Após a análise de dezenas de candidaturas e depois de identificados os 10 projetos finalistas, a Fundação NTT DATA elegeu a SmartPhotonics como a vencedora portuguesa da edição deste ano dos eAwards, uma iniciativa de promoção do empreendedorismo tecnológico que tem mais de 20 anos de existência. Em resultado, a start-up arrecada 10.000€, ganha o acesso a um programa de aceleração e garante presença na final global dos eAwards.
A final vai realizar-se durante a Innovation Week em Madrid, na qual 15 start-ups, vencedoras das edições locais de países da Europa e da América Latina, vão disputar 100.000 euros de prémio. Todas terão a possibilidade de se relacionar com empreendedores, especialistas e investidores, que estarão na semana de inovação para fazer networking e partilhar experiências.
Até à final, as start-ups vão acelerar os respetivos modelos de negócio com a NTT DATA, para que se possam apresentar no seu melhor, no dia da decisão final. De recordar que Portugal já viu dois projetos locais vencerem a final global dos eAwards e outros dois receberem menções honrosas, o que é revelador do dinamismo e qualidade do ecossistema empreendedor português.
Candidata na categoria de Segurança, a SmartPhotonics tem um serviço anti-contrafação para fornecedores de embalagens e etiquetas, que permite aos clientes garantir a autenticidade dos seus produtos, sendo uma solução relevante para empresas de produtos alimentares, bebidas, cosmética, produtos farmacêuticos, entre muitas outras.
Maria Rute Ferreira André, Fundadora e CEO da SmartPhotonics, afirma que “Este prémio permitir-nos-á iniciar a concretização da nossa visão de inovação baseada em ciência, sendo uma inspiração para continuarmos na procura de soluções tecnológicas que promovam um impacto positivo não apenas na sociedade, mas no mundo como um todo.”
Por sua vez, Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, acrescenta que “os eAwards são um espaço de aceleração de ideias inovadoras e de base tecnológica, muito orientadas para o bem-comum. É uma iniciativa com um carater muito positivo e vocacionado para a construção de um futuro equilibrado, que desempenha um papel fundamental na nossa estratégia de sustentabilidade. Assim, é sempre muito gratificante terminar mais uma edição local dos eAwards, conhecer e ver evoluir tantas e tão boas ideias de negócio e, acima de tudo, sentir o entusiasmo e paixão que todos os empreendedores colocam nos seus projetos, o que acaba por nos contagiar e inspirar de uma forma muito saudável.”
Nos últimos 22 anos, a Fundação NTT DATA recebeu e apoiou mais de 9.000 projetos em todo o mundo, recebendo cerca de 2.000 candidaturas anuais de projetos, que procuram um novo impulso. Isto demonstra a relevância do prémio, mas também a qualidade do programa de aceleração e da plataforma de networking que os eAwards oferecem.