Rede SITIO chega às 19 localizações no país e entra na área de gestão de espaços de cowork para colaborar com empresas e proprietários
A maior rede nacional de espaços de cowork e coliving conta com um forte plano de expansão até 2025, abrindo 4 novos espaços de trabalho colaborativo até ao primeiro trimestre de 2024, no norte do país e em Lisboa. Para responder às necessidades dos proprietários de edifícios no novo paradigma do workplace e à crescente tendência na criação de espaços colaborativos em Portugal, o SITIO cria ainda uma nova área dedicada à gestão de espaços de cowork, para colaborar ao lado das empresas e proprietários na rentabilização de espaços, numa perspetiva de parceria na gestão e exploração.
Após o SITIO FintechHouse – o hub de inovação financeira – na Duque de Loulé, o SITIO Setúbal e o SITIO Aveiro, inaugurados entre o final de 2022 e primeira metade de 2023, o SITIO vai alargar a sua rede em quatro novas localizações de cowork em Portugal até ao primeiro trimestre de 2024. Contando com um forte plano de expansão e um investimento até 5 milhões de euros até 2025 para ganhar escala e capilaridade no país, o SITIO terá novas localizações a norte – em Guimarães e Gaia – bem como duas novas unidades em Lisboa, nas zonas de Alvalade e Oriental.
Com estas aberturas, a rede SITIO chega às 15 unidades de cowork em 5 cidades – Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro e Guimarães -, e aos atuais 6 espaços de coliving, passando a somar a criação de projeto e gestão de cerca de 26.000 m2, 2650 postos de trabalho e 65 quartos. Estes números permitem posicionar o SITIO como a maior empresa portuguesa a operar no setor de espaços colaborativos em Portugal e líder nacional em número de localizações no país.
Para responder às necessidades do novo paradigma do workplace, com a democratização de espaços de trabalho onde facilidade de acesso, a partilha de conhecimento, o networking ganham expressão, o modelo de trabalho híbrido a nível global, bem como à tendência crescente de procura de soluções imobiliárias flexíveis e partilhadas em Portugal, o SITIO cria ainda uma nova área dedicada à gestão e operação de cowork, levando o seu expertise no desenho e exploração aos proprietários que pretendam rentabilizar seus ativos imobiliários.
Localizado na Avenida Marechal Gomes da Costa, a “Cidade Bi4All” é o primeiro projeto da rede SITIO em matéria de coworkplace management, ficando responsável pela dinamização e operacionalização de cerca de 4400 metros quadrados pertencentes à tecnológica dedicada à transformação digital e data science, abrindo também esta verdadeira cidade a novas comunidades de inovação e tecnologia, num empreendimento com um estilo de vida e condições únicas em plena Lisboa.
Miguel Ricardo, general manager da rede SITIO, reforça que “no SITIO foi criado um modelo replicável e atrativo para a rentabilização de espaços imobiliários que, com a democratização do trabalho híbrido e até do fullremote, vêm os seus (valiosos) metros quadrados subaproveitados. Num modelo de parceria e de exploração com receita partilhada, o SITIO oferece uma nova oportunidade de negócio para os seus proprietários e, acima de tudo, permite ainda gerar uma nova vida aos seus edifícios, com o acolhimento de novas comunidades e perfis de utilizadores”.
Prevista para o final de outubro de 2023, a próxima inauguração será o SITIO Guimarães irá localizar-se no MITH – Minho Innovation & Technology Hub. Com cerca de 1200 metros quadrados, 202 postos de trabalho e um SITIO Café, esta unidade vai erguer-se num megaempreendimento dedicado a Work + Tech and Live com a assinatura do Grupo Casais. O SITIO foi escolhido como parceiro estratégico na criação do primeiro espaço colaborativo num projeto icónico que vai acolher a atual e a próxima geração de comunidades de inovação, start-ups e scale-ups que se queiram instalar junto ao meio académico de Guimarães, nomeadamente com a proximidade à Universidade do Minho.
Já o atual cowork em Alvalade, na Rua João Saraiva, vai estender-se no 1º semestre de 2024 a uma nova unidade de cerca de 2200 metros quadrados e contar com um vertical estratégico e exclusivo – sobre o qual serão apresentadas novidades no Web Summit -, que irá acolher cerca de 270 postos de trabalho. Prevista para o 1º trimestre de 2024 está também a inauguração do SITIO Gaia, situado na Avenida Da República, em frente ao El Corte Inglés, acolhendo cerca de 360 desks em 2400 metros quadrados, numa região cujos polos de inovação têm registado uma tendência crescente e forte atratividade.
Miguel Ricardo salienta ainda que “os próximos dois anos serão de consolidação por respondermos a um novo paradigma com agilidade e conhecimento, quer na gestão de obra, quer na implementação e acompanhamento de comunidades, assegurada pelas equipas do SITIO. Sem dúvida, estamos a viver uma nova era e geração dos espaços de trabalho, não só pelo crescente nomadismo digital e comunidades de inovação e empreendedorismo, mas também pela tendência que registamos de grandes empresas instaladas em Portugal que estão a criar verticais de inovação e procuram espaços fora das suas sedes, que sejam mais alinhados com o propósito e território fértil para nascerem novas ideias, perspetivas e, acima de tudo, colaboração.”
A atuar desde 2014 em Portugal, cada espaço da rede SITIO conta com cerca de cinco planos desde o escritório privado, híbrido, posto de trabalho fixo ou hot desk e mesmo escritório virtual. Com um ADN smart& cool, descomplexado e desenhado para abraçar e apoiar as comunidades locais com serviços que respondam às suas necessidades de negócio, matchmaking e até de bem-estar, a rede conta com salas de reunião, auditórios, espaços para eventos e networking, oferecendo ainda amenities como água, café, frutas grátis, copa, lounges e phonebooths.
Em 2023 foi ainda criado o SITIO Café, um conceito que não só responde ao dia-a-dia das comunidades, como oferece serviços de catering para uma simples reunião ou evento de maior dimensão para os utilizadores, mas também para comunidades envolventes que necessitem destes serviços com flexibilidade. Aberto ao público, o SITIO Café oferece uma experiência de elevada qualidade, de pastelaria e gastronomia saudáveis com a assinatura da Chef Eva Oliveira. As primeiras unidades foram inauguradas na Fintech House, em Lisboa, no SITIO Setúbal e o SITIO Guimarães será o terceiro espaço com esta oferta.
“A este todo, junta-se ainda a procura e a democratização de espaços que ofereçam um grande suporte de serviços complementares à sua atividade, bem como proporcionem um equilíbrio entre o bem-estar profissional e pessoal, erguendo-se comunidades únicas cuja partilha de conhecimento e de momentos do dia-a-dia são denominadores comuns, mesmo que sejam concorrentes”, termina Miguel Ricardo.