O Citroën Berlingo apresenta uma série de elementos de estilo exterior que prestam homenagem ao mítico 2CV Fourgonnette AU (“U” para “Utilitaire”; “Veículo Comercial” em francês) lançado em 1951, modelo que ganhou um vasto número de seguidores fiéis com os seus diversos derivativos até 1987. O Berlingo 2CV Fourgonnette é uma reinterpretação moderna que incorpora todas as qualidades reconhecidas do Berlingo atual, em termos de arquitetura, capacidades de carga e modularidade, tecnologias a bordo e prestações em estrada.
“Estamos muito orgulhosos por o nosso ‘best-seller’ Berlingo estar a ser modificado pela Caselani, inspirando-se no icónico 2CV Fourgonnette que marcou a história da Citroën e do automóvel. O design teve início nos estúdios do carroçador, sendo que a partir daí começámos a trabalhar em conjunto, de mãos dadas, neste projeto. O trabalho foi acompanhado pelos nossos designers, para garantir que não se reinterpretasse o 2CV Fourgonnette de forma demasiado literal e que o resultado tivesse os genes reais da Citroën. O tratamento das superfícies e os volumes foram feitos a partir de ferramentas digitais, com as quais estamos habituados a trabalhar, o que dá ao veículo um toque moderno”, refere Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën.

- UMA VIAGEM NO TEMPO PARA O CITROËN BERLINGO
A Caselani aproveitou a tendência pelo vintage, bem ancorada na cultura do automóvel italiano. Aplicando-se a automóveis particulares e veículos profissionais, consiste em reviver um modelo de culto pertencente ao passado, beneficiando-o da modernidade dos equipamentos e das performances de um veículo do presente.
No caso específico da transformação realizada no Berlingo trata-se de uma reinterpretação que traça um paralelo entre o sucesso do modelo que foi pioneiro das fourgonnettes e o do Berlingo Van, que tem sido um dos principais intervenientes no seu segmento na Europa desde o seu lançamento em 1996, e cujas três gerações totalizam mais de 1.891.196 unidades vendidas. No final de agosto de 2022 ocupava o segundo lugar no seu segmento na Europa, com uma quota de mercado de 17%. Em Portugal é também o segundo modelo mais vendido do seu segmento, com uma quota de 19,9%. Trata-se de um veículo versátil que se reinventou ao longo dos anos, criador do segmento ludospace (veículos multiusos), o precursor de múltiplas inovações e que inaugurou, de modo notável, a cabine integrada, os três lugares à frente, o travão de estacionamento elétrico ou, mais recentemente, o indicador de sobrecarga, na sua última geração. Em 2013 foi também um dos primeiros veículos elétricos lançados no mercado.
Este exercício de estilo para o Berlingo foi confiado pela Caselani ao designer David Obendorfer, profissional que já em 2017 tinha desenhado o novo Typo H, proposta baseada no Citroën Jumper, e depois o novo Type HG, com base no Jumpy/SpaceTourer, em 2020. Assim, a gama de furgões Citroën com assinatura Caselani está, à data, completa.
“O caderno de encargos não implicava retomar as formas do antigo furgão em ‘stricto sensu’, mas sim a dar um passo atrás no tempo para restaurar o seu charme único, num veículo do século XXI. O Berlingo, como seu descendente distante, foi a escolha perfeita para fazer um aceno ao 2CV dos anos 50. Este foi um desafio emocionante, uma vez que o furgão original tinha proporções completamente diferentes das do Berlingo: uma projeção frontal muito curta, um capô muito alongado e uma área de carga visualmente independente. Por isso, preferi transcrever um aspeto evocativo global do veículo original, em vez de trabalhar individualmente em cada elemento de conceção, a fim de lhes dar o espírito do 2CV Fourgonnette“, explica David Abendorfer, Designer da Caselani.
ELEMENTOS DE ESTILO CARATERÍSTICOS PARA UMA PERSONALIDADE NEO-RETRO
O Berlingo 2CV Fourgonnette é a representação moderna, de lifestsyle, inspirada nos míticos 2CV AU (“U” para “Utilitário”, em francês; “Veículo Comercial” em português) lançado em 1951 e que conheceu um assinalável sucesso na sua época, com cerca de 1.247.000 exemplares vendidos, contando com o seu descendente 2CV AZU de 1954. Os códigos intemporais do furgão original encontram-se bem presentes:
- A secção dianteira do Berlingo foi completamente redesenhada para lhe conferir as caraterísticas visuais do antigo 2CV. Os escudetes, os guarda-lamas e os pára-choques foram substituídos por novas peças em fibra de vidro adaptadas à estrutura, sendo fixadas por clipes e parafusos. A montagem destes elementos é realizada nas instalações de Caselani no norte de Itália, na Lombardia.
- O capô curvo em “V” é mais estreito na parte inferior – no jargão dos designers chama-se isto “beliscar” – como antes. Ao centro, a famoso logótipo estriado em relevo impõe-se sobre a quase totalidade da superfície.
- Os faróis redondos estão parcialmente deslocados do capô do motor, ao contrário dos faróis originais, que o estavam na totalidade. Uma interpretação mais moderna com elementos que são parte integrante do veículo como um todo.
- As estrias no topo dos guarda-lamas já existiam no 2CV e serviam para refrigerar o motor.
- A grelha é facilmente reconhecível pela sua secção superior côncava (ou ascendente em forma de “M”), um elemento atrativo e icónico do 2CV AU. Os grandes chevrons cromados, assinatura da marca, estão em destaque, colocados bem ao centro da grelha, com o objetivo de os fazer sobressair ainda mais. Todos estes elementos moldam a identidade da fourgonnette, ligando-a à história e reputação da Citroën. Acentuadamente curva e integrando o formato do capô, como na época, a imponente grelha desce na continuidade do mesmo, dando a sensação de que os guarda-lamas flutuam e se integram neste elemento fulcral. A linha acima das luzes de nevoeiro, que percorre toda a largura do veículo, reforça ainda mais este efeito. Também estabiliza e alarga a secção frontal, reforçando o seu carácter robusto.
- O pára-choques é visualmente mais baixo do que o do Berlingo. Enquanto o pára-choques do 2CV era cromado, aqui surge pintado de branco para contrastar com a cor da carroçaria, enfatizando, assim, este elemento protetor, ao mesmo tempo que lhe confere uma certa modernidade.
- As laterais e as portas traseiras, bem como o tejadilho, estão cobertos com uma segunda “pele” que cobre a carroçaria do Berlingo. Estes elementos em fibra de vidro, que imitam a chapa ondulada do 2CV e eram um detalhe distintivo da fourgonnette, são hoje puramente decorativos. Na altura tinham uma função real, assegurando a rigidez da estrutura. Estes elementos estriados e o tejadilho elevado e redesenhado são uma escolha estética para delimitar o compartimento de passageiros da área de carga do veículo, uma característica já visível na antiga fourgonnette.
- Na traseira do veículo, uma pequena janela vertical, arredondada na parte superior e inferior, destaca-se em cada uma das portas traseiras do Berlingo, fiel à forma das existentes no 2CV. Para um aspeto mais moderno, a espessa borracha vedante à volta das janelas foi eliminada. Quanto às luzes de travagem e de marcha atrás, as suas formas totalmente arredondadas são realçadas pelas suas grandes dimensões e pela moldura vermelha que as envolve, tornando-as mais visíveis e dando-lhes uma perceção mais contemporânea.
- Diversos elementos cromados são utilizados em vários pontos-chave do veículo, aludindo, mais uma vez, aos detalhes estéticos do 2CV. É o caso dos faróis, do friso central do capô, da grelha com os seus chevrons, dos tampões de roda originais, ainda hoje fabricadas, e do aro cromado nos faróis com abertura para substituição das lâmpadas. Apenas a tradicional pega de abertura do capô não foi adotada.

- TODAS AS VANTAGENS DE UM VEÍCULO MODERNO
À época, o 2CV Fourgonnette agitou o seu segmento graças ao seu look e às suas performances. A versão comercial podia atingir uma velocidade média de 40 a 50 km/h e transportar até 250 kg de mercadorias, para além do condutor, com um volume útil de 1,88 m3.
Hoje, a tradicional sonoridade do motor de dois cilindros e o orifício na grelha para a manivela já não estão presentes. Naturalmente, o Berlingo 2CV Fourgonnette oferece o melhor da atualidade em termos de conforto, espaço, modularidade e segurança.
O Berlingo 2CV Fourgonnette pode transportar 3 pessoas (5 na de passageiros), desloca-se com muito maior rapidez, e é bem maior, como comprovam a sua capacidade de carga, que quadruplicou para 1 tonelada, e o seu volume útil, que quase triplicou para 4,4 m3.
Prático e ágil graças às suas dimensões compactas, oferece, no entanto, espaço a bordo ao mais alto nível, o que faz deste veículo comercial uma ferramenta ideal para profissionais e comerciantes. Graças à cabine Extenso® é possível obter um comprimento útil máximo de 3,09 m (versão M) rebatendo-se o banco do passageiro.
Para facilitar a condução, carregamento e manobras, o Berlingo Van oferece até 18 tecnologias de assistência à condução e 4 tecnologias de conectividade, tais como o head-up display a cores, acesso e arranque mãos-livres, indicador de sobrecarga e visibilidade traseira circundante, bem como funções como Active Safety Brake, controlo de estabilidade do reboque, Grip Control com Hill Assist Descent e o sistema de monitorização do ângulo morto.
A versão comercial está disponível com o motor Diesel 1.5 BlueHDi e com o bloco a gasolina 1.2 PureTech, podendo receber a caixa automática EAT8 e contando, até, com uma versão elétrica com uma autonomia máxima de 275 km sem ruídos e vibrações, sem perder nada em volume útil de carga e com capacidade para se recarregar até 80% da bateria em 30 minutos num posto de carregamento público. O ë-Berlingo Van oferece as funções de carregamento diferido e pré-condicionamento térmico, permitindo a regulação da temperatura no habitáculo.
UM CITROËN BERLINGO 2CV FOURGONNETTE PARA COMPLETAR A OFERTA DO TYPE H
Em 2017, para assinalar o 70º aniversário do Type H, modelo comercializado entre 1948 e 1981 e com cerca de 500.000 unidades produzidas, o carroçador desenvolveu um kit de carroçaria baseado no Citroën Jumper, para em 2020 aplicar essa sua criatividade e engenharia ao Jumpy/SpaceTourer.
No que diz respeito à transformação estética, a técnica é a mesma para os três furgões da Citroën. Na frente, as partes da carroçaria (capô, pára-choques e guarda-lamas) são substituídas por elementos em fibra de vidro. As laterais, a traseira e o tejadilho são revestidos com painéis colados diretamente na carroçaria. Os faróis redondos substituem os dos veículos comerciais atuais, de modo a completar o aspeto vintage e recuperar a forte personalidade do Type H ou do 2CV Fourgonnette.
O kit Type H é compatível com todos os estilos de carroçaria Jumper (L1 4,96 m / L2 4,95 m / L3 5,99 m / L4 6,30 n) e o kit HG está disponível para todos os tamanhos do Jumpy/SpaceTourer (XS 4,60 m / M 4,95 m / XL 5,30 m), estando, também, disponíveis declinações com base nos furgões transformados do catálogo Citroën, tais como furgões de caixa fechada, com vidros laterais, chassis-cabina, plataforma-cabina, furgões equipados, autocaravanas, miniautocarros, food-trucks, etc.
A transformação do Jumper no Type H provou ser um verdadeiro desafio. O furgão maior da Citroën não possui formas retangulares e tem o seu próprio desenho com muitas linhas externalizadas, em contraste com outras linhas curvas. O seu kit foi concebido para se combinar, na perfeição, com a carroçaria do Jumper e criar uma forte união entre a estrutura metálica do veículo de base e os painéis em fibra de vidro. Foi, assim, desenvolvido um desenho de uma só peça para formar a parte dianteira do veículo. Já a secção frontal e o capô são moldados em conjunto para simplificar a montagem e solidificar a superfície. Uma verdadeira proeza técnica que confere ao Berlingo 2CV Fourgonnette um carácter determinado e robusto.
“Sendo um fã incondicional do 2CV e do furgão HY, tenho uma coleção de antigos modelos Citroën. A minha mulher é tão apaixonada pela marca como eu, tendo viajado pela Europa nos anos 2000 ao volante de um Type H convertido em autocaravana. Quando a família cresceu, surgiu a ideia de criar um HY suficientemente espaçoso e confortável: por que não utilizar a atual arquitetura do Jumper e fixar painéis de fibra de vidro à sua carroçaria? Foi apresentado um protótipo às equipas de Estilo da Citroën e a aceitação foi quase imediata. A produção arrancou em 2017 e foi alargada ao seu ‘irmão mais novo’ em 2020. Para completar a nossa gama de veículos comerciais Citroën, apenas faltava o Berlingo. O furgão agora apresentado possui o seu ‘kit’ 2CV Fourgonnette, cujo design resulta do trabalho conjunto das equipas Caselani e Citroën. Estamos encantados por voltar a ver a ‘simpática face’ desta ‘camionnette’ de culto que marcou os anos 50”, declarou Fabrizio Caselani, Diretor da Carrosserie Caselani.