• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    O Grupo Renault anuncia a nomeação de Duncan Minto como Diretor Executivo Interino

    17 de Julho, 2025

    O novo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ – mais espaço para a inteligência

    17 de Julho, 2025

    NOVO MAZDA6e INTERATIVIDADE CENTRADA NO SER HUMANO

    16 de Julho, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Andreia Lopes: Advisor de sucesso ao Investimento Internacional na área do Imobiliário

    1 de Julho, 2025

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    ERA Group revela cinco estratégias para empresas mais produtivas e resilientes

    18 de Junho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025
  • ESTUDO

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Utilização de IA dispara 233% entre profissionais e trabalhadores de escritório

    16 de Julho, 2025

    Adecco alerta: o trabalho extra pode ser uma alavanca para o crescimento profissional

    15 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    43% dos consumidores considera que o atendimento das marcas melhorou

    29 de Junho, 2025
  • DICAS

    Férias com crianças: o que fazer sem gastar dinheiro

    17 de Julho, 2025

    Cinco medidas para poupar combustível nas deslocações de verão

    9 de Julho, 2025

    Verão sobre rodas: 8 dicas para planear as suas férias em autocaravana

    21 de Junho, 2025

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    Lisboa recebe novo bootcamp para a indústria de videojogos

    24 de Maio, 2025

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025
  • DESTINOS

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    APCCEREBRO lança corrida “5KM pelo teu Cérebro” para sensibilizar para os tumores cerebrais

    17 de Junho, 2025

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Guimarães conquista 14 galardões Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

    10 de Julho, 2025

    Vaudeville Rendez-vous abre com acrobacias em bicicletas e música ao vivo

    8 de Julho, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

    19 de Julho, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025
Creative News
Home»Banco»Bancos estão a evoluir para um modelo mais ágil e centrado no Cliente graças às tecnologias cloud impulsionadas pela IA
Banco

Bancos estão a evoluir para um modelo mais ágil e centrado no Cliente graças às tecnologias cloud impulsionadas pela IA

De acordo com o relatório "The Digital Horizon: Banking's Shift from Mainframe to AI-Driven Cloud Infrastructure" da NTT DATA
24 de Março, 2024
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A NTT DATA, empresa líder em negócios digitais e serviços de TI, divulgou um relatório focado no setor bancário intitulado “The Digital Horizon: Banking’s Shift from Mainframe to AI-Driven Cloud Infrastructure”, com o objetivo de analisar as mudanças mais significativas que a indústria enfrenta. As conclusões resultam de um inquérito realizado a 650 personalidades de entidades bancárias a nível mundial.

O estudo oferece uma perspetiva abrangente sobre a modernização do setor e a sua trajetória para a inovação e transformação. A este respeito, o inquérito revela uma tendência transformadora: os bancos estão a colaborar cada vez mais com inteligência artificial e serviços cloud, motivados por vários desafios. Desafios que resultam das exigências dos consumidores, da regulamentação, dos novos intervenientes no mercado e da pressão competitiva dos avanços tecnológicos inovadores.

 

Modernização e Tendências de Transformação

Analisando as tendências reveladas pelos resultados, destacam-se vários pontos que vão moldar a evolução, transformação e modernização das entidades do setor:

Persistem os sistemas legacy, baseados em infraestruturas tradicionais: Apesar de 89% das entidades se identificarem como inovadoras, 63% ainda operam com sistemas “datados”, confirmando a persistência deste tipo de infraestruturas. Mais de 60% dos executivos bancários afirmam que a IA generativa está a facilitar decisivamente a transição das aplicações para a cloud, indicando uma fase de transformação para esta tecnologia.

Apoio do conselho de administração às iniciativas de IA e cloud: Nove em cada dez executivos afirmam que as suas iniciativas relacionadas com ambas as tecnologias são apoiadas pelos seus conselhos de administração. Embora a maioria dos Bancos já esteja a integrar a inteligência artificial nas suas tecnologias, 30% ainda se encontram nas fases iniciais de adoção. Adicionalmente, 80% não dispõe de um plano estratégico para a adoção da IA generativa, o que realça a necessidade de melhorar as capacidades.

A cloud como um facilitador da inovação: Os serviços cloud surgem como um facilitador da inovação nos processos, com 36% dos inquiridos a mencionarem a flexibilidade e a escalabilidade como fatores-chave para a migração para a cloud, indicando uma mudança nas preocupações para além dos custos.

Migração para a cloud acelerada pelos avanços da IA: 25% também reconhecem uma tendência crescente na migração para a cloud motivada pelos avanços da IA. Isto prenuncia uma nova era em que a colaboração entre o potencial da inteligência artificial para reinterpretar o código tradicional – um dos principais desafios tecnológicos para os Bancos – e a escalabilidade da tecnologia cloud vão acelerar as iniciativas de modernização e transformação, sugerindo que a persistência tradicional dos sistemas legados está a chegar ao fim.

Kaz Nishihata, Administrador e Vice-Presidente Executivo Sénior do NTT DATA Group Corporation, comenta que: “Os Bancos não estão apenas a evoluir tecnologicamente, mas também culturalmente. A rápida adoção de IA e cloud pelo setor está a redefinir os modelos de negócio e a estabelecer novos padrões na liderança do setor. Esta força tecnológica está a levar os Bancos a uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes, permitindo a prestação de serviços mais rápidos, mais seguros e personalizados.”

José Manuel Pérez Bajo, Banking Partner da NTT DATA, acrescenta: “Apesar de ser um desafio significativo, a condução da mudança também representa uma oportunidade para a transformação do setor bancário. Conhecer o contexto atual, as opções disponíveis e reconhecer os obstáculos facilita a modernização da tecnologia e torna-a mais clara e menos arriscada. A NTT DATA está a apoiar os seus clientes do setor com iniciativas relacionadas com a IA generativa, promovendo a evolução dos sistemas tradicionais e aproveitando os ambientes cloud para aumentar a segurança, melhorar a resiliência, inovar e modernizar.” 

Por sua vez, Marcos Cardeira, Diretor da área de banca da NTT DATA Portugal, acrescenta que “Assistimos a uma profunda transformação no setor bancário. A migração do mainframe para cloud está no topo da agenda dos executivos. Esta modernização será acelerada com a Inteligência Artificial generativa através da modernização automática do código legacy, permitindo reduzir a dependência de profissionais especializados nas principais linguagens do mainframe, cada vez mais escassos. Por outro lado, também reforçará as vantagens desta transformação, nomeadamente na melhoria da qualidade do serviço prestado ao cliente através da customização da oferta ou da redução do tempo médio de contratação de produtos exigentes a nível de documentação.”

Para ler o relatório completo, aceda a https://pt.nttdata.com/insights/reports/banking-in-the-cloud-report.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorO seu carro pode pôr o seu animal de estimação em perigo
Próximo Glauco Madeira junta-se à Lisbon Digital School no propósito de profissionalizar a Inovação e a área de Produto no mercado

Relacionados

89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

4 de Março, 2025

O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

19 de Fevereiro, 2025

ÚLTIMAS
Notícias

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

A 99x Portugal, tecnológica especializada em elevar o potencial digital das organizações, tem 40 vagas…

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.