Empreender em Portugal é um sonho de muitos, mas os desafios ao longo do caminho podem ser significativos. Desde os custos elevados associados à criação de uma empresa até à complexidade da gestão contabilística, os empresários vêem-se frequentemente a lutar contra uma maré de burocracia e obstáculos financeiros. Neste contexto, a Rauva, a primeira plataforma portuguesa de gestão financeira integrada para pequenas e médias empresas (PMEs) revela alguns dos desafios do ecossistema empresarial nacional e respetivas soluções para auxiliar os empreendedores a vingar os seus negócios.
“Apesar do atual cenário macroeconómico e político, o ecossistema empreendedor português tem crescido e demonstrado uma resiliência notável. Vemos os empresários a adaptarem-se rapidamente às mudanças, a aproveitarem a tecnologia e a inovarem cada vez mais nas suas abordagens. Ao simplificar processos, otimizar tempo e oferecer ferramentas eficazes de gestão financeira, queremos garantir que se concentram precisamente no crescimento dos seus negócios e aproveitem estas oportunidades emergentes, mesmo em tempos de incerteza”, afirma o cofundador e CEO da Rauva, Jon Fath.
1. Criação de empresa
A criação de uma empresa em Portugal é um processo que pode ser dispendioso, confuso e demorado. Além da informação necessária estar dispersa e ser, por vezes, contraditória, os aspirantes a empreendedores enfrentam longas filas em balcões físicos e lidam com procedimentos burocráticos complexos. Os custos iniciais associados à legalização de uma organização podem inclusive ser um impedimento significativo, dificultando a emergência de novos negócios no mercado nacional.
A Rauva está a mudar este paradigma ao apoiar e guiar os empresários em cada etapa do processo de criação e gestão de uma empresa. Com uma equipa de advogados parceiros, contabilistas certificados e especialistas em questões fiscais que fornece orientação personalizada, a fintech portuguesa está a tornar a navegação na burocracia uma tarefa gerível para todos os empreendedores. Com um processo de abertura de empresa 100% online, os empresários podem iniciar o seu negócio a partir de qualquer zona do globo.
2. Abertura de conta empresarial
A abertura de uma conta empresarial tradicional é frequentemente um obstáculo para os empreendedores e um processo que pode demorar entre uma a quatro semanas. Além disso, a falta de soluções integradas de gestão financeira para PMEs adiciona complexidade à jornada dos empresários, com sistemas dispersos e não integrados para faturação, gestão e acesso à conta, exigindo configurações manuais.
Para superar este desafio, a Rauva disponibiliza, numa só solução, uma conta empresarial, software de faturação certificado e uma ferramenta de gestão de despesas. Através de uma experiência digital, os empresários podem criar uma conta empresarial com a Rauva no próprio dia, assim como realizar pagamentos, emitir cartões de débito e gerir custos, eliminando a necessidade de deslocações a balcões físicos e inscrições em várias plataformas.
3. Gestão financeira e contabilística
Os empresários portugueses enfrentam um ambiente regulatório complexo, com procedimentos burocráticos que podem ser demorados e complicados, especialmente no cumprimento das obrigações fiscais e contabilísticas. Consequentemente, muitos empreendedores acabam por ter dificuldades em manter-se a par das suas responsabilidades financeiras.
Para tornar o empreendedorismo facilmente acessível a todos, a Rauva disponibiliza um acompanhamento personalizado por parte de contabilistas especializados nos mais diversos setores e construiu um serviço de contabilidade baseado em Inteligência Artificial (IA) que otimiza o trabalho e o tempo de todos os envolvidos, nomeadamente ao simplificar as operações comerciais e a encontrar o contabilista certo para a empresa. Este profissional não só fornece orientação estratégica aos utilizadores, mas também atua como consultor de negócios, ajudando os empresários a potenciar e expandir as suas operações.
4. Literacia financeira
Portugal enfrenta também desafios significativos em termos de literacia financeira, com muitos empresários a encontrar obstáculos na compreensão dos princípios básicos de gestão financeira e contabilidade. Nos últimos três anos, o país registou escassas melhorias no nível de literacia financeira dos seus cidadãos, de acordo com os dados mais recentes da OCDE. Esta dificuldade em interpretar adequadamente informações financeiras e em implementar práticas sólidas pode representar uma barreira significativa para o crescimento e a prosperidade das empresas.
Ao fornecer conteúdo educativo relevante e suporte personalizado por parte de uma equipa dedicada, a Rauva está a capacitar os empresários a adquirirem as competências financeiras necessárias para alcançar o sucesso nos seus negócios. Além disso, ao trabalhar em estreita colaboração com a comunidade empresarial para entender as suas necessidades e desafios, está continuamente a atualizar a sua plataforma e a desenvolver soluções inovadoras que abordam as lacunas existentes no ecossistema empreendedor português.