Na sequência do lançamento, em Setembro último, do novo Mazda CX-60, processo iniciado com uma inédita variante plug-in híbrida, chega agora ao mercado nacional uma variante diesel, que estreia um igualmente novo motor e-Skyactiv D[1], de seis cilindros em linha e 3,3 litros, potente, limpo e eficiente.
Trata-se de uma nova demonstração da abordagem multi-soluções da Mazda, neste caso satisfazendo as necessidades dos clientes que desejam um automóvel eficiente e que lhes permita cobrir longas distâncias, junto com uma elevada capacidade de reboque. Essa estratégia de múltiplas soluções mecânicas permite à Mazda disponibilizar diferentes produtos e tecnologias, incluindo motores de combustão interna muito mais eficientes, bem como uma vasta gama de grupos propulsores eletrificados, motorizações que geram os mais baixos níveis de emissões possíveis, adaptando-se às especificidades dos diferentes mercados e a padrões de sustentabilidade hoje exigidos pela sociedade.
Em estreia na Mazda, o novíssimo bloco e-Skyactiv D de seis cilindros em linha e 3,3 litros de capacidade destaca-se pela integração da avançada e altamente inovadora tecnologia de combustão DCPCI (Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition), que permite aumentar os níveis de eficiência, para uma mais ágil resposta à aceleração, ao mesmo tempo que vai ao encontro da futura regulamentação em termos de emissões, aumentando a eficiência térmica em mais de 40% em parte significativa da faixa de rotações. Sendo um dos motores diesel mais limpos do mundo, a Mazda está confiante de que irá exceder as exigências de todas as futuras regulamentações em termos de emissões quando estas entrarem em vigor.
A sua arquitetura de seis cilindros em linha gera menos vibrações devido ao seu característico “equilíbrio perfeito”, traduzindo-se numa condução suave e silenciosa, transmitindo uma sonoridade sedutora e envolvente. O elevado binário do motor confere ao CX-60 uma elevada capacidade de reboque de 2.500 kg. Também devido à sua estrutura simplificada, o peso do motor é semelhante ao de um motor diesel de quatro cilindros Mazda Skyactiv D de 2,2 litros, minimizando-se, assim, as variações no equilíbrio do comportamento dinâmico.
Entre as inúmeras tecnologias presentes, destacam-se, também, outras soluções que contribuem, significativamente, para a sua excelente autonomia, sensações de condução e economia, nomeadamente o novo sistema M Hybrid Boost de 48 V, que gera 153 Nm de binário adicional, ou ainda o Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive), permitindo optar entre quatro modos de condução, para um óptimo controlo e prazer ao volante nos diferentes cenários de condução.
[1] Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D – Consumo de combustível: 5,0-5,3 l/100 km; Emissões de CO2: 128-139 g/km (valores combinados WLTP). Homologação segundo a norma WLTP (Regulamento (EU) 1151 / 2017; Regulamento (EU) 2007/715).
Dois patamares de potência para duas experiências de condução de excelência
Desenvolvido segundo o conceito de “right sizing”, que optimiza a capacidade/cilindrada para melhorar tanto a eficiência ao nível dos consumos de combustível, como em termos de potência disponível, a novíssima unidade e-Skyactiv D de 3.283 cc, montada longitudinalmente e com injecção directa eléctrica common rail, será proposta nos diferentes mercados com dois níveis de potência, complementando uma versão de entrada com 200 cv/147 kW e tracção traseira, com outra de nível superior, com 254 cv/187 kW.
No domínio dos valores, e começando pela versão mais potente do bloco e-Skyactiv D, este proporciona níveis de desempenho impressionantes, registando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos e uma velocidade máxima de 219 km/h, oferecendo um consumo médio de apenas 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de somente 137 g/km. Está acoplado a uma nova transmissão automática de oito velocidades e beneficia do sistema de tracção integral i-Activ All-Wheel Drive, da Mazda. Quanto à variante de 200 cv/147 kW, esta regista um consumo médio de apenas 5,0 l/100 km e emissões de CO2 de somente 128 g/km (valores WLTP). Está associada a um sistema de tracção às rodas traseiras.
Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D – Resumo das características para o mercado nacional
O novo Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D é proposto com um alinhamento em quase tudo idêntico ao praticado para a versão PHEV, quer em termos de níveis de equipamento – 4 patamares no total, do Prime-Line de acesso, ao topo-de-gama Takumi – e respectivos conteúdos, quer no que se refere a packs de opcionais, cores ou composições interiores.
- Carroçaria: SUV
- Níveis de equipamento: Prime-Line, Exclusive-Line, Homura e Takumi
- Interiores: Preto; com estofos em tecido preto (Prime-Line e Exclusive-Line); com estofos em pele branca (Takumi); com estofos em pele preta (Homura)
- Mecânica:
- Motor térmico: seis cilindros diesel, e-Skyactiv-D de 3,3 litros, com injecção direta common-rail, com dois patamares de força:
- Potência máxima: 200 cv/147 kW no intervalo 3000/4200 rpm; Binário máximo: 450 Nm entre as 1400 e as 3000 rpm.
- Potência máxima: 254 cv/187 kW às 3750 rpm; Binário máximo: 550 Nm entre as 1500 e as 2400 rpm
- Sistema M Hybrid Boost de 48 V
- Potência: 17 cv / 12,4 kW às 900 rpm; Binário máximo: 153 Nm
- Caixa de velocidades:
- Automática de 8 velocidades – 8AT
- Tracção:
- 2WD (versão de 200 cv)
- Mazda i-Activ AWD (versão de 254 cv)
- Motor térmico: seis cilindros diesel, e-Skyactiv-D de 3,3 litros, com injecção direta common-rail, com dois patamares de força:
- Principais registos:
- Versão de 200 cv
- Reprise dos 0 aos 100 km/h: 8,4 segundos
- Velocidade máxima: 212 km/h
- Consumo de Combustível (ponderado, WLTP): 5,0 l/100 km
- Emissões de CO2 (combinadas WLTP): 128 g/km
- Versão de 254 cv
- Reprise dos 0 aos 100 km/h: 7,4 segundos
- Velocidade máxima: 219 km/h
- Consumo de Combustível (ponderado, WLTP): 5,3 l/100 km
- Emissões de CO2 (combinadas WLTP): 139 g/km
- Versão de 200 cv
- Preços de Venda ao Público[1] (o interior escolhido não implica variação no PVP):
- Versão de 200 cv
- Prime-Line (1 configuração): 66.058 €
- Exclusive-Line (24 configurações): 67.657 € a 76.308 €
- Homura (12 configurações): 758 € a 77.408 €
- Takumi (12 configurações): 73.308 € a 78.958 €
- Versão de 254 cv
- Exclusive-Line (24 configurações): 71.384 € a 80.034 €
- Homura (12 configurações): 75.484 € a 81.134 €
- Takumi (12 configurações): 034 € a 82.684 €
- Versão de 200 cv
- Cores (disponíveis em toda a gama)[2]:
- Arctic White (sólida, sem custo); Sonic Silver, Deep Crystal Blue, Jet Black, Platinum Quartz (metalizadas, PVP: 750 €); Rhodium White e Machine Grey (metalizada, 900 €); Soul Red Crystal (metalizada especial, 1.050 €)
- Packs (PVP varia consoante o nível de equipamento):
- Drive Assistance (excepto Prime-Line); Convenience & Sound (toda a gama); Comfort (excepto Prime-Line); TAE (excepto Prime-Line).
Consoante a diferenciação que se pretenda para o Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D, como também para a variante e-Skyactiv PHEV, estarão disponíveis diferentes acessórios, específicos para o modelo, no portal www.mazda.pt, website em que o cliente – particular ou empresarial – poderá encontrar um conjunto de soluções adequadas às suas necessidades.
Informações mais detalhadas sobre o novo Mazda CX-60 e-Skyactiv D podem ser consultadas na documentação – Press Kit e Tabela de Preços 2023 – complementar a este Comunicado de Imprensa.
[1] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.
[2] IVA incluído.
Mazda com mais novidades no horizonte de médio prazo
Com o lançamento do CX-60, a Mazda deu mais um importante passo na redução do volume de emissões da sua gama, percorrendo o seu caminho para se tornar inteiramente neutra em carbono até 2050. Mas as novidades a ele inerentes não ficarão por aqui pois, recorde-se que a Mazda irá lançar, ao longo dos próximos três anos, cinco novos produtos electrificados, assente na arquitectura de plataformas multi-soluções.
Em data a anunciar, o leque mecânico do Mazda CX-60 ver-se-á completado com um novo motor a gasolina e-Skyactiv G, igualmente de seis cilindros em linha mas com uma cilindrada de 3,0 litros, solução que se juntará ao novo 3.3 e-Skyactiv D, agora introduzido no mercado, e ao bloco 2.5 e-Skyactiv PHEV que chegou a Portugal em Setembro de 2022.
Os clientes poderão, a partir de então, contar com um conjunto de motores tecnologicamente avançados e altamente eficientes, adequados aos extraordinários níveis de construção e de tecnologia de bordo inerentes à gama CX-60.
Também em data a anunciar, será lançada na Europa a nova gama Mazda CX-80, uma nova proposta que, entre outras, se destaca pela adopção de uma terceira fila de bancos, tendo, por isso, um crescendo de dimensões face às do actual SUV maior da Mazda.
Detalhes relativos ao lançamento do Mazda CX-60 3.0 e-Skyactiv G e da futura gama Mazda CX-80 em Portugal serão anunciados em comunicação dedicada, que ficará disponível mais perto das respectivas datas de introdução no mercado nacional.
Para finalizar, recorde-se que, após 2025, a marca de Hiroshima irá lançar a sua 100% nova Skyactiv EV Scalable Architecture, uma inédita solução tecnologia que permitirá à Mazda construir, de uma forma eficaz, automóveis eléctricos de todas as dimensões assentes numa plataforma comum.