A Astara, uma das maiores empresas mundiais em mobilidade e distribuição automóvel, e o Salesforce, líder mundial em Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), estabeleceram uma parceria estratégica que visa acelerar a transformação do setor automóvel e identificar áreas a melhorar, através da troca de informações e de conhecimento sobre esta indústria e respetivas soluções e processos. Com uma relação já estabelecida à escala global, ambas as empresas irão agora explorar e avaliar a forma como os novos modelos de negócio da indústria automóvel poderão ser apoiados digitalmente com soluções do Salesforce. A parceria foi tornada pública durante a Dreamforce 2022, conferência anual desta empresa e maior evento de software empresarial do mundo.
A Astara é uma empresa global inovadora, com presença em 17 países distribuídos por três continentes e três mil colaboradores, que evoluiu da distribuição de automóveis para um vasto portefólio de produtos e serviços relacionados com a mobilidade. A empresa identifica e rastreia tendências globais num mercado orientado pelo cliente, com o objetivo de procurar novas oportunidades e construir soluções úteis para a mobilidade do futuro. A sua operação engloba distribuição de automóveis, que totalizou mais de 200 mil veículos vendidos em 2021, subscrições de automóveis para satisfazer necessidades individuais, conetividade e conhecimento de mercado que permite às marcas obterem dados para prosseguir as respetivas estratégias empresariais.
Nos termos da nova parceria, as duas empresas estão a aprofundar a sua relação comercial, iniciada em 2015, e a trabalhar em conjunto em projetos de transformação digital. Adicionalmente, procurando reforçar esta ligação e os atuais projetos implementados pela Salesforce na Astara, concordaram em explorar o caminho para a adoção futura, por parte da Astara, de soluções especializadas da Salesforce para o ramo automóvel.
“Desde que iniciámos a nossa colaboração com a Salesforce, em 2015, tudo o que fizemos em matéria de digitalização foi concebido para ter um argumento e sentido de negócio”, refere o CEO da Astara Jorge Navea. “Conseguimos com isso fazer crescer a nossa rentabilidade e alinhar a nossa estratégia com as preferências dos nossos clientes. A Salesforce desempenhou um papel determinante neste processo e, agora, sete anos depois, estamos na posição ideal para encontrarmos em conjunto a resposta a novos desafios nas indústrias automóvel e da mobilidade”.
“Numa altura em que a indústria automóvel transita para o ‘digital em primeiro lugar’, a nossa colaboração com a Astara combina tecnologias inovadoras com especialização no setor para ajudar as nossas empresas a reinventar os seus modelos de negócio”, explica o CEO do Salesforce para a Europa do Sul, Médio Oriente e África, Denis Terrien. “Através do alargamento desta parceria, é muito positivo podermos ajudar os fabricantes de automóveis e respetivos concessionários a compreenderem e servirem melhor os respetivos clientes”.