No ano de 2023, a JCDecaux voltou a destacar o enorme potencial criativo da Publicidade Exterior, com inúmeras campanhas disruptivas e inovadoras. Estas não só evidenciaram a sua capacidade para proporcionar experiências que transcendem as expectativas convencionais do setor, mas também reforçaram a sua posição de liderança na vanguarda da publicidade exterior.
Uma expressão exemplar destas campanhas inovadoras foi a da Água das Pedras, que, em colaboração com Fios Jardins Suspensos, Initiative e BBDO, instalou um impressionante painel composto por 500 plantas em Lisboa. Este projeto exclusivo, desenvolvido em parceria com a JCDecaux, não apenas embelezou a cidade, mas também promoveu ativamente a sustentabilidade. Cerca de 90% da vegetação foi produzida localmente, tendo sido escolhidas as espécies mais resistentes ao ambiente externo. Após a campanha de 28 dias, as plantas foram transplantadas para o Pedra Salgadas Spa & Natureza Parque, contribuindo para a regeneração do solo e aumento da biodiversidade. Esta iniciativa destaca-se como uma nova geração de comunicação, unindo a criatividade e a responsabilidade ambiental, de forma a reforçar o compromisso da marca em dar à natureza mais do que recebe.
Para a Super Bock, a Praça do Saldanha foi transformada em um inusitado terminal de pedidos de desculpas, rebatizada como Praça da Amizade. A JCDecaux decorou os abrigos, destacando um local estrategicamente próximo a um quiosque movimentado, onde as pessoas podiam tirar fotos com rótulos personalizados. Essas imagens podiam ser alvo de download e enviadas diretamente aos amigos com quem houvesse desentendimentos, proporcionando uma abordagem inovadora para a promoção da reconciliação. Essa ativação única harmoniza criatividade e interação direta, fomentando a amizade e a resolução de conflitos de uma maneira verdadeiramente única.
A Adidas escolheu uma abordagem única para apresentar o lançamento das suas botas exclusivas para craques, contando com a participação do embaixador em Portugal, Rafael Leão. As botas foram apresentadas de forma surpreendente no mupi da JCDecaux, levitando e girando, com recurso à utilização de ímanes estrategicamente posicionados. A localização escolhida foi a Praça dos Restauradores, cuidadosamente selecionada para criar um impacto visual envolvente, proporcionando uma experiência singular para promover este lançamento.
No caso da McDonald’s, a equipa de Creative Solutions da JCDecaux tornou possível uma campanha inovadora, que se destacou pelo seu apelo visual e sensorial. A campanha diferenciou-se ao incorporar o som realista de uma mordida num mupi, oferecendo uma experiência memorável e única a cada pessoa que passava e, consequentemente, ouvia o som autêntico de uma dentada.
Este ano foi também marcado pela primeira campanha programática da JCDecaux Portugal, em parceria com a Dentsu e com o suporte de SSP VIOOH. A Tranquilidade Generali esteve em destaque em mais de 300 ecrãs por todo o país, pelas ruas de Lisboa, Porto, Oeiras e Cascais, assim como no Aeroporto de Lisboa, atingindo um total de cerca de 2.2 milhões de impactos.
Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal, afirma que: “Em 2023, a JCDecaux voltou a testar os limites da publicidade, criando conexões únicas e duradouras entre as marcas e o público. Estamos comprometidos em ir além, não apenas criando impacto, mas também proporcionando experiências memoráveis e que captam a atenção das audiências, de forma genuína”.