A Stellantis apresentou Pro One, a ofensiva estratégica adotada pela Business Unit de Veículos Comerciais da empresa, que visa alcançar a liderança a nível mundial, abrangendo as ofertas profissionais de seis marcas icónicas da Stellantis: Citroën, FIAT, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
Os clientes da Stellantis Pro One irão beneficiar deste negócio global que abrange: furgões, pick-ups e opções de micromobilidade líderes na sua classe; propulsões eletrificadas líderes e de última geração; um ecossistema conectado de reconversão/adaptação de veículos; tecnologias para veículos totalmente conectados e uma mentalidade de colaboração entre empresas para maximizar a eficiência comercial dos clientes profissionais, minimizar custos e aumentar a rentabilidade.
Considerando que o negócio de veículos comerciais representa atualmente um terço das receitas líquidas da Stellantis, com 1,6 milhões de unidades vendidas por ano, a estratégia Pro One irá ajudar a Stellantis a atingir as metas do plano estratégico “Dare Forward 2030”: duplicação das receitas líquidas de veículos comerciais até 2030, em comparação com 2021; 40% do mix de vendas de veículos elétricos e geração de 5 milhões de euros em receitas de serviços.
Como parte do lançamento de Stellantis Pro One, será desvendada no próximo dia 23 de outubro uma gama de furgões totalmente renovada para cada marca, incluindo motores de segunda geração com emissões zero, uma solução a hidrogénio exclusiva, conectividade total e sistemas de assistência de condução autónoma de elevado nível.
Em paralelo, a gama de produtos será revitalizada na América do Norte com os próximos furgões e pick-ups eletrificadas, incluindo a Ram ProMaster EV e a 2025 Ram 1500 REV.
“Lançamos a Stellantis Pro One para alavancar a nossa inegável liderança em veículos comerciais com o conceito de ‘Seis Marcas, Uma Força’, negócio que representa um terço das receitas líquidas da Stellantis”, afirmou Jean-Philippe Imparato, Head of Stellantis Commercial Vehicles Business Unit. “À medida que as expectativas dos clientes se tornam mais complexas e diversificadas, estamos aqui para responder a cada necessidade específica com uma solução personalizada. A nossa missão é estar ao lado dos nossos clientes em todo o mundo e fornecer produtos e serviços que os ajudem a prosperar.”
A estratégia Stellantis Pro One, concretizada pelas marcas, assenta em seis pilares:
- A maior oferta de produtos do mercado, abrangendo furgões, pick-ups e soluções de micromobilidade;
- Liderança contínua em emissões zero com soluções complementares, como o hidrogénio e a reconversão de veículos (retrofit). E para as propostas BEV de segunda geração, maior autonomia sem colocar em causa as capacidades oferecidas pelas versões de combustão interna;
- Experiência do cliente personalizada e fluída, com mais de 20.000 pontos de contacto dedicados em todo o mundo, serviços como soluções de carregamento dedicadas e ofertas de wallboxes da Free2Move eSolution, além de propostas financeiras através dos serviços financeiros da Stellantis;
- Novo ecossistema digital para empresas de reconversão/adaptação, para reduzir os prazos de entrega;
- Serviços 100% conectados: todos os furgões e pick-ups conectadas e ativadas até ao final de 2023, beneficiando das funções de software;
- Produção mundial em 15 fábricas de Veículos Comerciais na Europa, América do Norte, América do Sul, Médio Oriente e África, apoiando as ambições a nível global.
A Stellantis é hoje líder de vendas de veículos comerciais na Europa Alargada, com uma fatia de mercado de 31%, e também na América do Sul, com uma quota de 28%. É a segunda mais vendida na região Médio Oriente e África e a terceira na América do Norte. Com uma gama de furgões totalmente eletrificados desde 2021, a Stellantis é líder indiscutível em BEV comerciais na Europa Alargada, com mais de 40% do mercado, além de ser pioneira em tecnologias com recurso a hidrogénio e a combustíveis alternativos.
A estratégia Pro One inclui, também, um programa piloto de retrofit com a Qinomic, aproveitando a unidade de Economia Circular da Stellantis, com o objetivo de prolongar a vida útil das frotas existentes de furgões com motores de combustão interna, através de uma reconversão de eletrificação acessível e fiável.
A Stellantis conta com mais de 20.000 pontos de vendas e serviços em todo o mundo para apoiar parcerias totalmente imersivas e personalizadas com os seus clientes, através da sua rede de consultores de vendas e serviços, que operam em horários alargados. Com a abordagem Pro One a 360 graus, os especialistas de produtos das marcas e os consultores de conteúdos podem ajudar os profissionais a selecionar os veículos, as configurações de equipamentos e os serviços que melhor vão ao encontro das tarefas a que se destinam. Dependendo das expectativas, capacidades e missões dos clientes, a Stellantis propõe a solução empresarial mais adequada.
Graças à sua mentalidade centrada no cliente e em linha com as tendências do mercado, a Stellantis irá oferecer uma nova versão de fábrica de um furgão para entregas de grande dimensão, com equipamentos e funcionalidades destinadas a melhorar a eficiência dos motoristas, incluindo portas corrediças traseiras e uma porta mais pequena.
Tirando partido das 400 parcerias globais existentes em 34 países, a Stellantis conecta empresas de conversão e adaptação, que representam 50% das vendas de veículos comerciais da Stellantis, a clientes, grossistas e o fabricante, através de um percurso digital fluído do cliente, que permite reduzir os prazos de produção e entrega. A abordagem integrada inclui o fornecimento às empresas de transformação de acesso partilhado a um ecossistema totalmente digital. Para eletrificar essas conversões, as empresas de conversão e montagem também poderão aproveitar a inovadora tecnologia e-Power Take Off (ePTO), que usa a energia instalada no veículo em vez de obrigar à instalação de baterias adicionais.
Com um objetivo de cinco mil milhões de euros em receitas de serviços, como um dos sete negócios de crescimento referidos no plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis terá 100% dos seus novos furgões e pick-ups conectadas até ao final de 2023, com atualizações online (over-the-air) a partir de 2026. Esta atualização das prestações e conectividade permite criar novos pacotes de serviços focados na continuidade e eficiência dos negócios, com o objetivo final de reduzir os tempos de inatividade das frotas e os custos totais de propriedade. Os pacotes irão integrar serviços como monitorização digital da manutenção, conselhos de condução ecológica, software de gestão de tarefas e de carga, para otimizar as frotas EV e permitir alertas aos motoristas em tempo real.
“A renovação de toda a gama de furgões da Stellantis, com base nos modelos elétricos de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro pick-ups a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One, assente numa abordagem a 360 graus e centrada no cliente, tendo como ambição reforçar a nossa liderança internacional no mercado dos veículos comerciais”, afirmou Xavier Peugeot, Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.