O Alfa Romeo F1 Team ORLEN ficou muito perto dos pontos no final de um Grande Prémio dos Estados Unidos caótico, com um lugar no top-10 a escapar-se por entre os dedos nas últimas voltas da corrida.
Zhou Guanyu arrancou para a corrida do 18º lugar da grelha de partida, devido a uma penalização por troca de componentes na unidade de potência, tendo feito uma prova com muita garra, tendo chegado ao 10º lugar graças a uma estratégia agressiva. Mas, o ataque final por parte de alguns adversários com monolugares equipados com pneus mais frescos, empurrou o piloto chinês para o 13º lugar final.
Seu colega de equipa, Valtteri Bottas sobreviveu a um toque com Sergio Perez no início da corrida e estava a rodar dentro dos dez primeiros quando viu a sua corrida terminada devido a um pião que prendeu o seu monolugar na gravilha.
Frédéric Vasseur, Team Principal: “Foi um dia difícil para a equipa e, claramente, foi desperdiçada uma enorme oportunidade de marcar pontos. A corrida trazia muitas promessas pois tínhamos uma boa posição na grelha de partida, com o Valtteri, parecendo ambos os pilotos muito à vontade com o monolugar. Começámos a sofrer logo após o arranque devido a um toque entre o Valtteri e o Perez, levando-o a perder alguns lugares, caindo para uma luta que não era a nossa. Quando o Valtteri abandonou sabíamos que seria mais complicada a tarefa de somar pontos. O Zhou esteve muito bem, arrancando de 18º, manteve-se longe de problemas num dia onde muitos não o conseguiram e a estratégia ajudou-o a recuperar lugares. No final, porém, isso não foi o suficiente para marcar os pontos que merecíamos. Fica a sensação de que deixámos escapar a oportunidade, mas sublinho que ainda ocupamos o sexto lugar do campeonato. Sabemos que teremos de lutar muito nas últimas corridas para segurar essa posição, mas temos confiança nas mais recentes alterações quer fizemos no monolugar, esperando conseguir marcar os pontos necessários para alcançar esse importante objetivo.”
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team ORLEN (Chassis 04/Ferrari)
Resultado da corrida: Abandono
Volta mais rápida: 1:43.391 (volta 4)
Pneus: Médios novos (10 voltas) – Duros novos (6 voltas – abandono)
“Estávamos fortes para conseguir bons pontos, pelo que foi desapontante acabar a minha corrida tão cedo. No arranque, a caminho da curva nove vi o Perez travar no último momento, pelo que tive de alargar a trajetória, perdendo andamento e um par de posições, tendo, felizmente, sido um toque ligeiro. Depois, ultrapassei o Albon, encontrei o meu ritmo, mas quando estava a aproximar-me do Pierre Gasly e ficar ao alcance do DRS, cometi um erro na curva 19, perdi a traseira do monolugar e fiz um pião. Soube, mais tarde, que naquele momento soprou uma forte rajada de vento, pelo que a combinação disso com o facto de estar a forçar o andamento, acabou com a minha corrida. Foi pena, pois, o nosso ritmo era prometedor e um lugar nos pontos era perfeitamente alcançável. Estou ansioso por poder mudar a maré e somar alguns pontos já na próxima semana, no México.”
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team ORLEN (Chassis 03/Ferrari)
Resultado da corrida: 13º
Volta mais rápida: 1:42.394 (volta 39)
Pneus: Médios novos (9 voltas) – Duros novos (14 voltas) – Duros novos (33 voltas)
“Sabíamos que a corrida iria ser difícil arrancando lá de trás: tentámos fazer algo de diferente, mas, já na parte final, segurar pilotos com monolugares equipados com pneus muito mais frescos, comparados com os meus, foi tarefa impossível. Tentámos ficar de fora, esperando que alguma coisa pudesse acontecer que nos favorecesse, mas isso acabou por não resultar. Enfim, foi um dia complicado para a equipa, mas teremos já outra oportunidade no México, no próximo fim de semana. Exibimos uma boa performance em pista e isso foi muito positivo. As melhorias introduzidas no monolugar ajudaram muito e estivemos muito mais fortes, especialmente na volta de qualificação e vimos que ambos os carros tiveram andamento para entrar na Q3.”