A Deloitte anuncia os vencedores da primeira edição do “Deloitte Technology Fast 50 Portugal”, o programa de prémios da série “Fast” que é uma referência internacional no setor tecnológico.
Na primeira edição do programa, com um período de análise entre 2019 e 2022, as empresas vencedoras alcançaram um volume de negócios agregado superior a 550M€ (mais 265% do que em 2019) enquanto as exportações chegaram aos 250M€ (mais 179% do que em 2019). Paralelamente, existiu um crescimento acumulado de 141% no número total de colaboradores. As 50 empresas que compõem o ranking tiveram um crescimento médio de 400%.
Para Pedro Brás da Silva, Associate Partner da Deloitte, “a primeira edição portuguesa do Technology Fast 50 destaca diversos exemplos notáveis de um setor cada vez mais estratégico para a economia nacional e cujas empresas estão cada vez mais vocacionadas para o mercado global. Neste ranking estão representadas empresas de 11 distritos diferentes, o que demonstra que o crescimento acelerado, a inovação e o empreendedorismo não são um exclusivo das grandes cidades. São empresas que praticamente não existiam e que no seu agregado já têm algum significado para a economia nacional, e também é muito interessante que quase 80% já apresentem resultados positivos”.
A primeira posição do ranking é ocupada pelo “unicórnio” Sword Health, a primeira plataforma do mundo que prevê, previne e trata patologias músculo-esqueléticas. Segue-se a Addvolt, que desenvolveu uma solução que permite recuperar, produzir e armazenar energia elétrica a bordo de camiões de transporte sob temperatura controlada. O top 3 do ranking fica completo com a Knok, tecnológica que combina inteligência artificial com telemedicina.
“É com muito orgulho que recebemos esta distinção atribuída pela Deloitte. Em 2023, a Sword Health foi reconhecida nos Estados Unidos e, agora, em Portugal, como uma das empresas que mais cresce à escala global. Este reconhecimento pertence, em absoluto, a toda a equipa da Sword, porque só com o seu talento e dedicação é possível atingir este nível de resultados. Continuaremos focados em impactar positivamente a vida de todos os pacientes e na nossa missão: libertar dois milhões de pessoas da dor.”, comenta Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health.
Além das 50 empresas do ranking, foram ainda distinguidas cinco empresas e uma personalidade nas seguintes categorias: Daniela Braga, CEO da Defined.ai, é a vencedora na categoria “Women in Leadership”, Sensei, Bloq.it e Musiversal destacam-se na categoria “Rising Stars”, enquanto a Feedzai e a Doutor Finanças vencem nas categorias “Tech Rocketship” e “Impact”, respectivamente.
Ranking geral 2023
![](https://creativenews.pt/wp-content/uploads/2023/01/graf.jpg)