No âmbito da implementação das suas prioridades estratégicas, a empresa desportiva alemã PUMA está a reorganizar o seu departamento de Marketing Global. A decisão estabelece a base organizacional para elevar ainda mais a marca PUMA, assumidamente uma das três prioridades estratégicas da empresa.
No futuro, o Marketing Global da PUMA ficará na sede da empresa em Herzogenaurach, Alemanha, para melhorar o alinhamento e acelerar a tomada de decisões com as diferentes Unidades de Negócio Globais da empresa, a função Go-To-Market Global e a Direção Criativa. Isto envolve a realocação dos departamentos de gestão da marca e operações de marketing de Boston para Herzogenaurach, a partir do dia 1 de julho. Ao mesmo tempo, a equipa de marketing da PUMA na América do Norte será reforçada pela atribuição de responsabilidades-extra como o marketing desportivo local e a gestão de parcerias locais, de modo a dar continuidade à elevação da marca no mercado norte-americano.
“A marca PUMA está no centro do sucesso da nossa empresa”, disse Arne Freundt, CEO da PUMA. “No entanto, as nossas pesquisas mostram claramente que a PUMA tem oportunidades significativas para alavancar todo o seu potencial enquanto marca. É por isso que elevar continuamente a nossa marca é uma das prioridades estratégicas. Com a Organização de Marketing Global baseada na proximidade das principais funções centrais na sede, estabelecemos a base organizacional para alcançar esse objetivo. Tal garantirá a consistência da marca e acelerará a tomada de decisões para fortalecer ainda mais a PUMA, sempre e cada vez mais centrada no consumidor. Com a nova configuração, poderemos conduzir campanhas com ainda maior impacto de forma a reforçar o nosso posicionamento junto dos consumidores”.
O General Manager da PUMA na Europa, Richard Teyssier, vai liderar a Organização de Marketing Global como Diretor de Marca e Marketing Global, a partir de 1 de julho de 2023. Nesta função, vai reportar diretamente ao CEO da PUMA, Arne Freundt. Detém uma vasta experiência em gestão de marcas e marketing após 17 anos em cargos de liderança na Mars Inc., onde foi responsável por algumas das marcas mais icónicas da empresa, como M&Ms e TWIX em França antes de entrar na PUMA em 2010. Na PUMA, desempenhou o cargo de Diretor-Geral para o mercado francês até 2021, antes de assumir a responsabilidade pela Europa Central, França, Reino Unido e Irlanda, Sul da Europa e Norte da Europa em todos os canais. Vai continuar a liderar a Região Europa até que o seu sucessor seja anunciado.
No contexto da reorganização, Adam Petrick, Global Chief Brand Officer da PUMA decidiu não transitar para Herzogenaurach, e procurar novos desafios fora da PUMA, mantendo-se em funções na empresa até ao final do ano para garantir uma transição tranquila.
“Gostaria de agradecer a Adam Petrick pela sua relevante contribuição para o sucesso da PUMA durante os seus mais de 20 anos na empresa”, afirmou Arne Freundt. “Com Richard Teyssier, encontramos o candidato ideal para conduzir a estratégia de elevação da marca PUMA no futuro. O Richard não é apenas um verdadeiro especialista em marketing com uma forte experiência em gestão de marcas. É também parte integrante da nossa família PUMA e conhece o negócio aprofundadamente após mais de 12 anos com funções de gestão na PUMA France e PUMA Europe.”