A startup tecnológica Granter.ai anuncia a abertura de inscrições para o seu concurso “Granter Innovation Award” e está à procura das startups e PMEs mais inovadoras de Portugal que necessitem de apoio na sua candidatura a financiamento público. Os participantes vão poder concorrer até ao dia 10 de maio e os vencedores vão ser eleitos cinco dias depois.
A Granter.ai, plataforma digital que recorre à tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para facilitar o acesso a financiamento público, anuncia o lançamento da open call para o concurso “Granter Innovation Award”. Esta iniciativa tem como objetivo premiar as 10 startups e PMEs que apresentem as soluções mais inovadoras, acelerando a sua candidatura a fundos públicos, como o PT2030 e fundos europeus.
“Este concurso permite-nos dar visibilidade a startups e PMEs portuguesas que estão a desenvolver soluções inovadoras e com um grande potencial para gerar um impacto significativo na economia nacional. Acreditamos que o acesso a financiamento é fundamental para o crescimento destas empresas e estamos empenhados em ajudar a elevá-las ao próximo nível e fazer parte da sua história de sucesso”, afirma Bernardo Seixas, co-fundador e CEO da Granter.ai.
As empresas vão ser selecionadas com base em três critérios – inovação tecnológica, escalabilidade e equipa com experiência e capacidade de execução – e podem submeter a sua candidatura até dia 10 de maio, aqui, e consultar o regulamento neste link. Para participar, os interessados devem criar uma conta na plataforma e preencher o formulário com o apoio da ferramenta de IA.
Quanto aos prémios, entregues no dia 15 de maio, vão consistir na oferta de várias subscrições da plataforma Granter.ai, na qual os vencedores vão poder, de forma gratuita, obter apoio no seu processo de encontrar as melhores oportunidades de investimento e na preparação das suas candidaturas. O pódio, repartido pelas 10 empresas eleitas, vai premiar o primeiro lugar com um ano de submissão grátis de candidaturas realizadas através da plataforma, o segundo e terceiro lugares com um ano de candidaturas sem custo inicial (apenas em caso de aprovação, a empresa deve despender de uma pequena percentagem do valor da grant obtida – taxa de sucesso), complementado com consultoria, um plano de subvenções anual personalizado, revisão de candidaturas por IA e acesso de até 10 membros da equipa à plataforma (plano Plus) e os colocados entre o quarto e décimo lugar vão receber seis meses de subscrição do plano Plus. Estes prémios vão permitir que os galardoados acedam ao financiamento de que necessitam de forma fácil, prática, intuitiva e com o mínimo de burocracia envolvida.
Desde que nasceu, em setembro de 2023, com o propósito de democratizar o acesso a financiamento e apoiar a inovação, a Granter.ai já ajudou mais de 540 empresas na submissão de candidaturas a mais de 7 milhões de euros em fundos comunitários. O seu objetivo é reduzir a burocracia e despesas avultadas associadas aos métodos de consultoria tradicionais habitualmente inerentes às candidaturas a oportunidades de financiamento, podendo custar até um terço do valor habitualmente praticado.