Dando sequência a um percurso diverso e enriquecedor na área da investigação e inovação em Saúde, que inclui cargos de Direção em Agências Governamentais, Faculdades de Medicina, e empresas, Patrícia Calado assume as funções de Head of Clinical Innovation da NTT DATA Portugal, para acelerar a transformação dos cuidados de saúde.
Neste novo desafio, Patrícia Calado vai colaborar com centros de investigação clínica, hospitais e outras entidades para promover a inovação de base tecnológica e implementar modelos inovadores de cuidados de saúde.
Revelando estar “muito entusiasmada por integrar uma multinacional de consultoria como a NTT DATA”, Patrícia Calado acrescenta que “a investigação e a inovação na prática clínica são fundamentais para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e sustentáveis. O grande desafio é conseguir implementar um trabalho de colaboração entre os vários intervenientes num ecossistema que é complexo e interdisciplinar. Mas só assim será possível gerar verdadeiros avanços e a NTT DATA pode dar um contributo muito relevante neste sentido, servindo como parceiro de capacitação e aproveitando o poder da tecnologia para elevar os resultados da prática clínica e da prestação de cuidados de saúde.”
Por sua vez, Ricardo Constantino, Partner, Head of Public Sector & Health da NTT DATA Portugal, e também responsável pela área de inovação clínica europeia da consultora, acrescenta que, “a NTT DATA assumiu a missão de liderar a transformação dos cuidados de saúde e de acelerar a investigação e inovação na prática clínica. Foi neste contexto que surgiu a oportunidade de convidar a Patrícia Calado, que mostrou um grande entusiasmo com este desafio desde o início. A área de Clinical Innovation, que será liderada em Portugal pela Patrícia Calado, foca-se em cinco áreas principais: apoiar os hospitais e centros de investigação na estratégia de inovação clínica; facilitar a realização de ensaios clínicos complexos e de grande escala; auxiliar start-ups e hospitais no desenvolvimento e certificação de soluções clínicas baseadas em software; criar metodologias para o uso secundário de dados clínicos; implementar inovação clínica nos processos dos hospitais. Queremos garantir que a tecnologia e a inovação clínica fazem parte da prestação diária de cuidados de saúde, garantindo desta forma uma melhoria dos resultados em saúde”.
Antes de assumir o atual desafio, Patrícia Calado foi Subdiretora para a Investigação na Nova Medical School, Membro da Direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Delegada Portuguesa para área da Saúde no programa Horizonte 2020/Europa da Comissão Europeia, professora universitária, investigadora, entre outras funções.
Patrícia Calado é Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo enriquecido o seu conhecimento com outras formações específicas ao longo da carreira.