A South Summit Madrid 2024, co-organizada pela Universidade IE, realizou a sua 13ª edição entre 5 e 7 de junho. O evento de referência para o ecossistema empreendedor e inovador reuniu em La Nave, em Madrid, mais de 6.500 empresários que tiveram oportunidade de realizar contactos de elevado valor com 6.000 representantes de empresas e 2.000 investidores de todo o mundo, cuja carteira de investimentos ultrapassa os 500 mil milhões de dólares – mais 174 mil milhões do que no ano passado.
Durante três dias consecutivos, a South Summit recebeu mais de 18.000 participantes de 133 países diferentes, mais 8 países do que na edição anterior, sublinhando uma vez mais a componente internacional do evento.
O evento contou com a presença de mais de 300 meios de comunicação de todo o mundo, bem como de mais de 700 oradores de renome internacional, que falaram sobre as últimas tendências em empreendedorismo, inovação e também sobre a necessidade de colocar o ser humano no centro da evolução tecnológica, seguindo o tema deste ano: ‘Human by Design’. Recorde-se que 6 em cada 10 oradores vieram do estrangeiro: depois de Espanha, o Reino Unido foi o país que mais oradores trouxe ao evento, com 12,7% do total, seguido dos Estados Unidos (10%), Alemanha (6,7%) e França (4,5%).
Entre estes oradores contam-se Steven Bartlett, empresário, escritor, investidor e autor do podcast “The Diary of a CEO”, o mais ouvido na Europa, que centrou a sua intervenção na capacidade de aceitar o fracasso como parte da aprendizagem, e Mateo Salvatto, CEO e fundador da Asteroid Techs, que com apenas 18 anos fundou uma startup que ajuda mais de 400.000 pessoas com deficiência.
Com o objetivo de contribuir para um ecossistema ibérico cada vez mais colaborativo, este encontro contou com a presença de 18 nomes portugueses no programa que desvendaram os fatores essenciais para que a tecnologia melhore a qualidade de vida do ser humano e partilharam os seus casos de sucesso e aprendizagem em diferentes setores. Para além disso, a South Summit Madrid contou com a presença de 34 empresas start up portuguesas.
Na South Summit, os fundadores de 26 unicórnios internacionais ali reunidos também desempenharam um papel importante, tais como: Jeff Hoffman, co-fundador da Booking e diretor da Global Entrepreneurship Network; Uri Levine, fundador e CEO da Waze e da Moov.it ou Vincent Rosso, co-fundador da BlaBlaCar Spain e Consentio. Todos estes líderes ofereceram as suas perspetivas e opiniões sobre tecnologia como a Inteligência Artificial, bem como dicas para empreender e desenvolver um projeto até ao sucesso empresarial.
A startup vencedora do Concurso de Startups da 13ª edição da South Summit Madrid foi a madrilena Invopop, que ajuda empresas a emitir faturas em qualquer país graças ao registo das vendas, à conversão para o formato de fatura e à comunicação com as autoridades fiscais. Foram ainda entregues quatro outros prémios, tendo a Sycai, de Barcelona, sido escolhida como a startup “Mais Disruptiva”, a Navilens, de Múrcia, como a “Mais Sustentável” e a Shakers e a Embat, de Madrid, como a “Mais Escalável” e a com a “Melhor Equipa”, respetivamente.
A South Summit contou com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial, da Comunidade de Madrid e da Câmara Municipal de Madrid, bem como da Mutua Madrileña, Google for Startups, BBVA Spark, Endesa, Wayra – Telefónica Innovation e BStartup do Banco Sabadell.