A Mitsubishi Motors Europe apresentou hoje o novo ASX, num evento especial online, dando a conhecer a mais recente geração do modelo da marca destinado ao segmento dos B-SUV. O novo ASX (acrónimo de “Active Sports X-over”) vem substituir a bem-sucedida geração anterior, cujas vendas atingiram mais de 380 mil unidades na Europa.
Mais que o lançamento de um novo modelo, esta nova geração constitui um sinal claro do compromisso da Mitsubishi com a Europa, onde detém um importante legado. A marca tem com os seus clientes europeus uma relação de décadas, marcada pela qualidade dos seus produtos icónicos. O novo ASX será o início de uma nova etapa de produto que nos próximos anos apresentará a nova gama Mitsubishi.
Desenvolvido especificamente para o mercado europeu, o novo ASX tem como base a plataforma CMF-B (de “Common Module Family”), desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta plataforma destaca-se pela versatilidade de aplicação de diferentes sistemas propulsores, nomeadamente híbrida plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, PHEV), 100% híbrida (Hybrid Electric Vehicle, HEV) ou semi-híbrida (Mild Hybrid).
“O crescimento do segmento SUV e a eletrificação são as tendências dominantes do mercado europeu atual, cenário que irá manter-se. Enquanto SUV eletrificado, com um pacote de tecnologia e de informação e entretenimento completo e avançado, o novo ASX apresenta fortes argumentos para obter sucesso neste mercado”, refere o presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol.
“Dynamic Shield”
A secção dianteira do novo ASX foi desenhada segundo o conceito “Dynamic Shield”, característico dos modelos da Mitsubishi Motors, que transmite uma imagem de robustez e dinamismo, com o emblemático logótipo dos três diamantes da marca.
O perfil lateral combina uma silhueta fluída com uma linha de ombros proeminente e em plano elevado, contribuindo para uma postura desportiva e ágil. Simultaneamente, as jantes de 17” ou 18” polegadas conferem ao ASX um visual ainda mais apelativo.
A secção traseira complementa a versatilidade desportiva do design. As luzes de LED apresentam um formato característico, tal como acontece na dianteira. O logótipo com a designação ASX e o lettering centrado “Mitsubishi” apresentam também um novo desenho e estão situadas na zona inferior da porta da bagageira.
À data do lançamento estarão disponíveis seis cores da carroçaria, que podem ser conjugadas com um tejadilho em preto nas versões de equipamento mais elevadas.

Versatilidade
Equipado com a mais recente tecnologia de informação e entretenimento, o habitáculo do novo ASX combina estilo e conforto com espaço e versatilidade, oferecendo uma capacidade de carga de 332 litros (norma VDA) que pode ser aumentada em 69 litros quando o banco traseiro deslizante é colocado na sua posição mais avançada.
Tecnologia
Graças ao sistema de funcionamento sem chave, equipamento de série em todas as versões excetuando nas de entrada, não é necessário utilizar as mãos para entrar no novo ASX. Quando o condutor se aproxima até cerca de 1 metro do veículo, o sistema deteta o cartão Mãos Livres e destranca automaticamente as portas. Da mesma forma, à saída do veículo (logo que o cartão Mãos Livres ultrapassa o raio de 1 metro em redor do veículo e deixa de ser detetado), o sistema efetua a trancamento automático.
Conforto
As entradas e saídas do novo ASX são facilitadas pela linha de cintura elevada que os proprietários dos SUV tanto apreciam. No interior, estão disponíveis revestimentos em couro e tecido, consoante a versão. O sistema de ar condicionado permite manter uma temperatura agradável durante todo o ano, enquanto o aquecimento dos bancos e do volante asseguram o máximo conforto nos meses de inverno (consoante as versões).
Informação e entretenimento
O sistema de áudio com ligação a smartphone (Smartphone Link Display Audio, SDA), instalado em posição central, atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento. Através dos ecrãs de 7 ou de 9,3 polegadas, as aplicações Apple CarPlay® e Android Auto™ permitem a replicação sem fios das funcionalidades do smartphone, integrando o equipamento de série. As versões de equipamento superiores incluem também o sistema áudio BOSE® Premium.
Personalização
Os níveis de equipamento mais elevados incluem navegação 3D incorporada, bem como diversas opções de personalização de perfis de utilizador, widgets (ferramentas digitais) e escolha de modos de condução, através do sistema Multi-Sense.
Ecrã Digital Driver
O novo ASX oferece três opções no que respeita ao painel de instrumentos: o painel analógico de base, com ecrã de 4,2 polegadas, o painel digital configurável de nível intermédio, com ecrã de 7 polegadas, e o totalmente personalizável ecrã Digital Driver, de 10 polegadas, que também replica instruções de navegação.
Multi-Sense
Comandado através do SDA, o sistema Multi-Sense permite ao condutor personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a rapidez da entrega de potência. Através deste sistema, podem ser selecionados três modos de condução:
ECO*: prioridade máxima à eficiência
PURE**: condução 100% elétrica
SPORT: máxima entrega de potência, a par do ajuste do controlo dinâmico do chassis e da resposta da direção para um maior prazer de condução
MY SENSE: permite ao condutor personalizar a sua experiência de condução, bem como a iluminação interior de LED, com oito tons disponíveis
*Versões com motor de combustão interna, semi-híbrida e HEV.
**Versões PHEV.

Segurança passiva
O ASX possui de série um conjunto alargado de elementos de segurança passiva, incluindo airbags laterais e dianteiros para o condutor e passageiro dianteiro, dois airbags de cortina de cada lado, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço, encostos de cabeça anti-efeito de chicote e fixações para cadeiras de criança ISOFIX.
A proteção dos peões é reforçada pelo Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (Forward Collision Mitigation, FCM), fornecido de série, enquanto o capô, o para-choques dianteiro, os faróis e a parte inferior do para-brisas foram especialmente adaptados para diminuir a probabilidade de lesões.
Segurança ativa
O novo ASX apresenta um conjunto completo de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (Advanced Driver Assistance System, ADAS), que garantem a máxima segurança e tranquilidade na condução.
Todas as versões contam de série com os seguintes equipamentos: Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Aviso de Distância, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Cruise Control, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira.
Nas versões com especificações mais elevadas: Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem, Prevenção de Excesso de Velocidade, Cruise Control Adaptativo (com abrandamento e retoma de aceleração) e Acionamento Automático de Luzes de Máximos.
MI-PILOT
Nas versões HEV e PHEV com caixa automática e níveis de equipamento mais elevados, o ASX inclui o sistema MI-PILOT (Mitsubishi Intelligent – PILOT), que combina o Cruise Control Adaptativo com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem.
Controlo Dinâmico do Chassis
Dependendo do Modo de Condução selecionado através do sistema Multi-Sense, o Controlo Dinâmico do Chassis deteta as situações de curva e, se necessário, trava cada uma das rodas individualmente, para ajudar a cumprir a trajetória e a curvar com mais confiança.
Motorizações
O ASX de nova geração está disponível com diversas opções de motorização, correspondendo às diferentes necessidades dos condutores de SUV urbanos europeus – das baixas emissões e economia de combustível às elevadas prestações.
1.0L MPI-T
O motor de entrada é um inovador 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que estará disponível com uma caixa manual de 6 velocidades.
1.3L DI-T (semi-híbrido)
Para os clientes que requerem prestações mais elevadas, está disponível um motor 1.3 turbo a gasolina com injeção direta, conjugado com um sistema semi-híbrido. Este incorpora um gerador de arranque por correia, em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, o que lhe permite recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de oferecer assistência elétrica ao motor. Com esta motorização, estão disponíveis uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7DCT).
100% híbrido
O ASX de nova geração será o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), conjugando um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo.
Híbrido plug-in
O topo de gama do novo ASX será a versão híbrida plug-in (PHEV), que conjuga um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh, uma configuração que apenas a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi oferece no segmento B-SUV. O novo ASX segue, assim, a tradição da Mitsubishi em oferecer a combinação PHEV e SUV, na senda dos Outlander PHEV e Eclipse Cross PHEV.
Integrados numa gama de versões bem equipadas e de fácil utilização, todos os grupos propulsores estarão disponíveis à data de lançamento, em março de 2023 (a gama pode variar em função dos mercados).
Acessórios
A nova geração do ASX irá contemplar uma ampla gama de acessórios (individuais ou em conjuntos especificamente concebidos para este modelo), projetados para corresponder a todos os estilos de vida.
Compromisso de Serviço Mitsubishi
À semelhança do que ocorre com todos os veículos Mitsubishi em comercialização na Europa, o novo modelo integra o Compromisso de Serviço Mitsubishi, que inclui:
Garantia de série: 5 anos/100 000 km.
Garantia anticorrosão: 12 anos.
Garantia da bateria de propulsão: 8 anos/160 000 km.
Garantia da capacidade da bateria: 8 anos/160 000 km.
Assistência em viagem: 5 anos (Pacote de Assistência Mitsubishi).
O novo Mitsubishi ASX será produzido na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha. Chega a Portugal em março de 2023.