Arrancou a 6 de dezembro, a campanha solidária da FlixBus em parceria com a Animalife, campanha que visa recolher e transportar gratuitamente artigos de pequena dimensão, de preferência usados, para cães e gatos. Os bens serão entregues à Animalife, entidade que apoia famílias em situação de vulnerabilidade económica e social e pessoas em situação de semabrigo com animais a cargo, bem como associações e grupos de proteção animal. A campanha decorre a nível nacional e está em vigor até ao próximo dia 12 de dezembro.
Trelas, coleiras e peitorais, pequenos comedouros e bebedouros, brinquedos de pequena dimensão, roupas para animais, e champô para cães e gatos – é esta a lista de artigos que podem ser doados e transportados gratuitamente pela FlixBus. A campanha está disponível em todo o país, mas limitada por questões operacionais às linhas que terminam na estação do Oriente, em Lisboa. A informação sobre as linhas abrangidas pode ser consultada na página da campanha em flixbus.pt/Animalife. Os artigos doados serão entregues e distribuídos pela Animalife pelas diferentes famílias e associações que apoia.
Apoiar e promover a economia circular
“Esta campanha Natal dos Animais insere-se no programa de responsabilidade social da FlixBus em Portugal, e o objetivo, para além de ajudar, é dar uma segunda vida a artigos que as pessoas possam ter em casa e que já não usem, promovendo a economia circular e fomentando a sustentabilidade” afirma Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha, acrescentando: “Escolhemos a Animalife pela dupla vertente de atuação, já que apoia não só famílias com animais em situação de vulnerabilidade social e económica, mas também associações e grupos de apoio a animais”, conclui.
Ao longo de uma semana, os passageiros FlixBus que viagem a partir de Albufeira, Armação de Pêra, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Faro Aeroporto, Fátima, Guarda, Lisboa, Mirandela, Olhão, Porto, Quarteira, Tavira, Viana do Castelo, Vila Real ou Viseu, são convidados a participar nesta iniciativa, dando uma nova vida ao que têm em casa e já não usam, ou a oferecer algo novo.
Sandra de Carvalho Weinstock, responsável pela comunicação e relações institucionais da FlixBus em Portugal explica a razão da campanha: “Em maio deste ano faleceu o Tom, o weimaraner da família, e acabei por ficar com imensas coisas, desde medicamentos a roupas ou brinquedos, que não fui capaz de deitar fora. Acabei por entregar a uma associação”, explica. “Tal como eu, pode haver mais pessoas nesta situação, que se podem juntar agora a esta iniciativa nacional da FlixBus. Estamos no Natal, há mais sensibilidade para estas temáticas”, conclui.
Por seu lado, Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, “considera que esta campanha vai fazer toda a diferença na vida de milhares de cães e gatos que se encontram a cargo de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade extrema, bem como de associações e grupos de proteção animal que têm poucos recursos para fazer face a todas as necessidades. Os bens recolhidos vão permitir criar condições para melhorar a qualidade de vida destes animais. Esta iniciativa solidária pode ser o ponto de partida para outras tantas que tenham como foco o bem-estar animal”, conclui.
Qualquer pessoa pode participar
“Os passageiros da FlixBus são convidados a trazer o seu donativo da lista acima, e colocar na caixa da campanha que irá encontrar no autocarro. No entanto, qualquer pessoa ou organização que se queira juntar a esta iniciativa será, naturalmente, bem-vinda. O importante é mesmo ajudar” — defende Pablo Pastega, acrescentando ainda que “A FlixBus está também a promover uma ação de recolha de donativos entre os cerca de 50 colaboradores do nosso escritório de Lisboa, que iremos entregar à Animalife no final”.
Mas não são só os passageiros da FlixBus a poder participar na campanha: há também um ponto de entrega e recolha de bens na estação do Oriente, em Lisboa, na loja da “Iberocoach” – junto aos táxis, os parceiros da FlixBus para a venda de bilhetes da rede. Isto permite que qualquer pessoa que passe por este terminal, independentemente de viajar ou não com a FlixBus, possa, também, contribuir.
Por questões operacionais, nem todas as linhas estão abrangidas, pelo que apenas é possível aceitar e transportar donativos nas linhas que têm Lisboa como estação terminal. e colocar na caixa da campanha que irá encontrar no autocarro. Por uma questão de espaço disponível, só são aceites bens de pequena dimensão, que devem estar devidamente embalados e/ou protegidos.
A FlixBus recomenda a todos os passageiros que queiram participar que confirmem previamente o número da linha em que vão viajar no bilhete. Para quem quer entregar diretamente na Gare do Oriente, e em caso de dúvidas, poderá pedir ajuda aos stuarts de apoio ao passageiro FlixBus, que indicarão o local onde pode deixar os donativos.
Apenas é possível aceitar bens de pequena dimensão: todos os que quiserem doar bens de maiores dimensões – como sacos de ração, por exemplo – devem operacionalizar a entrega diretamente com a Animalife, que tem voluntários em todo o país.