desproporcionalmente os players digitais puros (+13,5%) para 263 mil milhões de dólares, com as receitas de publicidade nos segmentos de search e trade a crescer 13%, e aumentos de 16% em social media e vídeos de curto formato para as redes sociais.
Por outro lado, o Out-of-Home continua a mostrar resultados orgânicos significativos de crescimento (+7%) para 35 mil milhões de dólares, impulsionado pelos outdoors digitais que representam quase 40% do investimento publicitário.
Globalmente, os investimentos em publicidade foram mais fortes do que o esperado, relativamente ao previsto pela MAGNA no último relatório de dezembro, observando-se crescimento em todos os segmentos de media, incluindo os media tradicionais. Os eventos cíclicos de 2024 (UEFA, Jogos Olímpicos de Paris, Copa América, eleições gerais, entre outros acontecimentos) vão proporcionar um crescimento adicional de 1,3% à economia global, impulsionando os investimentos publicitários.