Novembro é sinónimo de Black Friday e Cyber Monday e, por esse motivo, continua a ser um dos meses mais aguardados do ano. Estes momentos promocionais atraem milhares de portugueses que procuram por promoções para tornar as suas compras de Natal mais em conta.
O novo estudo do Observador Cetelem Natal 2022 anuncia que este ano há mais portugueses (+13 p.p.) a aproveitar as promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em comparação com o ano anterior, sendo mesmo a maioria (56%) aqueles que vão aderir a estes descontos. Destes, 39% vão aproveitar a ocasião para antecipar as compras de Natal (+7p.p.) e 17% pretendem fazer compras para si ou para outros, sem estarem relacionadas com o Natal.
Quanto à lista de compras, os portugueses já têm algumas ideias do que tencionam adquirir. Estes vão optar, essencialmente, por comprar vestuário e acessórios de moda (59%); perfumes e maquilhagem (39%); brinquedos (36%); telecomunicações e informática – telemóveis; tablets; etc.- (27%); eletrodomésticos e outros produtos para a casa (25% respetivamente).
Tendo em conta as compras que querem fazer, os portugueses tencionam gastar, em média, quase 140 euros – menos 10 euros face à média do ano passado. No entanto, apesar dos montantes médios serem semelhantes, os dados do estudo mostram que enquanto a percentagem de inquiridos que tencionam fazer gastos elevados se mantém praticamente inalterada, uma fatia significativa tenciona gastar menos.
55% dos inquiridos tencionam gastar só até 100€, mais +22 p.p. que em 2021, e apenas 25% pretendem gastar entre 101€ e 250€ (-18 p.p.). Já 10% admitem querer gastar mais de 251€, um valor semelhante ao do ano anterior (8%).
Metodologia
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Região/Distrito; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas e abertas com a duração máxima de 12 minutos. O trabalho de campo decorreu entre 9 e 15 de novembro.