Jean-Éric Vergne provou, uma vez mais, ter dado tudo o que tinha na primeira das duas corridas do E-Prix de Berlim, realizada esta tarde. Após uma corrida repleta de acontecimentos, o piloto francês somou novos pontos preciosos para o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E.
O Bicampeão de Fórmula E arrancou da 10ª posição da grelha no Circuito de Berlin-Tempelhof, tendo de lutar muito para conseguir manter-se no top-10. A meio da corrida sofreu um toque de um adversário que o fez entrar em pião, e cair para a 19ª posição.
Mas Vergne entregou-se a uma recuperação alucinante que o elevou até ao 7º posto final, resultado que lhe permitiu somar seis pontos e, com isso, subir ao 3º lugar provisório no Campeonato de Pilotos. Este forte desempenho também permitiu à DS PENSKE manter o 4º lugar no Campeonato de Equipas.
Quanto a Stoffel Vandoorne, o piloto belga confirmou a excelente performance do DS E-TENSE F23, mantendo um ritmo forte desde a Qualificação. O Campeão do Mundo em título arrancou da 3ª posição da grelha e lutou pela liderança da corrida durante muito tempo, antes de o seu monolugar ser fortemente atingido por um rival, situação que, infelizmente, o forçou a abandonar.
A equipa está, agora, pronta para participar na Corrida 2 do fim de semana, mantendo um espírito competitivo e uma motivação altíssima.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“Acho que os espectadores gostaram muito desta corrida, tão disputada da primeira à última volta. Berlim ofereceu hoje um grande espetáculo, no que foi uma ronda difícil para nós. Como sempre, o JEV protagonizou uma grande recuperação, subindo para o 7º lugar final. Com isso, subiu uma posição na Campeonato de Pilotos, estando agora no pódio provisório. Obviamente, estamos muito dececionados com o resultado do Stoffel, ele que foi atingido por um rival após ter realizado uma ótima sessão de qualificação e início de corrida. Esta noite, a equipa tem muito trabalho a fazer para recuperar o seu monolugar, mas amanhã vamos de novo ao ataque. Haverá nova oportunidade de marcar pontos e vamos agarrar-nos a isso com as duas mãos. Sabemos que o nosso carro é rápido e vamos fazer tudo para evoluir a performance demonstrada hoje.”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E 2018 e 2019:
“Foi uma corrida muito complicada. Fui atingido por várias vezes e, a certa altura, até me vi num pião. Por causa disso desci para o 19º lugar, antes de conseguir regressar a 7º. Tudo somado, acho que tenho muita sorte por ter terminado uma ronda tão agitada, sendo que, obviamente, gostaria que as coisas tivessem corrido de forma diferente na corrida.”
Stoffel Vandoorne, Campeão de Fórmula E em título:
“Foi um dia difícil, mas quero também salientar os pontos positivos. Fizemos uma boa sessão de qualificação, após a pole em São Paulo, e foi bom poder confirmar o nosso ritmo. Ao largar de 3º na grelha, estávamos numa posição forte para esperar outro bom resultado, numa pista onde nem sempre é uma vantagem ser-se o líder. No início da corrida tudo estava a correr bem, apesar das inúmeras ultrapassagens e das diferentes estratégias postas em prática para não se estar à frente da corrida. Depois tive azar com o segundo ‘Attack Mode’. Pouco tempo depois de o ativar, o Safety Car entrou em pista, tornando impossível aproveitá-lo ao máximo. Depois veio aquele incidente…! É frustrante, pois tivemos aqui uma enorme oportunidade de marcar bastantes pontos hoje.”
