O financiamento da inteligência artificial (IA) multiplicou-se quase 12 vezes entre 2020 e 2023 em todo o mundo, passando dos 2,01 mil milhões para os 23,7 mil milhões de dólares, adianta o estudo AI Leaders to Watch da Bain & Company. No caso específico dos modelos fundacionais, revela ainda a consultora que identifica os casos de uso mais relevantes e as áreas de negócio que deverão ser mais impactadas pela IA, esse financiamento passou dos 44 milhões de dólares para os 16,3 mil milhões de dólares neste período.
“A IA está a evoluir a um ritmo alucinante e há cada vez mais provedores e aplicações. As empresas enfrentam o dilema de terem de avaliar aceleradamente se devem construir ou comprar soluções; no caso de comprarem, terão ainda que decidir com quem trabalhar. Ao mesmo tempo esta é uma decisão complexa. É preciso agir rapidamente para não ficar para trás, já que, embora algumas empresas venham a ter sucesso a longo prazo, outras ficarão pelo caminho. A nossa análise inclui os provedores e plataformas emergentes com maior potencial para se tornarem players importantes nos próximos anos. Em qualquer dos casos, dado o dinamismo do mercado, é necessário monitorizá-los de perto.”, afirma Álvaro Pires, sócio da Bain & Company.
A consultora identificou 24 empresas-chave que oferecem soluções específicas para necessidades também específicas das empresas e dos consumidores e que se diferenciam dos grandes players que desenvolvem modelos baseados em IA, como o OpenAI, o Google DeepMind ou o Anthropic. Entre estas, destacam-se 15 empresas líderes que já possuem uma sólida base de clientes e respaldo do mercado, e nove empresas emergentes que estão a atrair a atenção dos investidores e a conquistar reconhecimento.
A lista inclui nomes como a Synthesia, companhia sedeada em Londres que gera avatares realistas para formação, serviço ao cliente e marketing; a Glean, que oferece um motor de busca baseado em IA para a documentação interna das empresas; e a Writer, que facilita a criação de documentação de marketing e outros tipos de conteúdo de acordo com as normas e diretrizes da marca. Além disso, também estão a surgir empresas com soluções especializadas, como a Harvey, uma ferramenta de IA desenhada para os escritórios de advogados e os departamentos jurídicos, e a Hippocratic, um modelo de IA treinado para o setor de saúde.
Para identificar os líderes em IA, a Bain & Company teve em conta as empresas que receberam um financiamento de pelo menos 75 milhões de dólares até agora (ou que se autofinanciam), têm a participação de pelo menos um investidor proeminente, apareceram em pelo menos dois market maps, ranking das melhores empresas ou similares, e tenham pelo menos 25 funcionários com um crescimento anual da força de trabalho superior a 20%.
No caso das companhias emergentes, foram consideradas as empresas fundadas a partir de 2021, financiadas com pelo menos 20 milhões de dólares até à data, as que contam com a participação de pelo menos um investidor destacado e foram incluídas em pelo menos um market map, ranking das melhores empresas ou similares.
Para mais informação, visite: https://www.bain.com/insights/ai_leaders_to_watch/.