O GRACE – Empresas Responsáveis, associação empresarial de referência em Portugal, anuncia a realização da 1ª Edição do Congresso
“More Than Green”, cujo mote será “A Sustentabilidade como fator de Competitividade”. A iniciativa irá ocorrer entre as 9h00 e as 18H15, do dia 7 de novembro de 2023, no Tivoli BBVA, em Lisboa, e pretende debater a sustentabilidade enquanto driver essencial da competitividade nas empresas.
Num momento em que a sustentabilidade já não é apenas uma responsabilidade corporativa, mas sim um imperativo estratégico para a resiliência e a competitividade das empresas, o GRACE – Empresas Responsáveis, debate agora o tema, neste evento, focando-se no ESG (Environmental, Social, Governance), com o objetivo de apoiar os participantes na aquisição de ferramentas que podem ser utilizadas para que cada organização alcance todo o seu potencial na temática.
Para Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da VdA “este Congresso é uma oportunidade única para conhecer os motivos pelos quais nenhuma empresa poderá manter-se competitiva, a longo prazo, se ignorar qualquer uma das três dimensões da sigla ESG.” “Preparámos vários painéis que contam com perfis que lideram a transformação sustentável, o know-how de especialistas de renome, as experiências de quem caminha nos diversos passos da jornada e a partilha de conhecimento sobre o tema”.
O PROGRAMA
A manhã do Congresso será iniciada com uma opening session a cargo de Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis em representação da VdA, e, posteriormente, às 9h30, Henri Bruxelles, Chief Sustainability & Strategic Business Development Officer da Danone, dará voz ao tema “Sustainability as a source of competitive advantage”, utilizando o percurso da Danone para ilustrar os principais riscos e oportunidades de sustentabilidade que as empresas enfrentam para chegar ao futuro.
A manhã ficará ainda marcada por uma mesa redonda com Cláudia Azevedo, CEO da
Sonae, Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e EDPR, Carlos Mota Santos, CEO da MotaEngil e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, que irão liderar o debate “Sustainability Champions, here & abroad” e desvendarão como as respetivas estratégias de sustentabilidade têm contribuído para as suas agendas de competitividade, debatendo os motivos pelos quais o setor em que operam também influencia os passos da jornada.
Antes do almoço, Nuno Fernandes – autor do livro Climate Finance, Membro do Conselho de Auditoria do Banco Europeu de Investimentos, Managing Partner da Odgers Berndtson Board Solutions, e Professor Catedrático no IESE Business School – irá subir ao palco na companhia de Leonor Ferreira, Editora de Mercados no Jornal de Negócios, para conversar com esta sobre o risco que as alterações climáticas constituem para a economia e o setor financeiro.
A tarde será iniciada por Inês dos Santos Costa, Associate Partner e responsável pela linha de serviços de Climate & Sustainability em Risk Advisory na Deloitte, que irá abordar a importância das empresas se prepararem para um novo paradigma de reporting.
Ainda durante a tarde, serão vários os testemunhos e contributos relevantes sobre os reportes de sustentabilidade, greenwashing, e a definição e implementação de uma estratégia de sustentabilidade e correta identificação dos riscos ESG. Temas que serão abordados e debatidos por nomes como Teresa Cardoso de Menezes, Managing Director Informa D&B, Carolina Cruz, CEO da C-More, Pedro Norton de Matos, mentor e organizador do Greenfest, Luis Rochartre, Business Transformation Executive na Insure Hub, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, Tayeb Mouhcine, South Europe & Turkey Cluster General Manager do Group Bel; Carlos Medeiros Abreu, Executive Board Member SECIL, Teresa Gonçalves, CEO SATA Holding e Catarina Gomes, CEO J.Gomes Lda.
Em parceria com a Get2c, irá ser medida a pegada de carbono do evento, através da análise dos suportes de comunicação, materiais, fornecedores e até da deslocação dos participantes.
O Congresso conta com o patrocínio do BBVA, EDP, Deloitte, Fidelidade, Informa D&B,
JCDecaux, Luz Saúde, Mota-Engil, Novo Nordisk, Ó Capital, Secil, Bel Portugal, Lift Consulting, BP, Sonae, GPA Advogados, Lipor, Missão Continente, Grupo Your, Ageas, ANA – Aeroportos de Portugal, DFK Portugal e Universalis.
A entrada na conferência carece da compra de bilhete, que pode ser adquirido através do site do GRACE e na ticketline.
O programa pode ser consultado na íntegra aqui.