A Astara, empresa líder em serviços de mobilidade, apresentou, no seu centro de experiências em Madrid, os planos para o próximo Rali Dakar, que terá lugar na Arábia Saudita em janeiro de 2023. A ASTARA TEAM irá contar com um alinhamento de pilotos de alto nível, constituído pelas duplas Laia Sanz/Maurizio Gerini, Carlos Checa/Marc Solà e Óscar Fuertes/Diego Vallejo.
O modelo que estará em prova é o ASTARA 01 Concept, cujo desempenho foi aperfeiçoado no sentido de terminar o Dakar com a menor pegada carbónica possível. O objetivo foi fazer com que a equipa no seu todo seja novamente declarada como a mais sustentável da prova. Na retaguarda, oito viaturas de assistência e uma equipa de mais de 30 pessoas trabalharão em conjunto para demonstrar que a excelência tecnológica e a competição ao mais alto nível são totalmente compatíveis com uma abordagem amiga do ambiente e com a diversidade.
Este é o segundo ano de um projeto de longo prazo muito ambicioso, que visa colocar em prática os valores da Astara na competição mais exigente do mundo. O objetivo da empresa é “permitir às pessoas ir mais longe”, recorrendo às tecnologias mais eficientes (tais como o e-fuel) para oferecer as soluções de mobilidade mais amigas do ambiente em qualquer tipo de utilização.
Laia Sanz referiu: “Estou muito entusiasmada por fazer parte deste projeto, com um veículo muito mais sustentável e uma equipa que se revela não só preocupada em diminuir e compensar a sua pegada carbónica, mas também empenhada na diversidade… Acredito que o Maurizio e eu teremos uma ótima prestação… tal como os restantes elementos da ASTARA TEAM!”
Para Carlos Checa, “o ano passado foi apenas um primeiro contacto. Agora, com a ASTARA TEAM, temos os meios necessários para aspirar a resultados mais ambiciosos. Foi para isso que o Marc Solà e eu nos preparámos de forma rigorosa”.
Óscar Fuertes acrescenta: “É com grande emoção que regresso ao Rali Dakar, que é sempre um enorme desafio. Mas estamos prontos a ultrapassá-lo com distinção. Além disso, tenho o meu copiloto, o Diego Vallejo, à minha direita, e isso dá-me uma confiança extra”.
Tal como na edição anterior, o ASTARA 01 Concept será movido a e-fuel, mas agora utilizará 90% de combustível deste tipo (face aos 70% da prova transata). Além disso, o veículo foi submetido a algumas melhorias (menos peso, mais potência ou a possibilidade de transportar uma terceira roda sobresselente), que constituem um importante avanço em contexto de competição.
No final do rali, e tal como já ocorreu na última edição, a equipa irá medir, reportar e compensar a sua pegada carbónica, seguindo protocolos de aferição normalizados (Protocolo GHG e norma ISO 14064), estendidos aos âmbitos 1, 2 e 3 em 2023. Ou seja, serão analisadas as emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa produzidas pela equipa, o mesmo acontecendo com outras emissões indiretas geradas por terceiros envolvidos no evento (em logística e viagens, por exemplo).
Assim, a ASTARA TEAM regressa com determinação para se tornar, novamente, a equipa mais sustentável e amiga do ambiente do Rali Dakar.
A equipa revela também novos compromissos, como o forte enfoque na diversidade, com uma assinalável presença de mulheres na sua constituição. Prova disso é a participação de Laia Sanz (entre os pilotos) e de profissionais como Jessica Nebra (envolvida há mais de 25 anos no mundo da competição automóvel) ou Iona Hernández, a qual, apesar da sua juventude, tem experiência em karting, campeonatos de turismo de Espanha e da Alemanha, IMSA, 24 Horas de Le Mans, European Le Mans Series, WEC e Rali Dakar.
O ASTARA 01 Concept continua sob a responsabilidade técnica da SMC Motorsport, cujo principal chefe de equipa é Gonzalo de Andrés.
O Dakar 2023 será realizado pelo quarto ano consecutivo na Arábia Saudita. Iniciar-se-á no dia 31 de dezembro, na costa do Mar Negro (próximo de Yanbu al-Bahr), e terminará a 15 de janeiro em Ar-Dammam, nas margens do Golfo Pérsico. O percurso atravessa o país de oeste a leste e regressa ao “Quarto Vazio”, o Rub al-Khali, o maior deserto de areia contínua do mundo.
