A rede de consultores imobiliários independentes fechou o seu ano fiscal a 30 de junho com vários motivos para celebrar. Apesar do contexto económico incerto, a iad Portugal ultrapassou os resultados esperados em 3,2 milhões de euros, fechando as contas com 17,4 milhões de euros de volume de negócios (em 2021 o resultado foi de 10 milhões de euros), o que se traduz num assinalável crescimento de 68% em relação ao período homólogo. Além disso, a iad Portugal realizou 2.351 transações no último ano, mais 32% comparando com o ano anterior, o que equivale a 500 milhões de euros em imóveis negociados.
“Este foi um ano absolutamente excecional em que superámos as nossas melhores expectativas. Foi um ano marcado pelo regresso a alguma normalidade pós-pandemia, mas assolado pela guerra na Europa, o ano em que retomámos os eventos presenciais e que marcou o início da nossa forte aposta em publicidade”, explica Alfredo Valente, CEO da iad Portugal. “Estamos plenamente confiantes na solidez do nosso modelo e prova disso são os empreendedores que decidiram associar-se a nós no último ano. A rede cresceu 24% em Portugal, contando hoje mais de 900 consultores em todo o país e 30 colaboradores nos serviços centrais, que têm dado uma incrível dinâmica à nossa atividade”, acrescenta o responsável.
Estes resultados impactam naturalmente o montante de comissões distribuídas pelos empreendedores da rede, que este ano foi de 13,6 milhões de euros, somando a produção de todos os consultores e consequente distribuição de rendimentos pelas respetivas equipas.
Grupo iad cresce 30%
A nível internacional a iad também alcançou excelentes resultados. O grupo registou um crescimento de 30%, tendo alcançado uma faturação de 526 milhões de euros (406 milhões de euros em 2021). O grupo registou 66.200 transações, das quais 62.000 em França, o que corresponde a uma quota de mercado de 6% no país, um recorde histórico para a rede de consultores imobiliários independentes.
Atualmente, são já mais de 400 os colaboradores que trabalham nas sedes das várias filiais do grupo: Paris, Porto, Barcelona, Milão, Frankfurt e Cidade do México. De referir, ainda, que o grupo, no último ano, deu as boas-vindas a mais três mil consultores imobiliários, somando agora 18.200 consultores.
Recorde-se que a iad conquistou um lugar no pódio dos unicórnios franceses, depois de ter garantido em maio de 2021 um investimento de mais de 300 milhões de euros da gigante Insight Partners, um player global de investimentos em tecnológicas, que já apostou em empresas como Twitter, BlaBlaCar, N26 e Vinted.