Sob as luzes da ribalta do Salão Automóvel de Paris de 2022, a Alpine apresentou o seu concept Alpenglow, um verdadeiro manifesto das futuras orientações da marca em matéria de design e de inovação sustentável. A “mãe de todos os futuros Alpine”. Este modelo fundador encarnava a investigação em curso na marca sobre os motores de combustão a hidrogénio para automóveis desportivos, com potencial para um elevado desempenho, tanto em estrada como em competição, e em linha com os ambiciosos objetivos de descarbonização da marca. Uma estratégia que permite à Alpine estar preparada para eventuais futuras alterações nos regulamentos.

Depois da apresentação no circuito, a 10 de maio, o Alpine Alpenglow Hy4 faz a estreia pública, a 11 de maio de 2024, durante a corrida de resistência TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (FIA WEC), para uma série de voltas de exibição, perante mais de 70.000 espectadores. A oportunidade perfeita para demonstrar aos entusiastas do desporto automóvel como um motor de combustão interna, movido a hidrogénio perpetua os sons e a vibração que são as caraterísticas emocionais de um carro de corrida. A sensação é intensificada pelo design espetacular do Alpine Alpenglow Hy4, que é ainda mais realçado nesta versão. O Alpine Alpenglow Hy4 também vai exibir-se na 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, a 14 e 15 de junho de 2024.
O significado do nome Alpenglow adquire um sentido absoluto com este laboratório rolante de desenvolvimento: o fenómeno ótico, que lança uma luz brilhante sobre as montanhas antes do nascer do sol, simboliza perfeitamente o amanhecer de um novo mundo.

Como parte da nossa participação ativa na descarbonização dos desportos motorizados, vemos o motor de combustão interna a hidrogénio como uma solução extremamente promissora. Nós sabemos que o hidrogénio será um passo essencial na descarbonização das próximas gerações de carros de Resistência, e que também poderá ser para os carros de Fórmula 1, sobretudo através da mudança para o armazenamento líquido para maior compacidade e desempenho. O Alpine Alpenglow Hy4 ilustra, perfeitamente, isso: um verdadeiro laboratório tecnológico para o desenvolvimento dos motores a hidrogénio do futuro
Bruno Famin, VP da Alpine Motorsports