Opção de utilização de viaturas que regista, a cada ano, cada vez mais seguidores, o Renting tem vindo a ganhar terreno face aos demais métodos alternativos, nomeadamente o leasing ou a tradicional aquisição de viaturas novas. As estatísticas demonstram-no, nomeadamente ao nível das matrículas de veículos novos, volumes que, embora já registem uma ligeira subida, recuperando das múltiplas vicissitudes que impactaram – e em alguns casos ainda afetam – a indústria automóvel mundial como um todo, não conseguem acompanhar o incremento do Renting como opção preferencial, no que é um marco importante para esta vertente de aluguer de curta e média duração.
Neste contexto, a Renting Finders, o principal marketplace de Renting de viaturas em Espanha e Portugal, foi selecionada pela Lanzadera, entidade aceleradora de start-ups e empreendedorismo, idealizada pelo empresário espanhol Juan Roig, dono do grupo Mercadona, para incorporação nesse seu ambicioso e abrangente programa de apoio, que conta com o envolvimento direto da própria cadeia de supermercados de capital espanhol.
A Renting Finders foi eleita na categoria “Scale Up”, de empresas já amadurecidas que contem com um modelo de negócios bem-sucedido. A Lanzadera promove essas start-ups já consolidadas, ajudando-as a alcançar os seus novos e ambiciosos objetivos.
A Renting Finders foi uma das entidades escolhidas entre mais de 1.500 empresas participantes nesta primeira convocatória de 2023, um facto que mereceu o seguinte comentário de Arturo Álvarez Podhorecka, seu CEO e Cofundador: “Integrar a Lanzadera representa um enorme impulso para a Renting Finders, empresa já líder dos mercados espanhol e português, para podermos dar continuidade aos nossos objetivos de expansão na Europa. Com este programa, poderemos consolidar, ainda mais, a gestão da empresa, aplicando o modelo de qualidade total da Mercadona no mercado de aluguer de veículos”.
Tendo registado um crescimento exponencial no passado mais recente, a Renting Finders tem, como um dos seus marcos mais recentes, a aquisição da Swipcar, operação que lhe permitiu consolidar a sua posição como fornecedor líder de serviços de renting e de aluguer online no sul da Europa, triplicar a sua base de clientes para mais de 10.000 subscrições ativas e acelerar a sua expansão para novos mercados. Além disso, no decurso do último ano, foram abertos novos escritórios em Madrid e em Lisboa, bem como uma nova representação em Barcelona.
Renting, um setor em plena expansão
Como se refere acima, o Renting tem vindo a registar valores muito positivos no meio de uma importante crise vivida pelo setor automóvel, nomeadamente na região ibérica.
De acordo com a Asociación Española de Renting (AER), o peso do setor nas matrículas subiu para 26,6%, mais 1,33% face à quota de 2021. O exercício comercial terminou com um ligeiro aumento de 0,2% em volume, em contraciclo à queda de 7,34% do mercado como um todo.
Já em Portugal e segundo a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), o Renting de viaturas novas contratadas registou um crescimento de 7%, face a 2021, num volume de negócios na ordem dos 667 milhões de euros, 16,5% superior aos registos de 2021. Recorde-se que o mercado nacional de viaturas novas teve uma subida marginal na ordem dos 2,8%, em termos totais (viaturas ligeiras e pesadas; fonte ACAP – Associação Automóvel de Portugal).
Informações adicionais poderão ser consultadas em www.rentingfinders.pt e em lanzadera.es/proyecto/renting-finders/