• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

30 de Novembro, 2023

Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

30 de Novembro, 2023

Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

30 de Novembro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

    30 de Novembro, 2023

    Novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV: o PHEV mais apetecido chega a Portugal

    29 de Novembro, 2023

    Kia EV9 é finalista do Carro do Ano europeu

    29 de Novembro, 2023

    NOVO MITSUBISHI COLT chega a Portugal

    28 de Novembro, 2023

    “Best Global Brands 2023”: a Mercedes-Benz sobe à sétima posição na classificação das marcas mais valiosas do mundo

    28 de Novembro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022
  • NEGÓCIOS

    MVGM une os escritórios de Espanha e Portugal, para dinamizar o mercado imobiliário, criando a MVGM Iberia

    24 de Novembro, 2023

    Costa Nova Inaugurou uma das fábricas mais sustentáveis do mundo

    12 de Novembro, 2023

    Em Outubro, iServices inaugurou 5 novas lojas em 3 países

    12 de Novembro, 2023

    Pedro Silva lidera área de parcerias estratégicas da Celfocus

    3 de Novembro, 2023

    Costa Cruzeiros reforça estrutura organizacional

    30 de Outubro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Valor anunciado das casas para comprar chega a ser 55% maior do que o que as pessoas procuram

    16 de Novembro, 2023

    Clientes portugueses representaram 73% das transações da RE/MAX Portugal

    14 de Novembro, 2023

    MOME integra a PPI na luta contra a corrupção e o suborno

    5 de Novembro, 2023

    RE/MAX PORTUGAL conquista seis prémios na convenção europeia

    24 de Outubro, 2023

    Zome premeia colaboradores pela sua produtividade com viagens ao México

    24 de Outubro, 2023
  • ESTUDO

    Jovens portugueses elegem alterações climáticas e luta contra o cancro como os desafios que gostariam de vencer

    30 de Novembro, 2023

    10 profissões incomuns que ajudam a pagar as contas

    29 de Novembro, 2023

    E-commerce representará 41% das vendas globais no retalho até 2027

    28 de Novembro, 2023

    7% de todas as deslocações urbanas serão de mobilidade partilhada até 2030

    27 de Novembro, 2023

    Jovens não se preocupam com a quantidade de sal ingerido

    26 de Novembro, 2023
  • DICAS

    Black Friday livre de fraudes: cinco dicas de cibersegurança

    23 de Novembro, 2023

    Por entre os pingos da chuva: dicas para andar de trotinete no outono e no inverno

    7 de Novembro, 2023

    5 razões pelas quais a mobilidade partilhada é benéfica para a cidade

    9 de Outubro, 2023

    Easywalker deixa dicas para a utilização adequada de um carrinho de bebé

    27 de Setembro, 2023

    Emma – The Sleep Company apresenta 8 dicas para ter uma melhor noite de sono neste regresso às aulas

    25 de Setembro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

    30 de Novembro, 2023

    Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

    30 de Novembro, 2023

    Adico estabelece-se na Alemanha e abre a primeira loja de rua

    30 de Novembro, 2023

    Tissot T-Touch Connect Sport Alimentado pela natureza, criado para si

    22 de Novembro, 2023

    Beko inaugura Showroom em Portugal e revela principais preocupações dos portugueses para tornarem os lares mais eficientes

    13 de Novembro, 2023
  • DESTINOS

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023

    Costa Cruzeiros lança novo programa para explorar o Mediterrâneo em 2023

    1 de Março, 2023

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    5 maiores erros cometidos na altura de escolher o tom de batom

    2 de Novembro, 2023

    Avon apresenta “O Futuro da Beleza”

    3 de Outubro, 2023

    5 dicas infalíveis para prolongar o seu bronzeado

    10 de Setembro, 2023

    Avon traz-lhe 5 dicas para uma maquilhagem de verão perfeita

    12 de Agosto, 2023

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Equipa astara, liderada por Laia Sanz e Patricia Pita, a postos para o Dakar 2024

    27 de Novembro, 2023

    A BWT Alpine F1 Team apresenta uma coleção cápsula em colaboração única com a Palace e a KAPPA

    24 de Novembro, 2023

    Filipe Albuquerque vencedor do Prémio Goodyear Wingfoot 2023

    21 de Novembro, 2023

    Lancia e Departamento Heritage da Stellantis certificam o Lancia Delta de Miki Biasion

    10 de Novembro, 2023

    “O que queremos que seja a Inteligência Artificial?”: Centro de IA Responsável debateu o futuro da IA em Lisboa

    29 de Novembro, 2023

    Docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra distinguidos pela Ordem dos Médicos

    29 de Novembro, 2023

    Schindler regressa com segunda edição “Women Back to Business”

    27 de Novembro, 2023

    Guimarães vai reunir especialistas em educação ambiental

    26 de Novembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    “88 Vozes sobre Inteligência Artificial”: um livro Iscte Executive Education, nas livrarias

    22 de Outubro, 2023

    Associação Portuguesa de Seguradores lança novo livro para sensibilizar os mais jovens para os riscos e vantagens da micromobilidade urbana

    29 de Setembro, 2023

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    Jovem designer formado pelo MODATEX finalista num dos mais importantes festivais de moda do mundo

    12 de Fevereiro, 2023

    Pfizer aposta nos mais novos para apelar à utilização responsável de antibióticos

    30 de Novembro, 2023

    Pulmonale junta mais de 300 pessoas em jogo contra o cancro do pulmão

    21 de Novembro, 2023

    Liga Portuguesa Contra a SIDA assinala a Semana Europeia do Teste

    19 de Novembro, 2023

    Campanha de sensibilização do Cancro da Próstata chega a 90 centros comerciais

    17 de Novembro, 2023

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lidl Portugal aposta em preçários digitais, permitindo, por ano, uma poupança de pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas lojas

    16 de Abril, 2023

    Um envolvimento real marcará o ritmo nos objetivos climáticos

    11 de Abril, 2023

    Apenas 1 em 4 portugueses estão disponíveis para fornecer dados para que a IA faça algo por eles

    25 de Novembro, 2023

    Black Friday livre de fraudes: cinco dicas de cibersegurança

    23 de Novembro, 2023

    Fortinet partilha conselhos de segurança para proteção dos jovens na Internet

    22 de Novembro, 2023

    Tecnologia será a chave para o sucesso nas cinco maiores empresas por setor em 2024

    21 de Novembro, 2023

    Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

    30 de Novembro, 2023

    Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

    30 de Novembro, 2023

    Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

    30 de Novembro, 2023

    Pfizer aposta nos mais novos para apelar à utilização responsável de antibióticos

    30 de Novembro, 2023
Creative News
Home»Ensino»Lojas físicas continuam no topo de preferência para a compra de material escolar
Ensino

Lojas físicas continuam no topo de preferência para a compra de material escolar

84% tencionam adquirir material escolar em lojas físicas. Os hiper e supermercados são os estabelecimentos preferidos
22 de Setembro, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Apesar do crescimento do e-commerce, neste regresso às aulas, os encarregados de educação continuarão a privilegiar as compras em lojas físicas (84%) – 56% exclusivamente neste tipo de estabelecimentos e 28% fazendo compras em lojas físicas e online. 10% pretendem realizar as suas compras apenas em lojas online. 59% tencionam fazer as suas compras em hiper e supermercados, assim como em livrarias e lojas especializadas. 15% escolhem realizar compras nos sites das editoras. A Área Metropolitana do Porto é a zona do país onde mais encarregados de educação compram material exclusivamente online (12%) e a região Centro é aquela onde mais se recorre às lojas físicas (63%).

 

Além do material escolar essencial, que reúne 91% da intenção de compra (face a 82% em 2022) e com previsão de gastos na ordem dos 95 euros, 87% dos inquiridos preveem comprar artigos de vestuário (155€) e 83% equipamentos necessários para a realização de educação física (59% em 2022), contando gastar cerca de 89 euros nestes artigos.

 

Estes são alguns dos dados avançados pelo Observador Regresso às Aulas 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance. 

 

Duplica intenção de comprar tecnologia neste Regresso às Aulas

Este ano, os encarregados de educação farão um maior investimento em produtos relacionados com tecnologia, com a intenção de compra a duplicar para 73% face aos 37% registados em 2022. Um cabaz completo de tecnologia pode ascender a um valor médio de 1198€. 

 

Na lista de compras neste domínio para o ano letivo 2023/24 encontramos computadores (38%), prevendo-se um gasto médio de 516€; impressoras e scanners (25%); periféricos e acessórios de informática (52%) e calculadoras científicas ou gráficas (36%). 41% aproveitarão igualmente este período para comprar um telemóvel para o seu educando, 33% um tablet ou leitor de livro digital; e 30% para subscrever um pacote com internet.

 

Pais planeiam adquirir mais viaturas para os seus educandos

Nas compras para este Regresso às Aulas, os encarregados de educação preveem adquirir mais viaturas para os educandos a seu cargo. A mobilidade suave é a categoria que ganha mais terreno, com 24% a ponderar adquirir uma bicicleta ou trotineta versus 5% em 2022, esperando um gasto de 229€. Por outro lado, 16% dos encarregados de educação ponderam comprar uma scooter ou um automóvel (vs 4% em 2022), prevendo-se um orçamento médio de 2512€.

 

Apesar do aumento de compras relacionadas com mobilidade suave, ir de carro com a família para a escola continua a ser a forma de deslocação preferencial da maioria dos estudantes (52%), seguido de 24% que são utilizadores de transportes públicos. Já 22% combinam a deslocação a pé com outro meio de transporte e 15% a pé. Apenas 3% recorrem exclusivamente à bicicleta ou trotineta.

 

Famílias adotam medidas para tornar compras menos dispendiosas

Recorde-se que, conforme divulgado, o gasto médio total estimado com as compras relacionadas no regresso às aulas é de 632€, um aumento de 107€ em relação ao ano passado. Perante um contexto de agravamento da sua situação financeira, 95% dos encarregados de educação dizem que vão adotar medidas para tornar as compras do regresso às aulas menos dispendiosas, como comprar apenas o essencial e reutilizar material. Ainda assim, apenas 36% dos encarregados de educação afirmam ter total capacidade para financiar a educação e 55% revelam que não têm uma poupança destinada para fins educativos (+16pp. face a 2022). 22% tencionam utilizar cartão de crédito no regresso às aulas, prevendo gastar, em média, 330€, menos do que no ano passado (406€). Apenas 5% dos educadores tenciona solicitar um crédito pessoal para o próximo ano letivo.

 

Metodologia

Estudo conduzido através de entrevistas online. Foram feitos 1300 contactos, representativos da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE) para realizar as entrevistas positivas. O erro máximo associado à amostra de 584 entrevistas junto dos Encarregados de Educação é de +4.05 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. O erro máximo associado à amostra de 338 entrevistas junto dos Estudantes Adultos é de +5.33 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, fornecido pelo Cetelem, com a duração máxima de 10 minutos. Os trabalhos de campo integraram indivíduos de diferentes géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas, que tenham dependentes em idade escolar ou que sejam eles próprios estudantes.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorDesigner de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal
Próximo JUST IN CASE chega a portugal em parceria com a WORTEN

Relacionados

Jovens portugueses elegem alterações climáticas e luta contra o cancro como os desafios que gostariam de vencer

30 de Novembro, 2023

10 profissões incomuns que ajudam a pagar as contas

29 de Novembro, 2023

ÚLTIMAS
Lançamentos

Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

30 de Novembro, 2023

Falta cerca de um mês para o começo do inverno e os termómetros tendem a…

Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

30 de Novembro, 2023

Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

30 de Novembro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.