O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, no âmbito do projeto QUEST – Qualifying for the Ultimate Engaging Smart Training – está a participar no desenvolvimento do currículo do Designer Instrucional com vista a sua certificação oficial a nível europeu. Esta é uma profissão cada vez mais importante dado o crescimento do ensino a distância e, apesar de já existir, não tem uniformização nem certificação.
A COVID-19 impôs um ensino e aprendizagem remoto de emergência à escala global. Esse uso massivo e sem precedentes da tecnologia no método de ensino levou professores, formadores, alunos e famílias a enfrentarem uma curva acentuada de aprendizagem, expondo assim pontos fracos que precisam ser melhorados para que as tecnologias digitais possam ser integradas com sucesso nos sistemas de educação e formação.
Os Designers Instrucionais estão, por isso, prestes a tornar-se profissionais-chave no domínio da educação e que, dadas as suas potenciais competências, estão numa posição crítica para contribuir para o sucesso do Plano de Ação de Educação Digital 2021-2027 e da política e estratégia da União Europeia sobre transições digitais e verdes em geral.
É, neste sentido, que está em curso o projeto de investigação Erasmus+, um consórcio com parceiros a nível europeu (ISQe, IADE-UE, EFCoCert, EDEN, FIP, UTU), com gestão da portuguesa ISQe, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências e de um perfil profissional em conformidade com o Quadro Europeu de Qualificações Nível 6.
O projeto, financiado pela Agência Nacional, no âmbito do Programa Erasmus+, teve início em novembro de 2021 e está previsto terminar em outubro de 2023. O IADE é o líder do Pacote de Trabalho 2 (WP2): Curriculum para a Qualificação EID, sendo responsável pelo Desenvolvimento do Perfil Profissional EID, Guia e Modelo dos Resultados de Aprendizagem e o Desenvolvimento da Matriz de Competências.
A equipa do IADE é liderada pelo diretor, Carlos Rosa – PhD, e é composta por António Gorgel – PhD, Rodrigo Hernandéz-Ramírez – PhD, João Batalheiro Ferreira – PhD e Ângela Silvestre – MA. No decorrer do projeto, realizou-se uma primeira reunião presencial na Estónia, em outubro, estando a segunda agendada para Lisboa, em abril de 2023, e que será coorganizada pelo IADE.
O Design Instrucional é a técnica de desenhar / projetar um plano pedagógico, em função de uma avaliação base do público-alvo e dos objetivos que um determinado plano formativo deverá alcançar. O designer instrucional deverá coordenar uma equipa técnico-pedagógica, de forma a identificar quais os meios a alocar e como os adaptar de modo a criar um conteúdo integrado, coerente, apelativo, dinâmico, incluindo ou não avaliação de resultados, e que culmine num produto completo que satisfaça os objetivos pedagógicos inicialmente definidos.