Com os mais recentes avanços no âmbito da Inteligência Artificial Generativa, a Salesforce (NYSE: CRM), CRM de Inteligência Artificial (IA), está a incorporar na sua oferta o poder desta tecnologia, dos Dados e do CRM, capacitando as empresas a tirarem partido destas soluções para fazerem crescer os seus negócios, com confiança.
São várias as soluções recentemente apresentadas pela Salesforce, já disponíveis para testes beta, e que estarão disponíveis para todos os clientes até ao final do primeiro trimestre de 2024, que vão permitir que as empresas portuguesas possam incorporar nas suas soluções Salesforce todo o poder da IA Generativa. Um estudo recente (State of Data and Analytics) revela que quase nove em cada dez (87%) dos analistas de dados e profissionais de TI concordam que os avanços na IA tornam a gestão de dados uma prioridade.
As soluções recentemente apresentadas no evento Dreamforce têm como base o Einstein Trust Layer, que protege dados sensíveis e permite que as empresas possam confiar nos dados criados pelas respostas de IA Generativa. A Salesforce está comprometida com o uso ético dos seus produtos e serviços, e mantém a confiança na vanguarda de cada inovação em IA: diretrizes e recursos confiáveis que protegem os dados da empresa e dos clientes.
Adicionalmente, a Salesforce também anunciou no Dreamforce a disponibilização da Plataforma Einstein 1 e do Einstein Copilot em todas as suas principais clouds (marketing, vendas, serviço e comércio). O Einstein 1 impulsiona a produtividade e experiências de confiança baseadas em dados, IA e CRM. Por sua vez, o novo Einstein Copilot é um assistente conversacional que utiliza IA Generativa e está integrado em todas as aplicações Salesforce.
Mas para tirar maior partido da IA, os dados das empresas devem estar em ordem. Capacitar uma IA eficaz – generativa ou não – requer entradas de dados seguras e confiáveis. Na verdade, e segundo o mesmo estudo, 92% dos inquiridos afirmam que a necessidade de dados confiáveis é maior do que nunca; e apenas 57% dos líderes de dados participantes no estudo estão totalmente confiantes nos seus dados.
Para apoiar os seus clientes na área de Dados, a Salesforce apresenta o Salesforce Data Cloud, que conecta todos os dados num único framework, permitindo que as empresas tenham uma única fonte de verdade sobre os seus clientes e eliminando o problema de silos e dados desconectados.
Empresas portuguesas começam a testar soluções de IA Generativa
“Após o Dreamforce, onde fizemos o anúncio oficial de todas as nossas novas soluções no âmbito da IA Generativa, as mesmas têm sido apresentadas às empresas portuguesas com as quais trabalhamos, e algumas já estão inclusivamente a testar com sucesso a integração de IA Generativa nas suas ferramentas Salesforce”, afirma Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal. “As empresas portuguesas estão muito atentas às potencialidades da IA Generativa e querem perceber de que forma a integração desta tecnologia pode acrescentar valor aos seus negócios”, conclui.
A Salesforce acredita que os dados, a inteligência artificial e a automação, quando combinados, têm o potencial de transformar e melhorar a eficiência e a produtividade das empresas, independentemente do setor de atividade e dimensão. Soluções como o Einstein Copilot ou o Slack AI estão a permitir que as empresas possam contar com assistentes de IA ponderosos, e infundir IA de confiança no seu fluxo de trabalho diário.
Dados da McKinsey revelam que, até 2030, a integração da IA Generativa nas empresas vai permitir que 30% do tempo dos colaboradores possa ser libertado para outras tarefas, aumentando assim a produtividade dos profissionais de vários setores.
“As oportunidades e o potencial que esta tecnologia proporciona estão apenas no início, mas já começamos a ver alguns resultados interessantes nos nossos clientes, que já estão a capacitar as suas ferramentas com IA Generativa, com poupanças significativas através da automação de processos que permitem, por exemplo, um atendimento ao cliente mais eficaz”, explica Tiago Esteves, Principal Solution Engineer da Salesforce em Portugal.