Na semana que se assinala o “Dia Mundial Contra o Desperdício Alimentar”, e numa altura em que os alimentos estão a preços mais elevados, a aplicação Too Good To Go recorda que, reduzir o desperdício de alimentos é das ações mais importantes que podemos tomar – coletiva e individualmente – para combater a crise climática e aumentar a resiliência do nosso sistema alimentar.
Precisamos reduzir para metade o desperdício alimentar no mundo até 2050, se quisermos manter o nosso planeta seguro. Para colocar o foco nesta conclusão, a ONU estabeleceu a 29 de setembro de 2020, o “Dia Internacional da consciencialização sobre perdas e desperdício alimentar” – numa nomenclatura mais curta, neste dia é assinalado o Dia Mundial Contra o Desperdício Alimentar.
Ao dia de hoje, os números, ainda, são alarmantes: 2.5 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente em todo o mundo (dados recentes da WWF 2021) – ou seja, já mais de um terço dos alimentos produzidos globalmente são desperdiçados. Portugal desperdiça um milhão de toneladas de alimentos por ano, segundo o único estudo que foi elaborado para apurar o volume do desperdício alimentar a nível nacional, que data de 2012 (PERDA 2012).
“É urgente que haja um maior esforço público, privado, coletivo e individual no combate ao desperdício alimentar para que seja possível construir um futuro mais sustentável. Nessa perspetiva compete também às marcas e às empresas assumirem um papel cada vez mais ativo e catalisador da mudança.” aponta Nuno Plácido, Country Manager Too Good To Go Portugal.
O impacto de uma redução do desperdício alimentar seria tão significativo que a organização Project Drawdown rotulou a redução do desperdício alimentar como a ação número um, a mais imediata, que qualquer indivíduo pode levar a cabo para combater as alterações climáticas (Project Drawdown, 2020).
Em novembro de 2021, a Too Good To Go foi aceite na Plataforma da UE sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, um projeto a cinco anos que reúne atores do setor público e privado de todos os países da UE, para abordar questões como a redução do desperdício alimentar pelo consumidor, a redução de barreiras para a doação de alimentos, a introdução de metas de redução de desperdício alimentar juridicamente vinculativas, e ainda, abordar o desperdício de alimentos relacionado com os rótulos das datas de validade.
A Too Good To Go tem-se vindo a solidificar no mercado que já está disponível em 17 países – Europa, EUA e Canadá – e hoje apresenta-se como o maior mercado B2C de excedente alimentar, do mundo. Uma solução acessível e simples, como comprovam os já mais de 54 milhões de utilizadores. Uma aposta num consumo consciente que não passa apenas por um benefício na poupança do planeta mas também, cada vez mais, numa poupança na carteira dos consumidores.
O responsável da Too Good To Go refere ainda que: “De acordo com os dados que temos, 1/3 das Magic Boxes adquiridas na nossa aplicação, ao longo dos últimos meses, foram provenientes de supermercados. Acreditamos que muito devido à diversidade de produtos que as mesmas contêm. Sabemos que somos uma alternativa de compra que possibilita o acesso a uma grande variedade de alimentos essenciais, tais como frutas e verduras, massas, farinhas ou laticínios, produtos que simplesmente, por terem pequenas “imperfeições” estéticas, ou por estarem perto do fim da data de validade, seriam descartados.”
“Em agosto de 2022, por ex. vimos um aumento de 53% em refeições salvas, face ao mês homólogo (agosto 2021).” acrescenta, Nuno Plácido.
Alimentos que encontram neste formato de venda, na aplicação Too Good To Go, uma nova oportunidade de consumo, prolongando a sua oportunidade de compra, a preços muito mais acessíveis, para o consumidor.
Por estas e tantas outras razões, mas principalmente porque reduzir o desperdício de alimentos é das ações mais importantes que podemos tomar – coletiva e individualmente – para combater a crise climática e aumentar a resiliência do nosso sistema alimentar, a Too Good To Go reforça hoje o seu compromisso no combate ativo à redução do desperdício alimentar, celebrando todos os seus utilizadores e parceiros que diariamente tornam o impacto, conseguido através da aplicação, real e muito positivo.
Ora veja-se os números a nível nacional e global, no ano 2022:
A nível global – considerando os 17 mercados/países em que a app Too Good To Go está presente:
- Mais de 54 milhões de utilizadores na App
- Mais de 145 000 parceiros na App
- 126 Milhões de refeições salvas através da App
- A Too Good To Go é a 7ª app mais descarregada em todo o mundo na seção de comida e bebida (fonte:Apptopia). Sendo que em Portugal está atualmente no 3º lugar na App Store da Apple e no 2º lugar na Play Store da Google.
- É uma empresa Carbon Neutral +, desde 2021.
Em Portugal – desde o início da operação em território nacional até à data (setembro 2022):
- Mais de 1.8 Milhões de refeições salvas, o equivalente a 4.6 Milhões kg de CO2e – o mesmo que é emitido por 12.155 voos Lisboa-Londres.
- Mais de 1.2 Milhões de utilizadores, na App, em Portugal
- Cerca de 3.500 parceiros ativos na aplicação
- Disponível em todas as capitais de distrito – norte a sul – Portugal continental e ilhas
- Sucesso do selo “Antes de deitar fora: Observar, Cheirar, Provar” – desenvolvido pela aplicação, e que pretende ser uma ferramenta tangível e ativa na sensibilização sobre prazos de validade, junto do consumidor – selo que começou a circular em 2021 em produtos de data de durabilidade mínima. Conta até à data, em Portugal, com 40 marcas parceiras, mais de 12 milhões as unidades de produtos com o selo que jácircularam no mercado português.