O Hyundai Kauai, surgiu em 2017 para alavancar vendas da marca na Europa e nos Estados Unidos, mas o seu nome original não foi bem aceite no nosso país, tendo como nome original “Kona”.
O nome atribuído pela Hyundai, referia-se a uma ilha havaiana. Para o mercado português, este nome seria alvo de humor e não seria levado a sério.
A Hyundai Portugal alterou o nome, também para uma ilha havaina, mas chamada de Kauaʻi . Este foi nome com que foi batizado em Portugal e desde aí tem sido um sucesso no nosso país.
Este SUV veio competir com veículos como o Toyota C-HR, o Ford Puma, entre outros deste segmento.
Quando o Kauai foi lançado, tinha como alvo um público mais jovem, com cores mais eletrizantes, mas esta nova versão tem uma cor de lançamento mais sóbria ainda que com um visual mais arrojado. A Hyundai mudou o seu público alvo para um público mais “refinado”. Será que fez bem?
Esta nova versão do Kauai muito pouco tem a ver com a versão anterior. A versão que ensaiamos é a N Line MY24 (TT) é inspirada no desempenho, adiciona elementos de design mais agressivos na traseira e dianteira – como o para-choques em forma de asa, o revestimento das cavas das rodas na cor da carroçaria e a dupla ponteira de escape.
Este “kit” N Line dá um ar mais futurista, vem modificar completamente o Kauai dando um ar mais agressivo e desportivo!
O design do Kauai, dá ainda parecenças com seu irmão Hyundai Tucson, penso que tenha sido intencional por parte da Hyundai.
Quanto ao motor, temos um motor 1.0 T-Gdi de três cilindros, com 120cv, turbo a gasolina.
É um motor que recupera bem em baixas rotações e que em autoestrada vai muito acima das velocidades permitidas por lei.
Com três modos de condução, modo ECO, NORMAL e SPORT. Notámos que no modo SPORT o carro fica mais reativo ao acelerador.
Com esta motorização, temos uma caixa manual de seis velocidades.
O interior tem bancos muito confortáveis com a inscrição “N” para recordar que o “nosso” Kauai é uma versão “N”. Mas como o Kauai cresceu de tamanho temos mais espaço interior, os passageiros têm mais espaço para pernas e cabeça, embora o passageiro que viaje no banco do meio traseiro, irá mais apertado.
O Hyundai Kauai tem um visor panorâmico com ecrã duplo. O sistema de infotainement é completo e de fácil utilização, sensível ao toque e já trás o novo grafismo da Hyundai.
Traz controlos físicos para a climatização, o que facilita na condução.
O volante tem bom acabamento, com botões fáceis de perceber e de utilizar mas perdeu a identidade Hyundai tal como nos modelos Ionic.
É um veículo que tem muitas ajudas à condução, tais como Lane Keep Assist, controlo adaptativo, deteção de colisão com peões e ciclistas, sistema de infravermelhos que está sempre a ler o nosso rosto para detetar cansaço, distrações, sonolência, entre outros sistemas de segurança e ajudas de condução.
Tem uma bagageira 466L que com os bancos traseiro rebatidos ultrapassa os 1000L de capacidade.
Achámos que o interior poderia ser mais agradável ao toque, reduzindo os plásticos nas portas visto ser um veículo com um valor de 31.520€.