A EcoX, a única marca no mundo a fazer a valorização de um resíduo – óleo alimentar usado – para obtenção de produtos de limpeza upcyling, reforça a sua aposta no digital com um novo website. Disponível a partir do dia 21 de março, em www.ecox.pt, a nova plataforma pretende reforçar a experiência do consumidor que, a partir de agora, pode adquirir os seus detergentes, ou devolver as embalagens para refill, através de um simples clique e no conforto da sua casa.
A procura por parte dos consumidores de produtos e marcas alinhados com os valores da sustentabilidade é uma tendência, e a performance da ECOX, em 2023, reflete isso mesmo. A marca apresentou um crescimento de 25% do volume de faturação, sendo que o e-commerce representa 30%.
O e-commerce continua a ser um dos principais canais para alavancar a marca e as suas vendas, tanto em Portugal como em mercados externos. Em 2024, a EcoX tem previsto o lançamento de uma nova loja online internacional, permitindo, assim, uma distribuição focada no centro e sul da Europa, em países como Espanha, Itália e França.
Nos próximos três anos, a marca acredita que irá ultrapassar o patamar de 1 milhão de euros de volume de vendas, prevendo uma continuidade de crescimento entre os 30% e 40% através do comércio eletrónico. A EcoX conta ainda com mais de 200 pontos de venda só em Portugal.
Para 2024, a marca prevê ainda um reforço no lançamento de novos produtos focados nos segmentos de vestuário, WC e cozinha, com aromas diferenciadores e incorporando novos resíduos nas suas formulações.
“A EcoX está presente no mercado dos detergentes desde 2020, com o propósito de mudar o paradigma da higiene e limpeza através do upcycling. Atualmente, é a única marca no mundo que, a partir de óleo alimentar usado, criou um portefólio de produtos verdadeiramente diferenciadores”, refere César Henriques, CEO da EcoX.
De recordar que a EcoX mediu o impacto da sua atividade no planeta ao longo de 2023. Dos dados analisados, importa destacar a valorização de 6000L de óleo alimentar usado, que originaram a comercialização a granel de mais de 55 toneladas de detergentes EcoX, o que, por sua vez, permitiu evitar o uso de 65.000 embalagens single-use.
Ao longo de 2023, o tratamento e a reutilização dos óleos alimentares usados permitiram proteger de contaminação mais de 4 milhões de litros de água e evitar a emissão de 7986.68 Kg de CO2 para a atmosfera.
EcoX
Nascida de uma start-up alojada na Universidade de Coimbra, a EcoX foi criada com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, bem como o modelo tradicional de comercialização dos mesmos. É desta vontade de transformar todo o “status quo” associado à produção e à comercialização dos detergentes, que nasce a EcoX: marca focada na obtenção de produtos a partir da economia circular, que são comercializados dentro do mesmo espírito sustentável e amigo de ambiente, com foco na venda a granel.