• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Mazda CX-80 — O SUV familiar com alma japonesa

    6 de Setembro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025

    VOLVO EX30 eleito Carro Frota do Ano

    27 de Outubro, 2025

    ALPINE A110, COMEÇA A CONTAGEM DECRESCENTE!

    25 de Outubro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025

    Emprego na hotelaria cresce 9% entre maio e agosto face a 2024

    14 de Setembro, 2025

    Relatório Sophos: setor da educação reforça-se contra ransomware, mas equipas de TI pagam preço pessoal

    13 de Setembro, 2025
  • DICAS

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025

    As 7 luzes indicadoras de avaria do automóvel cujo significado todo o condutor deve conhecer

    2 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

    27 de Outubro, 2025

    84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

    23 de Outubro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival

    20 de Outubro, 2025

    Rock in Rio Lisboa 2026 anuncia dia pop com Katy Perry e grandes nomes nacionais

    17 de Outubro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    Portugal é um dos destinos favoritos dos nómadas digitais com o interior do país a impulsionar novos modelos de vida

    26 de Agosto, 2025

    Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

    29 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

    28 de Outubro, 2025

    Novo GLC elétrico já está disponível para encomenda: o best-seller elétrico chegou

    27 de Outubro, 2025
Creative News
Home»Evento»North Festival reuniu 50 mil pessoas e teve impacto superior a 15M€
Evento

North Festival reuniu 50 mil pessoas e teve impacto superior a 15M€

uinta edição do festival decorreu entre 26 e 28 de maio
16 de Junho, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Valor foi calculado com base em despesas de alojamento, deslocações, refeições, compras e presentes, cultura e lazer, entre outros

A quinta edição do North Festival – que decorreu entre 26 e 28 de maio – atraiu à Alfândega do Porto um total de 50 mil visitantes, que geraram na cidade um impacto económico global estimado superior a 15 milhões de euros na cidade do Porto. Este valor foi calculado com base em despesas de alojamento, deslocações, refeições, compras e presentes, cultura e lazer, entre outras despesas. O estudo – realizado pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) durante os três dias de festival – indica, também, que 90 por cento dos mais de 1.000 inquiridos participaram, este ano, pela primeira vez, no evento. Os inquiridos revelaram, igualmente, um elevado grau de satisfação com o evento, o que prova que a aposta do festival num cartaz eclético para conquistar novos públicos se relevou acertada.

Analisando em detalhe o balanço do impacto económico – que fez movimentar hotelaria, restauração e atividades turísticas de uma forma global –, o alojamento foi a despesa média mais significativa (cerca de 131 euros diários). Neste ponto, refira-se que 36 por cento dos festivaleiros optaram por pernoitar em hotéis, 21 por cento em alojamento local, 21 por cento em casa de amigos/familiares e 10 por cento em hostel. 12 por cento dos inquiridos ficaram alojados em outros tipos de estabelecimento. A proximidade do recinto foi o fator que mais influenciou a escolha da estadia (resposta de 28 por cento do público auscultado).

Em segundo lugar, e no que toca aos gastos diários, surgem as deslocações e viagens para quem visitou a cidade do Porto durante estes três dias (representando um gasto médio de 92 euros diários), seguidas das compras e presentes (77 euros diários). Já no interior do recinto, o gasto médio diário por pessoa – excluindo o valor do bilhete ou do passe geral – atingiu os 40 euros.

Nesta quinta edição, a organização do North Festival apresentou um cartaz eclético, que se destacou pela aposta em headliners consagrados e aclamados no panorama musical internacional – Robbie Williams, Ivete Sangalo e The Chemical Brothers –, o que se revelou um sucesso no que se refere à conquista de novos públicos. Neste ponto, e numa escala de importância de 1 a 5, saliente-se que, para os inquiridos – nomeadamente os 90 por cento que se estrearam no festival –, os cabeças de cartaz e o line-up foram precisamente a razão mais valorizada (4,5) para a compra de bilhete. Seguem-se a localização (4,4) e o fator socialização (4,3).

Festivaleiros atribuem nota positiva ao North Festival

No balanço final dos três dias do North Festival, o grau de satisfação global dos inquiridos fixou-se nos 4,4, numa escala de 1 a 5. Entre os vários parâmetros avaliados, o local do evento e as bandas escolhidas foram os itens que mereceram melhor nota (4,5). A organização (4,3), os horários dos concertos (4,3) e a restauração (4,3) receberam, também, uma avaliação muito positiva. Questionado sobre a imagem geral do festival, o público afirmou que “vai recomendar o festival a família e amigos” (4,3) e que “tenciona voltar na próxima edição” (4,2).

Acrescente-se, ainda, que o North Festival atraiu, também, visitantes além-fronteiras. Neste caso, o estudo desenvolvido pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC revela que cerca de 2.500 festivaleiros eram provenientes de vários países da Europa, mas, também, de outros continentes. Entre as principais nacionalidades representadas no festival destacam-se a brasileira, espanhola, alemã, polaca, inglesa e francesa.

Entre os inquiridos internacionais ou residentes fora da Área Metropolitana do Porto, 22 por cento do total da amostra, 93 por cento afirmou deslocar-se ao Porto propositadamente para o festival, com uma estadia de, em média, 2,5 noites. Desse universo, metade aproveitou a presença no evento para conhecer a cidade. Entre as várias atividades realizadas, a visita ao centro histórico (73%) e a monumentos ou museus (34%), a gastronomia (26%) e as compras (24%) foram as mais mencionadas pelo público. Os visitantes estrangeiros ou provenientes de fora da Área Metropolitana do Porto apreciaram a visita ao Porto (4,8 em 5), consideraram que a imagem da cidade é positiva (4,7 em 5) e que o festival reforça a imagem da Invicta (4,7 em 5).

No que se refere ao perfil sociodemográfico dos mais de 1.000 inquiridos do estudo, destaque-se que o género feminino representou 58% da amostra, que apresentava uma média de idades de 38,8 anos. Acrescente-se, ainda, que 59% dos inquiridos completaram, pelo menos, a licenciatura ou grau superior e que quase 85 por cento se encontra ativo profissionalmente.

O ISAG-EBS desenvolve, desde 2011, e com a parceria do CICET-FCVC, desde 2021, trabalhos de investigação aplicada em festivais e outros grandes eventos, que têm como objetivo analisar o público, o comportamento e satisfação do consumidor, assim como avaliar as marcas patrocinadoras e o impacto económico do evento para a cidade. Este ano, e pela primeira vez, realizou este estudo para o North Festival.

 

Ficha Técnica:

Título: Estudo de Públicos e de impacto económico na cidade do Porto do North Music Festival 2023

Objetivos gerais: Caracterização do público e de impacto económico do North Music Festival 2023 numa dupla perspetiva: durante e após evento

Entidade Responsável: ISAG – European Business School e Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa

Coordenadoras do estudo: Elvira Vieira, Diretora-Geral do ISAG-EBS e Coordenadora Científica e Investigadora do CICET-FCVC, e Ana Pinto Borges, Presidente do Conselho Pedagógico do ISAG-EBS e Coordenadora Científica e Investigadora do CICET-FCVC

Amostra: 1.009 inquiridos (26, 27 e 28 de maio), com um intervalo de confiança de 95% e um erro amostral de 5%, pelo que as amostras recolhidas são representativas da população em estudo.

 

Sobre o ISAG-EBS: Fundado no Porto, em 1979, o ISAG – European Business School é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular e foi pioneiro na oferta de cursos superiores na área da Gestão de Empresas na região Norte do país. Atualmente, ministra cinco licenciaturas (Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira, Management, Relações Empresariais e Turismo), dois mestrados (Gestão de Empresas, e Direção Comercial e Marketing) e sete Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Comércio Internacional, Gestão de Marketing Digital, Gestão de Turismo, Gestão Industrial, Informática de Gestão e Restauração e Bebidas). Atua também na área da formação executiva, desenvolvendo programas de pós-graduação, MBA, cursos de especialização e formação in-company.

 

Sobre o CICET – FCVC: O Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa é um centro sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos, criado pela Fundação Consuelo Vieira da Costa, que é dotado dos recursos necessários para a realização de investigação aplicada nas áreas das Ciências Empresariais, da Gestão Hoteleira e do Turismo. Tem como principais objetivos a promoção da disseminação do conhecimento através da publicação de artigos, livros e capítulos de livros em revistas indexadas nas principais bases bibliográficas e realização de seminários, congressos, ciclos de conferências e/ou cursos de formação.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorLuís Simões cresce a dois dígitos na Península Ibérica
Próximo Grupo MDS expande para o Chile

Relacionados

Fábrica de Unicórnios anuncia os Empreendedores do Ano

27 de Outubro, 2025

84% das crianças com menos de 3 anos utilizam ecrãs todos os dias quando a recomendação é de apenas 20 minutos

23 de Outubro, 2025

ÚLTIMAS
Restaurante

Chef Rui Prado estreia-se ao comando do BALCONY Restaurant

29 de Outubro, 2025

O BALCONY, restaurante do cinco estrelas Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel,…

Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

28 de Outubro, 2025

Leapmotor revela o C10 AWD de 598 cv no Salão Automóvel de Zurique

28 de Outubro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.