A linha de produção da Stellantis em Tychy (Polónia) celebrou ontem a produção da unidade n.º 12.500.000, viatura jubileu traduzida num impressionante Fiat 500 Dolcevita bitom, equipado com um sistema de propulsão híbrido de última geração e que tem como destino um cliente na Bélgica.
Como é tradição no local, os empregados da fábrica Tychy celebraram e destacaram, também, as viaturas produzidas antes e depois da unidade que assinala o feito histórico. Assim, o veículo n.º 12.499.999 foi um elegante Lancia Ypsilon Hybrid, destinado ao mercado italiano, enquanto a unidade imediatamente a seguir, com o n.º 12.500.001, foi um atrevido e desportivo Abarth 695 Tributo 131 Rally, que irá viajar para a Alemanha.
“Estamos a bater novos recordes e tudo graças ao nosso adorado Fiat 500, porque é fruto da produção deste modelo que a nossa fábrica conseguiu atingir um volume tão impressionante de 12,5 milhões de viaturas. Há anos que o Fiat 500 continua a ser um dos veículos favoritos dos europeus no segmento dos pequenos citadinos. Congratulamo-nos ainda com o facto de, também na Polónia, o nosso Fiat 500 dominar as tabelas de vendas no seu segmento”, comentou Tomasz Gębka, Stellantis Plant Manager de Tychy, no âmbito da cerimónia.
O Fiat 500 contribuiu significativamente para este recorde, como modelo de sucesso há mais de quinze anos. Presentemente e entre outros, o Fiat 500 é líder do segmento A em Portugal, com cerca de 40% de quota de mercado. É-o, também em França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e em outros nove mercados europeus, sendo o segundo mais vendido em Itália e no bolo do mercado europeu, logo após o Fiat Panda.
A fábrica de Tychy vai, em breve, arrancar com a produção do novo Jeep® Avenger, o primeiro SUV Jeep totalmente elétrico e o primeiro veículo elétrico produzido na Polónia para o mercado mainstream.