O estudo Impacto das power skills skills em organizações 5.0 , desenvolvido pela PowerUp, traz à luz a necessidade das competências humanas, ou power skills , para o progresso e sustentabilidade das empresas. As conclusões do relatório destacam cinco competências como fundamentais: empatia, colaboração, criatividade, pensamento crítico e comunicação. A investigação, publicada agora, centrou-se em empresas portuguesas de diferentes dimensões e setores de mercado.
As conclusões do estudo mostram que as organizações compreendem o impacto da ausência das power skills no seu futuro, que pode ir da redução da produtividade, ao ambiente organizacional de menor qualidade, à desmotivação e turnover das pessoas, até ao impacto negativo no negócio. Filipa Lemos Cristina, bióloga e fundadora da PowerUP, afirma “fica claro que o futuro do trabalho não está apenas nas mãos dos que dominam as últimas tecnologias, mas também – e talvez mais crucial – nas mãos dos que têm a capacidade de liderar com empatia, criar com originalidade, colaborar com eficácia e comunicar com clareza.”
Este estudo encontra eco no relatório do World Economic Forum sobre o Futuro dos Empregos 2023 1 , que prevê uma transformação do mercado de trabalho em 44% nos próximos cinco anos, e onde se destaca a importância do desenvolvimento de competências interpessoais que vão fazer a diferença para pessoas e organizações.
As cinco power skills identificadas neste relatório acrescentam processos colaborativos mais produtivos e mais sustentáveis dentro das organizações. A empatia , que se revela na capacidade de escuta ativa e da inclusão de ideias de outros em processos de brainstorming colaborativos, cria uma organização mais flexível. A colaboração representa a capacidade de as equipas trabalharem todas para objetivos comuns, em lugar de objetivos compartimentados como se verifica em várias culturas de organizações. A criatividade para pensar fora da caixa, permite trazer inovação e diferenciação num mercado em constante transformação. O pensamento crítico acrescenta capacidade para analisar problemas, simplificá-los e desenhar estratégias. A comunicação junta a assertividade e a clareza, que promovem maior alinhamento dentro das equipas e evita mal-entendidos. A análise de questionários e entrevistas a líderes empresariais, mostra que os entrevistados acreditam que o desenvolvimento das pessoas nas organizações deve estar ligado aos objetivos estratégicos, bem como ao “S” das práticas sociais, ambientais, e de boa governança das empresas ( Environmental, Social, and Corporate Governance – ESG), de forma a contribuir para o bem-estar das pessoas e sustentabilidade das organizações. 1 World Economic Forum, relatório Futuro dos Empregos 2023
O estudo revela que as empresas ainda não utilizam ferramentas específicas para medir as power skills ou a sua evolução dentro da organização. O relatório, publicado agora pela PowerUP, foi construído com base em entrevistas feitas a onze organizações do mercado português, de start-ups a grandes empresas, onde se incluíram Fujitsu, Nova SBE, L’Oreal, Visionware, Galp, Moneris, CI&T, Maze, Impact Market.