Ensaiamos a 5ª geração do Clio na versão Espirit Alpine que vem substituir o antigo conceito RS Line e deixamos a nossa opinião sobre este pequeno rebelde.
Com 30 anos de sucesso, o Renault Clio E-Tech full hybrid vem mudar a visão sobre o Clio.
Com um novo look, mais desportivo e mais atualizado, o Clio V levou um “facelift” nos dois para-choques. Na frente, recebeu uma nova grelha mais ampla com o novo logo da Renault embutido.
A cor desta versão é o azul iron, e o detalhe da cor cinzento mate faz um contraste espetacular. Também adorámos as entradas de ar de cada lado do para-choque que dá um ar mais agressivo.
O Clio conta ainda com novas assinaturas em LED tanto na frente como atrás.
O para-choque traseiro também foi renovado assim como as óticas traseiras agora com um aspeto translucido dando um ar mais desportivo e mais moderno. Mesmo com as falsas saídas de ar, achamos que complementam todo o conjunto do para-choques traseiro. Para finalizar a traseira, o detalhe das letras “CLIO” em preto faz a diferença.
Testamos o Clio em percurso citadino e autoestrada, mas temos a vantagem de ter a Serra da Arrábida bem perto de nós o que possibilita testar em circuito de serra com curvas. Assim sendo levamos este pequeno rebelde a passear nas curvas da serra ao qual adorou!
Brincamos um pouco em modo Sport, muito estável e os pneus cumpriram muito bem, agarrando-se à estrada.
Uma boa combinação de chassi, pneus, ajudas à condução… Um “pack” perfeito!
Esta versão do Clio tem umas belíssimas jantes de 17 polegadas com uma tampa azul e com o novo logo da Renault.
No interior, e nesta versão Espirit Alpine, os bancos da frente são ao estilo dos bancos desportivos com o logo ALPINE impresso. Muito confortáveis e excelentes para longas viagens. Ainda nos bancos da frente, ambos são reguláveis em altura.
Os bancos traseiros são confortáveis e com uma boa inclinação.
Mas esta versão tem imensos detalhes, tais como os cintos de segurança com detalhe azul da cor Alpine dando um ar mais de premium, o volante é cozido com linhas da cor da bandeira francesa assim como o pequeno detalhe no tablier com a bandeira francesa.
O interior é bem insonorizado e em modo elétrico transmite-nos uma calma como se tratasse de um elétrico a 100%.
Tablier mais alto do que as portas e com acabamento em tecido feito a partir de materiais sustentáveis, nomeadamente a partir da madeira.
No centro um grande tablet de 9.3” com boa visibilidade, o software foi atualizado e está mais rápido e intuitivo comparado com a versão anterior. Tem conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fios. Gostamos imenso dos controlos físicos do ar condicionado!
Na frente do condutor, o ecrã do painel de instrumentos de 10” é personalizável, assim como a cor ambiente.
Conta com mais de 20 sistemas de apoio à condução, tais como o “blind spot assist”, cruise control adaptativo, cameras 360º, entre outras.
É ágil e bastante fácil de conduzir!
Tem ainda uma bagageira de 391L de capacidade e se necessitarmos de mais espaço basta baixar os bancos traseiros.
Conta com 3 modos de condução, My Sense, Sport e o Eco para uma máxima eficiência.
Conta ainda com uma caixa multimodo, sendo que tem a opção B-mode, para uma máxima recuperação da bateria, por exemplo numa descida.
Todo conjunto de motor 1.6 a gasolina e motor elétrico, perfaz 145cv e 205 Nm de binário máximo.
Para conclusão, achamos que foi uma evolução perfeita!
Parabéns Renault!