A Cegid, fornecedora líder mundial de soluções cloud de gestão empresarial para os setores Financeiro (Tesouraria, Fiscal e ERP), Recursos Humanos (Processamento Salarial, Gestão de Talento), Contabilidade, Retalho, para Pequenas Empresas e Empreendedores, acaba de assinar um acordo de parceria estratégica com a Code.org, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da inclusão das ciências da computação nas instituições de ensino de todo o mundo. Esta aliança irá impulsionar a aprendizagem no domínio das ciências da computação entre alunos e professores em Portugal e Espanha, com o objetivo de reforçar as competências de ambos os países em áreas como a programação, cibersegurança, inteligência artificial e lógica computacional.
A Code.org e a Cegid partilham a mesma visão sobre a importância do ensino da Computação e o papel fundamental das competências digitais para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento social e económico da região. Com esta parceira, as duas entidades assumem o compromisso de colaborar em conjunto para colmatar o défice de informação e de acesso a competências informáticas, com especial foco na programação.
“A tecnologia está no cerne da Cegid. Esta parceria permite-nos continuar a ter um impacto positivo junto das nossas comunidades. Impulsionamos o presente como um agente digitalizador das pequenas e médias empresas para que possam fazer crescer os seus negócios e, com o apoio da Code.org, alargamos o nosso alcance para construir as bases não só do presente, mas também do amanhã digital, através das gerações futuras”, explica Silvia Baschwitz, Diretora de Comunicação Externa, Relações Institucionais e ESG da Cegid na Ibéria, América Latina e África.
Para Elena Gorostiza, responsável pelas Parcerias Internacionais da Code.org na região EMEA, “a Cegid é uma empresa que, pela sua atividade, compreende a importância da tecnologia na nossa era, entende e apoia a ideia de que os nossos filhos não devem ser meros consumidores de tecnologia, mas sim ter a capacidade de compreendê-la e, acima de tudo, de criá-la.”
Primeira edição arranca com formação de 50 professores em Portugal e Espanha
Como aposta na literacia e inclusão social, a Cegid irá financiar a formação de 50 professores em Portugal e Espanha durante esta primeira edição. Ambas as entidades irão desenvolver iniciativas em conjunto no sentido de sensibilizar as crianças, os professores, as famílias e a sociedade em geral para a importância da programação.
Especialistas em educação e neurocientistas afirmam que a programação proporciona às crianças a oportunidade de cultivar o pensamento lógico e estruturado, bem como de adquirir competências no domínio do pensamento algorítmico e da criatividade expressiva. Por essa razão, o ensino da programação numa idade precoce é fundamental para melhorar o desenvolvimento cognitivo na infância.
Mais de 78 milhões de alunos e 2 milhões de professores realizaram formação na plataforma digital da Code.org, onde foram lecionadas mais de 1.1 mil milhões de horas do workshop “Hora do Código” a nível mundial.
A Code.org gerou um amplo consenso em Espanha, onde conta com o apoio de quatro ex-primeiros-ministros e de instituições como a CEOE, a Adigital e a Fundação Princesa de Girona, bem como de algumas das maiores empresas do país. Para desenvolver e impulsionar o projeto em Portugal, a Code.org assinou recentemente um acordo de parceria com a Fundação Santander Portugal, que se dedica aos mais diversos programas e iniciativas na área da educação, mantendo também uma forte intervenção nas áreas sociais, ambientais e culturais.
A Cegid é líder em software de gestão empresarial e, com a chegada de fundos europeus, a empresa está focada em apoiar a transformação digital do tecido empresarial português. A missão da Cegid é conseguir que as empresas se adaptem à era digital em que vivemos, para se manterem competitivas e acelerarem o crescimento dos seus negócios. Este objetivo está de acordo com a razão de ser da Code.org, que, ao mesmo tempo que está concentrada nas gerações futuras, pretende construir uma sociedade que consiga desenvolver-se de acordo com as regras de uma era tecnológica.