A Panerai anuncia o lançamento de uma fascinante reinterpretação do seu icónico modelo Radiomir, o Radiomir Guido Panerai & Figlio, inspirado no lendário calibre Angelus encontrado no modelo Ref. 3646, da década de 1960. Este modelo de colecionador vai estar à venda através da colaboração com a ilustre leiloeira Philips e o seu departamento de relógios líder de mercado, por ocasião do Geneva Watch Auction: XVIII a 3 de Novembro de 2023 em Genebra. A receita obtida pela Phillips’ Buyer’s Premium, revertará a favor da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO).
“Nos últimos dois anos, a parceria com a Panerai reforçou a nossa consciência sobre a importância crítica do oceano e a extrema necessidade de intervenções decisivas”, afirma Vladimir Ryabinin, Secretário Executivo do COI-UNESCO. “A sinergia entre a conceituada casa de leilões Phillips e a Panerai, marca intimamente ligada ao património marítimo, cimentam-se nesta doação para apoiar a acção da UNESCO em prol da Literacia dos Oceanos. Através da acção colectiva na educação e na capacitação dos jovens, a UNESCO e a sua Comissão Oceanográfica
Intergovernamental esperam usufruir de tecnologias inovadoras de soluções para o oceano e para um futuro mais brilhante e mais sustentável.”
“Estamos entusiasmados por colaborar com a Phillips no leilão do Radiomir Guido Panerai & Figlio”, afirma Jean-Marc Pontroué, CEO da Panerai. “Este modelo exclusivo incorpora um capítulo significativo da nossa herança histórica, dando vida ao nosso passado através o lendário calibre Angelus e celebrando a nossa história. Esta iniciativa com a Phillips, e o seu apoio à causa da UNESCO, reflectem o nosso compromisso em continuar a testar limites. Assistir à celebração da nossa história e vê-la assim abraçada assim, deixa-nos extasiados.”
Aurel Bacs, Consultor Sénior, e Alexandre Ghotbi, Responsável pelos Relógios para a Europa e Médio Oriente, da Phillips, em associação com Bacs & Russo afirmam: “É uma para nós uma honra disponibilizar este produto único Panerai, inspirado nos belos modelos vintage da marca e apresentando um movimento Angelus vintage.
Começámos a conversar com a Panerai há quase dois anos. Desde então, tivemos o prazer de participar em cada etapa da criação deste relógio, de o ver passar da ideia até ao objeto final. Nos últimos anos, a Philips tem sido escolhida pelos mais prestigiados fabricantes para leiloar protótipos e peças singulares que marcam a história contemporânea de relojoaria, e este Panerai único é disso exemplo.
Nos anos 60, enquanto fornecedora da Marinha Italiana, a Panerai desenhou o autoluminoso relógio Radiomir Ref. 3646, modelo que mais tarde se tornaria conhecido como um dos seus mais emblemáticos da marca, o Radiomir. O modelo de transição, Ref. 3646 apresentava elementos que vieram a definir a estética Panerai. As asas de fio modificados foram substituídas com asas robustas, meticulosamente soldadas à caixa, representam uma verdadeira transformação na caixa histórica de 47 mm da Ref. 3646, fabricada na altura em Florença.
Embora o relógio fosse movido por um calibre mecânico de 16 linhas, a Panerai adotou, a partir do modelo GPF 2/56 – The Egyptian 1956 – um calibre que garantiu uma menor frequência de recargas favorecendo uma vida útil mais longa ao padrão de resistência à água. Este calibre era o Angelus SF 240. Com sua reserva de marcha de 8 dias, o movimento de corda manual Angelus 240 permitia que o relógio funcionasse continuamente sem a necessidade de dar à corda por um período de 8 dias. Outra introdução, à frente de seu tempo, foi a transparência da parte traseira que oferece uma visão clara dos batimentos mecânicos do relógio. Uma escolha ousada feita pelo próprio Giuseppe Panerai, com o único propósito de mostrar a impressionante duração da reserva de marcha do movimento.
Descoberto nos arquivos da Panerai, o histórico calibre Angelus, levou a marca a criar o irrepetível Radiomir Guido Panerai & Figlio, cujo nome homenageia o primeiro modelo produzido no Laboratório Panerai original. No coração deste único relógio encontramos um raro e histórico exemplar do movimento Angelus SF240, com a roda de balanço Glucydur®, a mesma utilizada nos relógios Panerai há 62 anos. O calibre foi construído especificamente para Guido Panerai e Figlio, cuja produção remonta a Junho de 1961, de acordo com a gravação original na placa do movimento.
Mais do que uma simples reprodução do original, o relógio exclusivo é uma celebração da herança e história da Panerai. Os principais elementos deste modelo de edição especial incluem asas sólidas soldadas, mostrador sanduíche, logotipo da marinha, inscrição Officine Panerai, ponteiros dourados, pequenos segundos às 9 horas e cristal de safira abaulado. Estas particularidades destacam-se, ou não fossem inspiradas na forma e na estética da transição do modelo Ref. 3646, um importante exemplo do investimento contínuo da Panerai na inovação e aperfeiçoamento dos seus modelos, de forma a responder às necessidades militares em constante mudança.
A caixa de 47 mm é fabricada em Panerai Platinumtech™, material criado pela Panerai para manter o brilho profundo da platina. Mais rijo e significativamente mais resistente a riscos e arranhões do que a platina tradicional.
O Radiomir Guido Panerai & Figlio também traz pulseira de pantorrilha fabricada em Itália com fivela trapezoidal em ouro branco e parafuso de fabrico suíço. A segunda pulseira apresenta uma construção vintage de tamanho maior, sem conicidade, da autoria de Cuoierie Meccaniche Brelli, o fabricante original de pulseiras de couro da histórica Officine Panerai. Adicionando um toque de versatilidade e uma homenagem à autenticidade histórica, o relógio vem com dois fundos de caixa, um num moderno vidro de safira transparente e um segundo em Plexiglas®, disponível mediante solicitação, como homenagem ao material original.
Este relógio único é apresentado numa embalagem inspirada nas caixas históricas da Panerai, com exterior em madeira Radica e bandeja interna forrada com Alcantara preta. A caixa inclui um espaço de armazenamento para a segunda pulseira vintage.
A Panerai é parceira da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COIUNESCO) desde 2021 com vista ao desenvolvimento de atividades de literacia oceânica incluído na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A colaboração entre COI-UNESCO e Panerai concentra-se no desenvolvimento de um programa de trabalho em torno da literacia oceânica para garantir que os cidadãos, as partes interessadas e as instituições compreendam a sua interação com o oceano e possam usar este conhecimento para desenvolver soluções transformadoras para a construção de uma sociedade mais sustentável e equitativa.
Radiomir
Guido Panerai & Figlio
PAM01346
Movimento: Mecânico de corda manual, calibre Angelus SF24016, 1/4 linhas, 7 mm de espessura, balanço Glucydur®, 18,000 alternâncias/hora. Dispositivo anti-choque Incabloc®. Um barril.
Funções: Horas, minutos, pequeno ponteiro de segundos
Reserva de marcha: 8 dias
Caixa: 47mm de diâmetro. Panerai Platinumtech™.
Moldura Panerai Platinumtech™. Vidro de safira Transparente e fundo de caixa Platinium. Vidro de safira.
Mostrador: Mostrador Sandwich preto com números originais às 3/6/9/12 e índices com texto SLN bege, texto branco gravado em 6 e 12
Pulseira: Pulseira vintage castanho oleada 27/22, BA. Fivela de ouro branco.
À prova de água: 5 bar (~50 metros)